Feira de Artesanato, Bordados e Renda no Iguatemi

0
2873

​Foto: Divulgação

​Cerca de 100 projetos artesanais nacionais e originados no Distrito Federal participam d​a Renda-se​. Em sua quinta​ edição, a Feira de Artesanato, Bordados e Renda​ ​acontece ​de 29 de junho a 1º de julho, no Espaço Cultural Brasília, localizado no estacionamento do Shopping Iguatemi.

A abertura da Renda-se acontece na quinta-feira, dia 28, às 19h, com noite de autógrafos do livro “Correndo Trecho pelo Rio São Francisco”, de Sávia Dumont, da mais famosa família de bordadeiras do País. A publicação reúne trabalhos realizados pela Matizes Dumont, que há 30 anos utilizam o bordado como instrumento de transformação social e cultural, trabalho este consagrado internacionalmente. O lançamento do livro é seguido de exposição que permanecerá durante todo o evento.

Além de propagar o talento dos artesãos brasileiros ao fortalecer a produção associada ao turismo, ressaltando economicamente e de forma sustentável o artesanato nacional, a “Renda-se” é uma oportunidade para o brasiliense conferir e adquirir os mais belos trabalhos de artesanato, design e renda atualmente desenvolvidos no DF e no Brasil, a exemplo da Renda de Agulha (bordados e Renascença), de Pesqueira, Pernambuco; Dorinha Ramos (bordados e Renascença), de Campina Grande, Paraíba, Matizes Dumont (almofadas, toalhas de banho, jogos americanos, guardanapos e vestidos bordados), de Pirapora, Minas Gerais; e Carmem Batista (bordados cama e mesa), de Timbaúba dos Batistas, Rio Grande do Norte. A escolha dos artesãos do DF se deu por meio de processo com apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF, através de chamamento público.

A edição 2018, com o apoio do SEBRAE, contará com cinco espaços distintos destinados as mais belas formas e fontes de inspiração de artesãos e designers. O Espaço Renda-se ao design brasileiro uma amostra, com comercialização, de produtos dos segmentos de moda, joalheira, decoração e acessórios, representando alguns dos novos talentos do design brasileiro como Nathalia Canamary Joalheria (Contemporânea em prata), de Fortaleza; Marcia Mole Bags, de Caxias do Sul (bolsas em couro de reuso) e Reboh Design (porcelana e cerâmica), de Porto Alegre, RS. O Espaço Renda-se a Brasilia – cidade criativa do design, com curadoria de Cris Malheiros do coletivo Cápsula, reunirá 20 marcas com o exclusivo design brasiliense: moda, joalheria, decoração, fotografia e mobiliário com referências ao título recebido pela capital do País pela Unesco. Joana VP (joias em prata), Danilo Vale (móveis), Rever (armações artesanais para óculos) e Soneto Jewelry (joias) estão entre os expositores.

O Espaço Saber Fazer abrigará oficinas para aprimoramento e novas técnicas aos expositores e visitantes da feira, enquanto no Espaço do Conhecimento, palestras e workshops, com apoio do SEBRAE no DF, para aperfeiçoamento e capacitação dos artesãos com profissionais renomados. Já o Espaço Agricultura Familiar reunirá produtos orgânicos, biscoitos caseiros, compotas, licores artesanais. Do pequeno produtor direto para a mesa do brasiliense. Ainda nesta 5ª edição, Exposição de Carros Antigos, uma parceria com o Veteran Car Club de Brasília e o Clube do Fordeco. Serão 20 modelos de automóveis produzidos entre 1926 e 1930, a exemplo de 16 exemplares Ford Bigode e em Hudson de 1924, todos pertencentes a colecionadores.

Programação​:​
​- ​No dia 29 de junho, sexta-feira, a Renda-se em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, receberá 40 artesãos do DF. Eles não estão expondo seus produtos no evento, mas foram selecionados pera participação de uma experiência de qualificação com palestras direcionadas, oficinas e visita guiada nos estandes.

29/06 – Sexta-feira
10h às 22h – Funcionamento da Feira ao Público – Comercialização dos produtos dos expositores
10h às 22h – Exposição Carros Antigos
18h às 22h – Happy hour com música ao vivo

Espaço Saber Fazer
14h às 15h – Mestres artesãos apresentando sua arte em tempo real

Espaço do Conhecimento
11h às 12h30 – Palestra de Empreendedorismo – SEBRAE
14h às 15h30 – Palestra de Precificação – SEBRAE
15h30 às 17h – Palestra sobre Mídias Sociais – SEBRAE
17h às 18h30 – Palestra de Internacionalização – APEX
19h às 20h – Palestra Ecommerce – Mídias Sociais

30/06- Sábado
10h às 22h – Funcionamento da Feira ao Público – Comercialização dos produtos dos expositores
10h às 22h – Exposição Carros Antigos
18h às 22h – Happy hour com música ao vivo

Espaço do Conhecimento
10h às 11h – Oficina de Vitrinismo
11h às 12h30 – Palestra Design de Embalagem
16h às 17h – Receber com charme – por Silvia Seabra

Espaço Saber Fazer
14h às 16h – Oficina de buquê – Quero Flô
15h – Mestre Artesão apresentando sua arte em tempo real

1/07 – Domingo
10h às 22h – Funcionamento da Feira ao Público – Comercialização dos produtos dos expositores
10h às 22h – Exposição Carros Antigos

Espaço Saber Fazer
11h30 às 13h – Oficina de Culinária Vegana
15h às 16h – Oficina Culinária Sustentável

Espaço do Conhecimento
10h45 às 12h – Burn dance – por Bruno Mendes
15h – Apresentação Mestre Artesão apresentando sua arte em tempo real
16h às 18h30 – Oficina Fabricação de cartões com flores desidratadas – por Maria Cecilia Segré

​Dica:
5ª Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se
​De 29 de junho a 1º de julho. De sexta-feira a domingo, das 10h às 22h
Local: estacionamento do Shopping Iguatemi Brasília
Entrada franca
www.rendasebrasil.com.br
www.rendaseartesanato.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here