Dicas da Capital -
21 de Agosto de 2017


Arthur no Maravilhoso Mundo Real
17 de Outubro de 2016

literatura
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Divulgação

Ao entrar de férias, Arthur não encontra nenhum amigo para brincar. Mas quando ele ganha um computador de presente, descobre que todos seus colegas estão, cada um em suas casas, conectados ao mundo virtual. Será que ele vai convencer os seus amigos a sair da internet e curtir as melhores férias de todos os tempos? Esta é história de Arthur no Maravilhoso Mundo Real, uma aventura que o escritor Paulo Almeida lança no dia 22 de outubro, às 15h, no shopping Pátio Brasil, em Brasília. Para marcar esse momento, a Cia de teatro Néia e Nando vai interpretar a obra. Além disso, haverá brincadeiras com a Brinq Baby e sessão de autógrafos com o autor.

Recomendado para crianças a partir de cinco anos, o livro alerta, de maneira simples e divertida, para uma importante realidade: o exagero do uso da tecnologia, que está deixando os pequeninos cada vez mais dependentes do mundo virtual. Para se ter uma ideia, segundo estudo feito pela empresa de cibersegurança AVG com mães e pais conectados de nove países, 97% das crianças brasileiras, com idade entre seis e nove anos, já usaram a internet e 27% dessas crianças ficam conectadas entre cinco e dez horas diárias. E apesar dessas novas tecnologias proporcionarem muitos benefícios, como fonte de pesquisa, leitura e entretenimento, crianças e adolescentes que passam tempo prolongado no computador podem apresentar sinais de deficiência de sono, hábitos sedentários, queda no rendimento escolar, desmotivação de convívio social, entre outros. “O computador e a internet são ferramentas mágicas que atraem todos, principalmente as crianças. É claro que elas devem ter contato com a tecnologia, isso já faz parte do cotidiano de todos nós e facilita muito a vida. No entanto, é preciso responsabilidade e acompanhamento dos pais. Não há problema em ficar um tempinho no computador mas, se limitar a isso, é preocupante. Brincar e interagir com os amigos desde a infância é experimentar uma relação de crescimento e criatividade”, ressalta Paulo.

Para a pedagoga Cristina Cavalcanti, professora do colégio Le Petit Galois, discutir o tema é importante para pais e filhos. "Para muitas crianças de hoje, pequenas coisas, como estar sentado à mesa na hora do almoço, virou um grande desafio porque este tempo está sendo disputado com o uso do tablet, smartphones e outros aparelhos. E como os pais devem agir para que seus filhos não deixem de aproveitar a infância de maneira plena? Com exemplo e diálogo. O livro é infantil, mas a mensagem é para toda família”, afirmou a professora.

Contador de história desde os dez anos de idade, quando já frequentava workshop na Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo Almeida é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos Estados Unidos, recebeu homenagem por trabalho social com leitura infantil em Atlanta, Geórgia. Autor do livro acadêmico Narrativas da Identidade Brasileira: jornalismo e redes sociais, desta vez ele entra no universo infantil com Arthur no Maravilhoso Mundo Real, destacando os cuidados com o uso do computador pelas crianças.

​Dica:​
Arthur no Maravilhoso Mundo Real - Paulo Almeida
​Lançamento: Dia 22 de outubro, às 15h
Local: Pátio Brasil Shopping – piso 3
Evento gratuito e aberto ao público






Deixe seu comentário




Mais notícias • literatura



A morte do diplomata: um mistério arquivado pela ditadura
02 de Agosto de 2017

Livro-reportagem conta a história de morte misteriosa no tempo da ditadura será lançado em Brasília​. ​Lançamento ​acontece no Carpe Diem​.​

saiba mais

Bate-papo com Graça Ramos
14 de Julho de 2017

A escritora ​Graça Ramos​ vai bater um papo com mães e pais sobre literatura infantojuvenil​, na ​Livraria Cultura, no CasaPark Shopping​.

saiba mais

40 anos no ar
27 de Maio de 2017

Lançamento e sessão de autógrafos do​ novo​ livro ​do jornalista Francisco José, ​'40 anos no ar'​, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi​.

saiba mais

Santa Ajuda
15 de Maio de 2017

Micaela Góes​, a​presentadora do programa Santa Ajuda, do canal GNT, lança livro homônimo que traz dicas de organização para cada ambiente da casa.

saiba mais

Cartas à mãe
08 de Maio de 2017

A Edipro, com o selo Via Leitura, que publica os maiores clássicos da literatura, relança obra​ Cartas à mãe, de Saint-Exupéry​, que é considerada um verdadeiro tratado de amor do filho para a mãe​.​

saiba mais

Moda com Propósito
05 de Maio de 2017

O empresário André Carvallhal​, um dos grandes nomes da moda no Rio de Janeiro e no Brasil​,​​ volta às prateleiras com​ novo livro​ e afirma que é preciso ressignificar o mercado fashion​.​

saiba mais

Viva la Vida Tosca
12 de Abril de 2017

Escrita pelo jornalista André Barcinski, o lançamento da biografia sobre o cantor e apresentador João Gordo acontece na Fnac Brasília. A entrada é franca.

saiba mais

Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores
04 de Abril de 2017

Livro da historiadora Renata Almendra e da fotógrafa, arquiteta e urbanista Juliana Torres, que traz o relato visual do diálogo da arte urbana com o dia a dia da capital federal, será lançado na Galeria UrbanArts.

saiba mais

Cozinha de Estar
19 de Dezembro de 2016

Mais do que um livro de receitas, Cozinha de Estar é um guia para quem vai cozinhar e receber. Rita Lobo transforma sala e cozinha em uma coisa só, um ambiente aconchegante e espaçoso​.​

saiba mais

Mediterrâneos Invisíveis
02 de Dezembro de 2016

Em seu novo livro, Cristovam Buarque, depois de percorrer a fronteira da Turquia com a Síria, faz um relato das barreiras que separam a humanidade e propõe ações a serem tomadas em conjunto pelos líderes mundiais​.

saiba mais

O Biquíni Made in Brazil
09 de Novembro de 2016

A​ jornalista e editora de moda Lilian Pacce lança seu novo livro O Biquíni Made in Brazil no Shopping Iguatemi. A publicação conta a história do biquíni e destaca a qualidade das peças brasileiras como referência mundial​.​

saiba mais

Brasil de fio a pavio
02 de Novembro de 2016

Ganhador do Prêmio Jabuti​, ​Gilles Eduar lança seu novo livro em Brasília​. A obra interativa ​​conta as aventuras de uma capivara​ desconfiada​, um jacaré atirado e uma arara sabida​.

saiba mais

O Que Tem na Geladeira?
04 de Outubro de 2016

Rita Lobo lança seu mais recente livro em Brasília. ​Fruto da parceria entre a Editora Senac São Paulo e a Editora Panelinha, a obra é dividida em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento.

saiba mais

​Guardiões da Verdade: Os Arcanjos da Guarda
16 de Agosto de 2016

Guilherme Augusto Lemos Linhares​, j​ovem escritor​ brasiliense​ lança livro sobre aventura, na Fnac​ do ParkShopping​. Mesmo antes de seu lançamento, o livro já vendeu mais de 100 exemplares.

saiba mais

Dicionário de Gastronomia
31 de Julho de 2016

O restaurante Manzuá, no ​Pontão do Lago Sul,​ recebe ​Myrna Corrêa​ para o lançamento de seu livro ​que traz 9​ ​mil termos técnicos da gastronomia​.

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Comemore o Dia dos Pais no BSB Grill.
Além da qualidade dos produtos e do bom atendimento 
o restaurante elaborou um prato tamanho família para a data.
Chorizo de 1Kg com 4 acompanhamentos por apenas R$ 199,00.





dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com