Dicas da Capital -
21 de Agosto de 2017


Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores
04 de Abril de 2017

literatura
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Lígia Ferreira

A historiadora Renata Almendra e a fotógrafa, arquiteta e urbanista Juliana Torres lançam o livro "Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores", na Galeria UrbanArts, dia 23 de abril. A publicação é um relato visual do diálogo da arte urbana com o dia a dia da capital federal.

Cinquenta e sete anos após a inauguração da nova capital do país, Renata Almendra e Juliana Torres presenteiam Brasília e os brasilienses com uma publicação para instigar o olhar do cidadão. "Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores" é o resultado de meses de observação, com muitas imagens dos grafites no contexto urbano no qual estão inseridos. A autora e a fotógrafa registraram as ilustrações das ruas do Plano Piloto e de diferentes cidades do Distrito Federal. O livro, escrito em português e inglês, será lançado no dia 23 de abril, na Galeria UrbanArts, na 115 Sul, das 15h às 19h.

Quando Brasília estava sendo planejada, nem Oscar Niemeyer, nem Juscelino Kubitschek, nem Athos Bulcão, nem Burle Marx imaginaram a cidade tão inundada por cores, imagens e poesias. Hoje, essas formas de expressão e comunicação tomaram as asas do avião da capital e foram além, ocuparam as Regiões Administrativas. A arte urbana, democrática e acessível, dialoga e questiona a própria cidade em que se insere.  

No livro, a autora e a fotógrafa relacionam o grafite com o espaço tombado de Brasília, a dualidade entre as representações artísticas e as questões patrimoniais e urbanísticas; mostram as relações sociais entre a periferia e o centro e como o grafite se insere nesses dois contextos. "É a cidade que está criando uma identidade cultural própria. Aqui tem gente de tudo quanto é canto do país e a nova geração também está trazendo uma cara para Brasília. O grafite vem contribuir com isso, assim como o rock fez nas décadas de 80 e 90", afirma a historiadora Renata.

Em mais de 120 fotografias, Renata e Juliana mostram as novas cores que o concreto de Brasília ganha com a arte do grafite. Enquanto São Paulo assiste o apagamento dessa arte urbana pelo seu prefeito João Dória, em Brasília a expressão do grafite parece conquistar aos poucos o seu lugar na cultura da cidade. "A Esplanada (dos Ministérios) não tem cor, no máximo pintaram de branco o concreto aparente de alguns edifícios.De repente um grafite todo colorido quebrou essa utopia. Brasília foi muito engessada. O tombamento criou essa rigidez. A arte urbana quebrou esses conceitos e a rigidez do modernismo. É esse olhar que queremos passar. Procurei a ousadia nas fotos e como o grafite muda o dia a dia das pessoas", comenta a fotógrafa, arquiteta e urbanista Juliana.

Apresentada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, uma parte da publicação será distribuída gratuitamente para escolas de Ensino Médio do DF, bibliotecas públicas, bibliotecas de instituições de Ensino Superior e instituições de assistência social. Além disso, pelo menos 50 grafiteiros receberão o livro. "Nosso foco é a arte com a cidade. O objetivo maior que sempre me impulsionou é despertar o interesse das pessoas, instigar o olhar para a arte que está ali ao lado. Por isso, a linguagem do livro é acessível e, em alguns momentos, é até uma conversa com o leitor", explica a historiadora Renata.

Na capital do Brasil, as escalas monumentais preservadas pelo tombamento e o título de Patrimônio Cultural da Humanidade passaram a conversar com os tons coloridos de sua gente. Nas paradas de ônibus, na Rodoviária do Plano Piloto, nos muros de escolas, na Ceilândia, em Samambaia, em avenidas como a W3 Sul, a arte urbana tem seu lugar. O grafite, como manifestação artística e cultural, trouxe vida para Brasília. Humanizou e coloriu a cidade de Oscar Niemeyer e Lucio Costa. A capital mostra que não é só o modernismo arquitetônico que a caracteriza e o livro Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores instiga o olhar do leitor e revela, sem citar nomes, o legado deixado pelos grafiteiros.

Renata Almendra é historiadora, doutoranda em História Cultural na Universidade de Brasília (UnB) e tem Pós-Graduação em Artes Visuais. É professora, atua na área de museus e é uma apaixonada pela arte de rua. Nascida e criada em Brasília, adora ver a sua cidade se transformando a cada ano que passa. Esse é o seu segundo livro publicado.

Juliana Torres formou-se Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (UnB) e atua na área desde 2001. Devido à sua paixão por viagens e por conhecer novas culturas, se entregou à arte da fotografia com intuito de documentar essas experiências. Possui no currículo vivências no Nepal, Tailândia, Camboja, China, Indonésia, Turquia, Índia e em vários países da América.

​Dica
:
Lançamento do livro "Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores"
​Dia 23 de abril, das 15h às 19h
Local: Galeria UrbanArts - 115 Sul (ao lado do Ernesto Café)
Preço sugerido
​ do livro​
: R$ 50
Editora: Letreria
Num. Páginas: 120
Tiragem: Mil exemplares






Deixe seu comentário




Mais notícias • literatura



A morte do diplomata: um mistério arquivado pela ditadura
02 de Agosto de 2017

Livro-reportagem conta a história de morte misteriosa no tempo da ditadura será lançado em Brasília​. ​Lançamento ​acontece no Carpe Diem​.​

saiba mais

Bate-papo com Graça Ramos
14 de Julho de 2017

A escritora ​Graça Ramos​ vai bater um papo com mães e pais sobre literatura infantojuvenil​, na ​Livraria Cultura, no CasaPark Shopping​.

saiba mais

40 anos no ar
27 de Maio de 2017

Lançamento e sessão de autógrafos do​ novo​ livro ​do jornalista Francisco José, ​'40 anos no ar'​, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi​.

saiba mais

Santa Ajuda
15 de Maio de 2017

Micaela Góes​, a​presentadora do programa Santa Ajuda, do canal GNT, lança livro homônimo que traz dicas de organização para cada ambiente da casa.

saiba mais

Cartas à mãe
08 de Maio de 2017

A Edipro, com o selo Via Leitura, que publica os maiores clássicos da literatura, relança obra​ Cartas à mãe, de Saint-Exupéry​, que é considerada um verdadeiro tratado de amor do filho para a mãe​.​

saiba mais

Moda com Propósito
05 de Maio de 2017

O empresário André Carvallhal​, um dos grandes nomes da moda no Rio de Janeiro e no Brasil​,​​ volta às prateleiras com​ novo livro​ e afirma que é preciso ressignificar o mercado fashion​.​

saiba mais

Viva la Vida Tosca
12 de Abril de 2017

Escrita pelo jornalista André Barcinski, o lançamento da biografia sobre o cantor e apresentador João Gordo acontece na Fnac Brasília. A entrada é franca.

saiba mais

Cozinha de Estar
19 de Dezembro de 2016

Mais do que um livro de receitas, Cozinha de Estar é um guia para quem vai cozinhar e receber. Rita Lobo transforma sala e cozinha em uma coisa só, um ambiente aconchegante e espaçoso​.​

saiba mais

Mediterrâneos Invisíveis
02 de Dezembro de 2016

Em seu novo livro, Cristovam Buarque, depois de percorrer a fronteira da Turquia com a Síria, faz um relato das barreiras que separam a humanidade e propõe ações a serem tomadas em conjunto pelos líderes mundiais​.

saiba mais

O Biquíni Made in Brazil
09 de Novembro de 2016

A​ jornalista e editora de moda Lilian Pacce lança seu novo livro O Biquíni Made in Brazil no Shopping Iguatemi. A publicação conta a história do biquíni e destaca a qualidade das peças brasileiras como referência mundial​.​

saiba mais

Brasil de fio a pavio
02 de Novembro de 2016

Ganhador do Prêmio Jabuti​, ​Gilles Eduar lança seu novo livro em Brasília​. A obra interativa ​​conta as aventuras de uma capivara​ desconfiada​, um jacaré atirado e uma arara sabida​.

saiba mais

Arthur no Maravilhoso Mundo Real
17 de Outubro de 2016

O livro do escritor Paulo Almeida conta a história de Arthur e traz um alerta para o excesso do uso do computador pelas crianças​. O lançamento acontece no dia 22 de outubro, no shopping Pátio Brasil​. ​

saiba mais

O Que Tem na Geladeira?
04 de Outubro de 2016

Rita Lobo lança seu mais recente livro em Brasília. ​Fruto da parceria entre a Editora Senac São Paulo e a Editora Panelinha, a obra é dividida em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento.

saiba mais

​Guardiões da Verdade: Os Arcanjos da Guarda
16 de Agosto de 2016

Guilherme Augusto Lemos Linhares​, j​ovem escritor​ brasiliense​ lança livro sobre aventura, na Fnac​ do ParkShopping​. Mesmo antes de seu lançamento, o livro já vendeu mais de 100 exemplares.

saiba mais

Dicionário de Gastronomia
31 de Julho de 2016

O restaurante Manzuá, no ​Pontão do Lago Sul,​ recebe ​Myrna Corrêa​ para o lançamento de seu livro ​que traz 9​ ​mil termos técnicos da gastronomia​.

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Comemore o Dia dos Pais no BSB Grill.
Além da qualidade dos produtos e do bom atendimento 
o restaurante elaborou um prato tamanho família para a data.
Chorizo de 1Kg com 4 acompanhamentos por apenas R$ 199,00.





dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com