Dicas da Capital
25 de Setembro de 2017


Quem sou Eu, Quem somos nós

De 17 a 26 de maio, a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) vai receber a itinerância da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós”, composta por pinturas, desenhos, poesias e esculturas provenientes da experiência estética colaborativa do coletivo Conhece-te a Ti mesmo, estabelecido em Brasília no final de 2015.

Trata-se de uma nova oportunidade para os moradores de Brasília e região poderem apreciar as obras de arte criadas pelo coletivo e que foram expostas em dezembro do ano passado no Shopping Liberty Mall, com grande visitação de público.

Os trabalhos expostos em “Quem sou Eu, quem somos Nós” inspiram-se nos quatro elementos da matéria: ar, água, terra e fogo, como ponto de partida para expressões poéticas. O projeto artístico foi desenvolvido com os participantes do coletivo Conhece-te a Ti mesmo através da prática de experiências estéticas colaborativas e das referências de Valéria Rodrigues, curadora da exposição e coordenadora do projeto.

“O conceito de estéticas colaborativas está ligado a práticas e experiências artísticas híbridas, à técnica de dar forma a partir de diversos materiais, à materialização do invisível e ao diálogo reflexivo com o que se apresenta: uma potência criativa, imaginal, filosófica e poética”, explica Valéria, que é psicóloga, arteterapeuta e atua com experiências artísticas colaborativas.

As peças expostas foram realizadas em oficinas artísticas para até 16 participantes. A produção desta obra contemplou uma reflexão no grupo sobre a criação individual e partilhada. Trata-se de uma prática sensível, poética, atenta e dinâmica, que pretende investigar e pensar as demandas complexas de nosso tempo, como potencial de experimentações expressivas, pedagógicas e terapêuticas. As criações, sempre realizadas em grupo, fomentam também promover o princípio da responsabilidade social, o conjunto de direitos e deveres como cidadãos no que diz respeito à qualidade de vida do nosso semelhante.

O processo criativo e terapêutico implicou a partilha e a ampliação da ideia inicial de promover conhecimento sobre Si para uma ressonância do Si em cada participante. Nesse caminho relacional, desdobraram-se várias hipóteses para novas formulações poéticas do Si e de suas humanidades.  “A exposição propõe ao público um jogo poético desenvolvido neste espaço de transformação e partilha”, conta Valéria.

Dentre os destaques da programação da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós” está a realização da performance “Tabacaria”, realizada pela artista mineira Cleo Aguiar na quarta-feira, dia 17, às 18h30.

Na quinta-feira, dia 18, às 18h30, será realizada a Roda de Conversa “Arte terapia: uma abordagem transdisciplinar” com o Professor Doutor Ricardo Gauche, Valéria Rodrigues e o Coletivo Conhece-te a ti mesmo. Gauche é Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade de Brasília, bacharel e licenciado em Química pela Universidade de Brasília, possui Mestrado em Educação (Metodologia de Ensino de Química) pela Unicamp (1992) e Doutorado em Psicologia (Cultura e Desenvolvimento) pela Universidade de Brasília (2001), tendo, tanto na dissertação quanto na tese, o professor como sujeito da pesquisa.

As obras agora expostas na UnB surgiram a partir do encontro e da composição de dez artistas dispostas a realizar ações culturais, sociais e educativas. São elas:
Anisia Alencar, Ibititá/BA
Célia Miyuki Tomaz, São Paulo/SP
Cleo Aguiar, São Francisco/MG
Denise lenzi, Brasília/DF
Gleive Lima Vaz, Unaí/MG
Iara Machado, Rio de Janeiro/RJ
Maria Cristina, Conceição do Rio Verde/MG
Nadir Vidal, Ituverava/SP
Lucélia Lino, Campina Grande/PB
Valéria Rodrigues, São Paulo/SP

​Dica​
:
Exposição “Quem sou EU, quem somos Nós”
​D
e 17 a 26 de maio
​. ​D
e segunda a sexta
​,​
 das 10h às 19h30
​Local
: Salão Expositivo da Biblioteca Central da UnB
​Entrada franca
Classificação 
​Indicativa
: Livre
​Mais informações
: 3107-2676


Deixe seu comentário




Outras opções da Agenda Cultural

De 17 de Agosto de 2017 até 19 de Outubro de 2017
Ciclo Sinfônico
A​ orquestra​ ​Capital Philharmonia realiza ciclo sinfônico dedicados à obra sinfônica do músico alemão​ Felix Mendelssohn Bartholdy.​

saiba mais
De 26 de Agosto de 2017 até 01 de Outubro de 2017
Cine Circular
Durante seis semanas, o p​rojeto​ ​itinerante​ Cine Circular​ ​vai ​lev​ar​ cinema gratuito​, ​cultura e cidadania a várias cidades do Distrito Federal​.​

saiba mais
De 30 de Agosto de 2017 até 29 de Outubro de 2017
Êxodos
Mostra do renomado fotógrafo Sebastião Salgado entra em cartaz na capital federal​. Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade.

saiba mais
De 15 de Setembro de 2017 até 15 de Outubro de 2017
Deu Trelelê na Família S.A
A partir de uma reviravolta na família, dois irmãos se aventuram e descobrem soluções criativas e coragem para enfrentar os desafios da vida.

saiba mais
De 26 de Setembro de 2017 até 26 de Setembro de 2017
Noite Dominicana
Nesta terça-feira, o BierFass​ do Gilberto Salomão​ se transforma mais uma vez em um​ ​pedacinho da República Dominicana​.​

saiba mais
De 03 de Outubro de 2017 até 17 de Dezembro de 2017
Transfigurações
A exposição apresenta uma seleção de mais de 100 fotografias​ de Roger Ballen,​ dividida em nove séries.​ A​​ mostra transporta o visitante através de uma jornada de transfigurações reais e simbólicas do artista.

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Que tal um almoço leve e saboroso no Haná?
A casa oferece opções de combinados a partir de R$28,80

408 Sul - 3244.9999




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com