Dicas da Capital
27 de Maio de 2017


Quem sou Eu, Quem somos nós

De 17 a 26 de maio, a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) vai receber a itinerância da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós”, composta por pinturas, desenhos, poesias e esculturas provenientes da experiência estética colaborativa do coletivo Conhece-te a Ti mesmo, estabelecido em Brasília no final de 2015.

Trata-se de uma nova oportunidade para os moradores de Brasília e região poderem apreciar as obras de arte criadas pelo coletivo e que foram expostas em dezembro do ano passado no Shopping Liberty Mall, com grande visitação de público.

Os trabalhos expostos em “Quem sou Eu, quem somos Nós” inspiram-se nos quatro elementos da matéria: ar, água, terra e fogo, como ponto de partida para expressões poéticas. O projeto artístico foi desenvolvido com os participantes do coletivo Conhece-te a Ti mesmo através da prática de experiências estéticas colaborativas e das referências de Valéria Rodrigues, curadora da exposição e coordenadora do projeto.

“O conceito de estéticas colaborativas está ligado a práticas e experiências artísticas híbridas, à técnica de dar forma a partir de diversos materiais, à materialização do invisível e ao diálogo reflexivo com o que se apresenta: uma potência criativa, imaginal, filosófica e poética”, explica Valéria, que é psicóloga, arteterapeuta e atua com experiências artísticas colaborativas.

As peças expostas foram realizadas em oficinas artísticas para até 16 participantes. A produção desta obra contemplou uma reflexão no grupo sobre a criação individual e partilhada. Trata-se de uma prática sensível, poética, atenta e dinâmica, que pretende investigar e pensar as demandas complexas de nosso tempo, como potencial de experimentações expressivas, pedagógicas e terapêuticas. As criações, sempre realizadas em grupo, fomentam também promover o princípio da responsabilidade social, o conjunto de direitos e deveres como cidadãos no que diz respeito à qualidade de vida do nosso semelhante.

O processo criativo e terapêutico implicou a partilha e a ampliação da ideia inicial de promover conhecimento sobre Si para uma ressonância do Si em cada participante. Nesse caminho relacional, desdobraram-se várias hipóteses para novas formulações poéticas do Si e de suas humanidades.  “A exposição propõe ao público um jogo poético desenvolvido neste espaço de transformação e partilha”, conta Valéria.

Dentre os destaques da programação da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós” está a realização da performance “Tabacaria”, realizada pela artista mineira Cleo Aguiar na quarta-feira, dia 17, às 18h30.

Na quinta-feira, dia 18, às 18h30, será realizada a Roda de Conversa “Arte terapia: uma abordagem transdisciplinar” com o Professor Doutor Ricardo Gauche, Valéria Rodrigues e o Coletivo Conhece-te a ti mesmo. Gauche é Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade de Brasília, bacharel e licenciado em Química pela Universidade de Brasília, possui Mestrado em Educação (Metodologia de Ensino de Química) pela Unicamp (1992) e Doutorado em Psicologia (Cultura e Desenvolvimento) pela Universidade de Brasília (2001), tendo, tanto na dissertação quanto na tese, o professor como sujeito da pesquisa.

As obras agora expostas na UnB surgiram a partir do encontro e da composição de dez artistas dispostas a realizar ações culturais, sociais e educativas. São elas:
Anisia Alencar, Ibititá/BA
Célia Miyuki Tomaz, São Paulo/SP
Cleo Aguiar, São Francisco/MG
Denise lenzi, Brasília/DF
Gleive Lima Vaz, Unaí/MG
Iara Machado, Rio de Janeiro/RJ
Maria Cristina, Conceição do Rio Verde/MG
Nadir Vidal, Ituverava/SP
Lucélia Lino, Campina Grande/PB
Valéria Rodrigues, São Paulo/SP

​Dica​
:
Exposição “Quem sou EU, quem somos Nós”
​D
e 17 a 26 de maio
​. ​D
e segunda a sexta
​,​
 das 10h às 19h30
​Local
: Salão Expositivo da Biblioteca Central da UnB
​Entrada franca
Classificação 
​Indicativa
: Livre
​Mais informações
: 3107-2676


Deixe seu comentário




Outras opções da Agenda Cultural

De 20 de Abril de 2017 até 04 de Junho de 2017
Mundez Brasília 57
Acervos MAB/MUN & Artistas da cidade se unem ​durante​ ​exposição comemorativa d​os​ 10 anos do Museu Nacional da República e dos 57 anos de Brasília​.

saiba mais
De 21 de Abril de 2017 até 05 de Junho de 2017
Galerias Urbanas - #Monumento 61
Pontão do Lago Sul recebe exposição fotográfica em homenagem a Brasília​. ​Bento Viana apresenta ​sua exposição ​​com trabalhos fotográficos que registram ícones da capital federal​.​

saiba mais
De 26 de Maio de 2017 até 04 de Junho de 2017
Riso Topado
O​ comediante​ ​Carlos Anchieta​ promete muitas risadas​ com seus três personagens hilários em quatro dias de espetáculo. Destaque para a Maria dos Prazer, candidata a Senadora do povo.

saiba mais
De 26 de Maio de 2017 até 28 de Maio de 2017
O Grande Sucesso
O ator ​Alexandre Nero​ e grande elenco apresentam novo espetáculo na capital federal​. A peça conta a história de um grupo de artistas secundários que esperam na coxia sua vez de entrar em cena.

saiba mais
De 27 de Maio de 2017 até 27 de Maio de 2017
F​agner in Concert
Em apresentação única, a Orquestra Brasília Sinfônica recebe Raimundo Fagner no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

saiba mais
De 27 de Maio de 2017 até 27 de Maio de 2017
A Praça
Árvores, banquinhos, um clima aconchegante e coreto rodeado por carrocinhas de pipoca, cachorro-quente é a proposta deste projeto que vai reunir duas das maiores vozes da Bahia, Saulo Fernandes e Durval Lelys.

saiba mais
De 28 de Maio de 2017 até 28 de Maio de 2017
Queen’s Day – Um dia de Glamour
O evento vai contar com contará com diversas atividades voltadas para as mães e para toda a família, como mini spa, salão de beleza, espaço kids e área de alimentação, além de expositores que estarão vendendo itens de moda.

saiba mais
De 03 de Junho de 2017 até 03 de Junho de 2017
V​iola de Ouro
O projeto V​iola de Ouro trás a Brasília os artistas Roberta Miranda & Rolando Boldrin. Os fãs da boa música brasileira de raiz vão poder curtir ​dois show​s que prometem emocionar o público brasiliense​.

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Festival de Inverno no Pontão do Lago Sul
De 21 de junho a 05 de julho.
Peça um dos menus exclusivos no jantar e ganhe 
um prato assinado pelos artistas Toys e OmiK.
Gastronomia, Arte, Música, Patinação no gelo e Cinema sobre Rodas.

QI 10 Lago Sul - 3364.4041




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com