Dicas da Capital
26 de Julho de 2017


Quem sou Eu, Quem somos nós

De 17 a 26 de maio, a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) vai receber a itinerância da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós”, composta por pinturas, desenhos, poesias e esculturas provenientes da experiência estética colaborativa do coletivo Conhece-te a Ti mesmo, estabelecido em Brasília no final de 2015.

Trata-se de uma nova oportunidade para os moradores de Brasília e região poderem apreciar as obras de arte criadas pelo coletivo e que foram expostas em dezembro do ano passado no Shopping Liberty Mall, com grande visitação de público.

Os trabalhos expostos em “Quem sou Eu, quem somos Nós” inspiram-se nos quatro elementos da matéria: ar, água, terra e fogo, como ponto de partida para expressões poéticas. O projeto artístico foi desenvolvido com os participantes do coletivo Conhece-te a Ti mesmo através da prática de experiências estéticas colaborativas e das referências de Valéria Rodrigues, curadora da exposição e coordenadora do projeto.

“O conceito de estéticas colaborativas está ligado a práticas e experiências artísticas híbridas, à técnica de dar forma a partir de diversos materiais, à materialização do invisível e ao diálogo reflexivo com o que se apresenta: uma potência criativa, imaginal, filosófica e poética”, explica Valéria, que é psicóloga, arteterapeuta e atua com experiências artísticas colaborativas.

As peças expostas foram realizadas em oficinas artísticas para até 16 participantes. A produção desta obra contemplou uma reflexão no grupo sobre a criação individual e partilhada. Trata-se de uma prática sensível, poética, atenta e dinâmica, que pretende investigar e pensar as demandas complexas de nosso tempo, como potencial de experimentações expressivas, pedagógicas e terapêuticas. As criações, sempre realizadas em grupo, fomentam também promover o princípio da responsabilidade social, o conjunto de direitos e deveres como cidadãos no que diz respeito à qualidade de vida do nosso semelhante.

O processo criativo e terapêutico implicou a partilha e a ampliação da ideia inicial de promover conhecimento sobre Si para uma ressonância do Si em cada participante. Nesse caminho relacional, desdobraram-se várias hipóteses para novas formulações poéticas do Si e de suas humanidades.  “A exposição propõe ao público um jogo poético desenvolvido neste espaço de transformação e partilha”, conta Valéria.

Dentre os destaques da programação da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós” está a realização da performance “Tabacaria”, realizada pela artista mineira Cleo Aguiar na quarta-feira, dia 17, às 18h30.

Na quinta-feira, dia 18, às 18h30, será realizada a Roda de Conversa “Arte terapia: uma abordagem transdisciplinar” com o Professor Doutor Ricardo Gauche, Valéria Rodrigues e o Coletivo Conhece-te a ti mesmo. Gauche é Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade de Brasília, bacharel e licenciado em Química pela Universidade de Brasília, possui Mestrado em Educação (Metodologia de Ensino de Química) pela Unicamp (1992) e Doutorado em Psicologia (Cultura e Desenvolvimento) pela Universidade de Brasília (2001), tendo, tanto na dissertação quanto na tese, o professor como sujeito da pesquisa.

As obras agora expostas na UnB surgiram a partir do encontro e da composição de dez artistas dispostas a realizar ações culturais, sociais e educativas. São elas:
Anisia Alencar, Ibititá/BA
Célia Miyuki Tomaz, São Paulo/SP
Cleo Aguiar, São Francisco/MG
Denise lenzi, Brasília/DF
Gleive Lima Vaz, Unaí/MG
Iara Machado, Rio de Janeiro/RJ
Maria Cristina, Conceição do Rio Verde/MG
Nadir Vidal, Ituverava/SP
Lucélia Lino, Campina Grande/PB
Valéria Rodrigues, São Paulo/SP

​Dica​
:
Exposição “Quem sou EU, quem somos Nós”
​D
e 17 a 26 de maio
​. ​D
e segunda a sexta
​,​
 das 10h às 19h30
​Local
: Salão Expositivo da Biblioteca Central da UnB
​Entrada franca
Classificação 
​Indicativa
: Livre
​Mais informações
: 3107-2676


Deixe seu comentário




Outras opções da Agenda Cultural

De 03 de Junho de 2017 até 26 de Agosto de 2017
Sesc Seresta no Pontão
O Pontão volta a sediar os shows do projeto Sesc Seresta, que embalam as noites de sábado com clássicos da música popular brasileira, em um coreto à beira do Lago Paranoá, em frente ao BierFass.

saiba mais
De 24 de Junho de 2017 até 13 de Agosto de 2017
Brasília Ice Park
O Pontão do Lago Sul recebe uma super estrutura de patinação com o parque de aventuras Brasília Ice Park​. O evento traz também uma praça de alimentação e uma vasta programação para atender toda a família.

saiba mais
De 01 de Julho de 2017 até 27 de Agosto de 2017
Vai ter onda “Na Praia”
A edição deste ano do evento desembarca na orla ​do Lago Paranoá com uma novidade a mais, um simulador de surf indoor. O equipamento simula ondas que possibilitam a prática do esporte.

saiba mais
De 01 de Julho de 2017 até 27 de Agosto de 2017
Shows Na Praia 2017
Um dos eventos mais aguardados da capital federal, a terceira edição do Na Praia traz na programação dos shows nomes consagrados da música.

saiba mais
De 18 de Julho de 2017 até 18 de Setembro de 2017
Acervo do MASP em Brasília
Após temporadas nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, chegou a vez dos brasilienses apreciarem as obras reunidas na exposição “ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP”.

saiba mais
De 29 de Julho de 2017 até 30 de Julho de 2017
ABBA Mamma Mia
Espetáculo argentino​ ABBA Mamma Mia - Tribute Show​ desembarca pela primeira vez em Brasília​, homenageando grupo sueco ABBA, uma das bandas de maior sucesso na história da música pop.

saiba mais
De 30 de Julho de 2017 até 30 de Julho de 2017
Meu Passado Me Condena – A Peça
A​pós uma longa temporada​ ​em São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo​ Meu Passado Me Condena – A Peça, com Miá Mello e Fábio ​Porchat,​ chega a Brasília​.​

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



As melhores opções para o seu Inverno no Pontão do Lago Sul
Comidinhas de inverno, SESC Seresta e Ice Park.

QI 10 Lago Sul - 3364.4041




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com