Dicas da Capital
19 de Outubro de 2017



28º PicniK

Evento múltiplo que valoriza a economia criativa local com um mercadinho de produtos alternativos, música, feira gastronômica, workshops, programação infantil, atividades saudáveis e de bem-estar, 
​a 
28ª edição
​ do​
 PicniK 
​acontece
 em 12 de outubro
​, ​
quinta-feira
​, convidando
 o brasiliense 
​a
 celebrar o Dia das Crianças a céu aberto, junto à natureza, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Plantar sementes para um futuro mais saudável e equilibrado é uma das propostas do projeto. Com isso em vista, o PicniK programou um farto cardápio de atividades envolvendo pais e filhos. As famílias com crianças pequenas encontram um receptivo no Espaço Marandubinha, área onde psicopedagogas promovem um primeiro contato divertido com a literatura, por meio de contação de histórias, brincadeiras e jogos. No Espaço Mini-Arena, a Cia Mapati apresenta três espetáculos para entreter a tarde no Parque. Espalhadas pelos bosques, as famílias podem se deparar com brinquedos infláveis, pula-pula, oficina de perna-de-pau, de bolhas de sabão... E ainda uma área reservada, onde a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil oferece oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para os pais mais “descolados” poderem deixar seus filhos se divertindo em segurança.

E a programação não para por aí: o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) assume a coordenação das Áreas Zen e de Cura do PicniK, promovendo aulão de yoga, chi kun (arte marcial chinesa) e de meditação para pais e filhos, oficina de argila, além de reiki, massagens e auriculoterapia. Todas as atividades aceitam contribuições para colaborar com a campanha de crowndfunging “Ampliando a Vila Verde”, escola localizada em Alto Paraíso (GO) que apresenta abordagens pedagógicas alternativas e inovadoras e é mantida pelo Instituto Caminhos do Meio com o suporte do CEBB. Além de ceder espaço para divulgação dessa ação, toda renda arrecadada com a campanha #1copoamenos, que visa diminuir a emissão de descartáveis dentro do evento, é integralmente direcionada para a expansão da escola.

Na plataforma musical, o evento estreia nesta edição uma parceria com o festival Móveis Convida, idealizado e executado pelos integrantes da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju (atualmente em recesso), responsáveis pela seleção das atrações do palco. O PicniK contará também com a Pista de Dança Claro Música, com seleção passeando por soul, jazz, groove, eletrônica, house e afins, trazendo para a cidade o renomado DJ paulista Tahira.

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 7º Distrito Naval, participa do evento com a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, com apresentações às 14h30 e às 15h10, interpretando repertório eclético. O público também vai conferir oficinas de nós e voltas e exposições sobre a Amazônia Azul, o Brasil na Antártica e Como Ingressar na Marinha, além de maquetes de embarcações militares e de estações científicas, painéis, banners, totens, réplicas de animais, vestimentas usadas na Antártica e uma moto-neve que utilizada na Estação Antártica Comandante Ferraz, além de uma viatura operativa Marruá e uma moto Harley-Davidson, usada para escoltar autoridade.

​P​
rogramação:
​- ​
MERCADINHO ARTE, MODA e DESIGN
Mais de 150 expositores de arte, moda, decoração, plantinhas, produtos orgânicos etc. mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga!

​- ​
PRAÇA de ALIMENTAÇÃO
Chefs renomados e jovens talentos comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense.

​- ​
ÁREA VEGANA
Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável. Pavilhão organizado em parceria com a FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal.

​- ​
JOGA BRASÍLIA Ed. PRIMAVERA*
Passatempos de tabuleiros, cartas, miniaturas e RPGs.

​- ​
ESPAÇO SEMÂNTICAS*
Discussões e novas ideias a respeito de temas que passam por grandes evoluções na atualidade.
15h: Muito além do quadro negro – Diferentes formas de aprender, com André Aquere, Juno Rocha e Wayner de Carvalho.
17h: Novas tecnologias e gamificação da aprendizagem, com Edson Henrique, Nathalia Kelday e Bruno Duarte.

​- ​
ESPAÇO KIDS
Deixe a diversão do seu filho por nossa conta! Aproveite seu PicniK com tranquilidade sabendo que seu pequeno estará se divertindo em total segurança. Em uma área reservada, a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil estará oferecendo oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para que seu filho (e você!) tenha uma experiência incrível!

​- ​
ESPAÇO MARANDUBINHA*
Área dedicada a recepção de famílias com crianças pequenas dentro do PicniK, mediação de Dayla Duarte e Adriana Bertolucci.
13h e 17h: roda de leitura para crianças
14h e 15h: roda de leitura especial bebês
16h: roda de conversa entre mães

​- ​
ESPAÇO MINI-ARENA
14h as 18h30: Firulas, performances e espetáculos com o incrível e sortido Mapati Ludicidade, Projeto Brasília Cênica, com apoio da Secretaria de Cultura do GDF.

​- ​
ESPAÇO ZEN*
Oxigênio para sua existência!
14h: Oficina de argila para crianças, por Julia Filardi
15h: Meditação para crianças, por Gabriella Bentes
16h: Chi Kun, por Daniela (Escola Vila Verde)
17h: Yoga para pais e filhos, por Andrea Hughes

​- ​
ÁREA DE CURA
Entregue sua alma, corpo e mente para nossos terapeutas de Reiki, por SAV; massagens e auriculoterapia por CEBB.

​- ​
AMPLIANDO A VILA VERDE
Nesta edição, toda renda arrecadada com a campanha #1copoamenos, onde você compra um copo colecionável e reduz a emissão de descartáveis no#PicniKBsB, vai ser integralmente direcionada para a campanha de expansão da Escola Vila Verde de Alto Paraíso-GO, que apresenta abordagens pedagógicas alternativas e inovadoras e é mantida pelo Instituto Caminhos do Meio e apoiada pelo CEBB. Mais infos: www.catarse.me/escolavilaverde

​- ​
CLARO MÚSICA NO PICNIK!
Muito groove e alto astral com o renomado DJ paulista Tahira e o internacional produtor candango Kurup, além dos residentes Julia Hormann e The Miguelitos e amigos.

​- ​
FESTIVAL MÓVEIS CONVIDA [novidade]
Os shows autorais desta edição ficam por conta deste tradicional projeto, conduzido por integrantes da banda Móveis Coloniais de Acaju. No line-up, bandas com sonoridades que passam por indie, MBP, stoner e psicodelia. Fechando a noite, uma dobradinha com os quartetos Darshan + Toro.
13h30: Augusta
14h30: Katze Soundz (PR)
15h30: Tiju
16h30: Rieg (PB)
18h: Astralpane (BA)
19h30: Cora (PR)
20h30 Darshan + Toro

​- ​
MARINHA DO BRASIL*
Exposição com maquetes, veículos, vestimentas, réplicas de animais, oficinas de nós, entre outras ações oferecidas pela Marinha do Brasil por intermédio do Comando do 7º Distrito Naval. Às 14h30 e às 15h10, apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília interpretando repertório eclético.

​- ​
ESPAÇO VERDEJANDO*
Promovido pela Rede Globo, será a base para o público ter contato com ações socioambientais dentro do PicniK. Nele, serão distribuídas mudas nativas do cerrado (em parceria com a Novacap).

​- ​
ESPAÇO ACESSIBILIDADE*
Teremos logo na entrada do evento um receptivo especial para portadores de deficiência auditiva e locomotora: serão disponibilizadas facilitadores e visitas guiadas pelo evento.

​- ​
REST MY BIKE*
Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta! Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção.

​- ​
ACONTECE PICNIK*
Encontro voltado para capacitação dos agentes que fazem parte da rede de economia criativa local. Será realizado antes do evento, data e programação a confirmar. Vagas limitadas, inscrições pelo e-mail:
​ ​
atividades.picnik@gmail.com

Dica:
​28ª edição
​ do​
 PicniK
​Dia ​
12 de outubro
​, 
quinta-feira
​, ​
das 13h às 22h
Local: Parque da Cidade – Estacionamento 4 (em frente ao Gibão)
Acesso gratuito
Classificação indicativa livre


Deixe seu comentário




Outras opções da Agenda Cultural

De 17 de Agosto de 2017 até 19 de Outubro de 2017
Ciclo Sinfônico
A​ orquestra​ ​Capital Philharmonia realiza ciclo sinfônico dedicados à obra sinfônica do músico alemão​ Felix Mendelssohn Bartholdy.​

saiba mais
De 30 de Agosto de 2017 até 29 de Outubro de 2017
Êxodos
Mostra do renomado fotógrafo Sebastião Salgado entra em cartaz na capital federal​. Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade.

saiba mais
De 15 de Setembro de 2017 até 29 de Outubro de 2017
Deu Trelelê na Família S.A
A partir de uma reviravolta na família, dois irmãos se aventuram e descobrem soluções criativas e coragem para enfrentar os desafios da vida.

saiba mais
De 03 de Outubro de 2017 até 17 de Dezembro de 2017
Transfigurações
A exposição apresenta uma seleção de mais de 100 fotografias​ de Roger Ballen,​ dividida em nove séries.​ A​​ mostra transporta o visitante através de uma jornada de transfigurações reais e simbólicas do artista.

saiba mais
De 17 de Outubro de 2017 até 24 de Outubro de 2017
Adriana Samartini na CasaCor
A CasaCor traz uma intensa programação e o que não falta são bons motivos para visitar a mostra. Adriana Samartini é a atração musical dos eventos do espaço MAAI Arquitetura - Spazzio Natuzzi.

saiba mais
De 18 de Outubro de 2017 até 21 de Outubro de 2017
Pocket Shows Galeria Mundo Vivo
Brasília tem um novo point gastronômico e cultural, para quem gosta de bons shows e também boa comida. A Mundo Vivo Galeria Restaurante apresenta uma série eclética de apresentações musicais.

saiba mais
De 20 de Outubro de 2017 até 20 de Outubro de 2017
Paulinho da Viola encontra Marisa Monte
Um encontro histórico é o que promete o show "Paulinho da Viola Encontra Marisa Monte", onde os cantores dividem o palco em única apresentação. ​

saiba mais
De 29 de Outubro de 2017 até 29 de Outubro de 2017
Atento aos Sinais
Dono de uma carreira marcada pela irreverência e por ousadia em suas performances, ​o cantor Ney Matogrosso celebra 40 anos de carreira​ com única apresentação em Brasília.​

saiba mais

Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



De 10 a 12 de outubro tem Festival Ítalo Peruano no Taypá.
 Um menu em seis etapas, executado a quatro mãos, 
pelo chef Marco Espinoza e por Renato Carioni, chef do restaurante Cosi de São Paulo.




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com