Atração internacional canta Fados e Seresta no Pontão

    0
    718

    Foto: Divulgação

    Neste sábado, dia 7 de julho, a programação da 6ª edição do Sesc Seresta no Pontão traz uma atração internacional: o cantor português Mário Moita. Com entrada gratuita, a partir das 19h30, o público vai poder conferir a apresentação do artista nascido no Alentejo, que cantará Fados e Seresta de Coimbra no coreto situado ao ar livre no complexo de gastronomia e entretenimento no Lago Sul.

    Desde muito cedo Mário Moita revelou o seu talento para a arte musical. Com apenas oito anos ganha a gala dos pequenos cantores do distrito de Évora e aos 10 apresenta-se nas festas de sua terra, Reguengos de Monsaraz, para três mil pessoas. Com esta idade inicia os seus estudos de piano no conservatório de música de Évora com a conceituada professora Maria de Lurdes Horta.

    Conheceu o pianista Furtunato Murteira, que era contemporâneo do grande compositor de Fados Alberto Janes (também de sua cidade Reguengos de Monsaraz), e de quem herdou todo o seu espólio de partituras de Fados para Piano (tem a primeira partitura do fado Foi Deus). Em 1990 entra para Engenharia Zootécnica na Universidade dos Açores e funda um grupo musical que iria dar origem a Tuna Sons do Mar. Dois anos mais tarde retorna ao seu Alentejo e cria a Tuna 6 tetos, na Universidade de Évora. Em 1993 participa no programa “Chuva de Estrelas” na SIC, destacando-se pelo seu carácter romântico. Em 1995 inicia o trabalho como pianista no magnifico Castelo da Rainha Santa Isabel, um lindo Hotel 5 estrelas dentro do castelo da cidade de Estremoz.

    Sempre dedicado ao fado ao piano, fruto da herança de seu mestre pianista, Fortunato Murteira, Mário aprendeu no Japão com o Historiador e amigo Ito Genjiro a transmitir não “apenas” música mas associar a música a cultura e a história de Portugal. Em 2003 começa a participar nas grandes feiras onternacionais de música e inicia uma nova etapa: percorrer ainda mais o mundo representando Portugal em centenas de festivais e teatros pelo mundo. Em 2011 lança o seu primeiro CD Mundial pela ARC Music de Londres.

    Mário Moita percorreu mais de 30 países, da Roménia à Estónia, da Polónia ao Japão, se apresentando em programas de televisão, além de shows. No Brasil, já se apresentou em diversas cidades, sempre bem recepcionado por público e crítica.

    ​Dica:​
    6ª edição do Sesc Seresta​ – com o ​cantor português Mário Moita
    ​Dia 07 de julho, sábado, a partir das 19h30
    Local: Pontão do Lago Sul (SHIS QL 10, Lote 1/31)
    Entrada franca
    Mais informações: 3364.0580 / www.pontao.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here