Lançamento coletivo do Maria Cobogó no Beirute

0
1029

Foto:  Thaís Mallon

Dia 8 de agosto, quarta-feira, a partir das 18 horas, o Beirute da 109 Sul recebe Alessandra Roscoe, Ana Maria Lopes, Christiane Nóbrega, Claudine Duarte, Elisa Maria Mattos, Márcia Zarur e Solange Cianni para o lançamento dos sete livros de autoria de cada uma pelo Coletivo Maria Cobogó.

A idéia do Coletivo Editorial Maria Cobogó nasceu do encontro das sete escritoras. Sete mulheres e um sonho comum. A vontade de escrever com liberdade e dar voz à literatura de qualidade feita no Distrito Federal. Não representam nenhum grupo. São muitas e são todas as Marias que desejam escrever, publicar e divulgar seus textos. Querem ultrapassar os muros que limitam seus escritos apenas ao Estado de Goiás. Maria Cobogó quer dar visibilidade aos autores do nosso quadrado e ganhar o país com romances, contos, poemas, literatura infantil, crônicas, entrevistas, enfim, todos os gêneros literários.

Hoje em alta, o cobogó foi criado em 1929, ano de grande crise, pelo comerciante português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernst August Boeckmann e o engenheiro pernambucano Antônio de Góes em Recife-PE. As iniciais de seus sobrenomes formaram a deliciosa palavra Cobogó.

O cobogó foi uma solução para amenizar as calor nas casas pernambucanas e levantar paredes sem impedir a ventilação. Em Brasília, com sua arquitetura de vanguarda, o Cobogó teve seu ápice. Encontrou espaço e virou símbolo.

Maria é um nome comum. Muitas vezes usado pra denominar uma pessoa qualquer que não se conhece, uma “dona Maria”. Ao mesmo tempo que é a mãe de Jesus, senhora soberana. Um símbolo de força. Maria e Cobogó.

Mulheres comuns e senhoras soberanas que em um encontro no Nordeste brasileiro, não em Pernambuco, mas na sua vizinha Paraíba, na estonteante João Pessoa, estreitaram laços, deram as mãos e de quão boa foi a experiência, decidiram em Brasília seguir juntas arejar as letras, ventilar de palavras e iluminar de amizade.

Dica:
Lançamento Maria Cobogó Coletivo Editorial
Dia 8 de agosto, quarta-feira, a partir das 18h.
Local: Beirute (CLS 109)
http://mariacobogo.com.br/