Mostra reúne gravuras, esculturas e pinturas de Tomie Ohtake e Francisco Goya

    0
    12396

    Por Redação e assessorias
    Foto Divulgação

    De 10 de janeiro a 4 de março, na CAIXA Cultural Brasília, o público vai poder conferir as exposições Cor e Corpo e Loucuras Anunciadas. As mostras reúnem 48 obras que traçam a história da artista japonesa Tomie Ohtake e 20 gravuras enigmáticas do artista espanhol Francisco de Goya. A entrada é franca.

    Tomie é naturalizada brasileira e uma referência da arte abstrata nacional. As mudanças na produção da artista com o passar das décadas são visíveis nas 40 gravuras expostas em Cor e Corpo. A delicadeza, manualidade e fluidez da artista são representadas nas três esculturas expostas, que se equilibram no solo causando a sensação de estarem suspensas e se movimentam quando são tocadas.

    Cor e Corpo traz ainda cinco pinturas de Tomie que enfatizam as analogias corpóreas e orgânicas. Feitas com procedimentos, cores e gestualidades diferentes, elas compartilham um apelo sensual ao olhar. Como conjunto, as obras podem remeter a diferentes estágios de fecundação, multiplicação, nascimento e crescimento.

    Já a coleção de Francisco de Goya, também chamada de Disparates, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri. Gravadas na técnica do brunidor e da ponta-seca, sobre a água-forte e a água-tinta, as obras ganharam em dramaticidade mostrando o traço vivo do artista. As figuras revelam uma sátira mordaz, absolutamente sintéticas, que desafiam o público entre o riso e a perplexidade.

    A exposição também conta com espaços onde o público pode interagir com as obras. Para isso, dois trabalhos do artista foram impressos em tamanho 1,8m X 2,75m para que o público tire suas próprias fotos diante das imagens. Além disso, acessórios e vestuários ficarão à disposição para os visitantes se caracterizarem. Diversas máscaras também estarão disponíveis para que as pessoas se vejam em outras perspectivas usando dois espelhos, um côncavo e outro convexo.

    Dica:
    Exposição Cor e Corpo, de Tomie Ohtake
    De 10 de janeiro a 4 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
    Local: Galeria Principal da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
    Entrada franca
    Classificação indicativa: Livre
    Mais informações: 3206-9448 e 3206-9449

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here