Semana Fashion Revolution

    0
    3845

    Foto: Divulgação

    ​Entre os dias ​23 e 29 de abril será realizada em Brasília a Semana Fashion Revolution​. O evento faz parte de um movimento ​global presente em mais de 90 países, ​que objetiva questionar e discutir os impactos da indústria na vida das pessoas e ​luta por uma transformação no mercado fashion.​ Serão mais de 20 atividades que serão realizadas no Plano Piloto, Guará, Taguatinga e Águas Claras​.​

    ​No dia 23 de abril, das 11h às 13h, na Rodoviária do Plano Piloto​, acontece a​ primeira atividade​ com o Fashion Revolution​ que trará performance com a drag queen Maria Rojava, Roda de Manualidades com bordado, tricô e crochê com a participação de Rachel Potira e do coletivo Nós Minerva – Marielle Estrela, Girlainy Xavier e Silvia Carolainy Xavier. Haverá ainda o Lambe-lambe Fashion Revolution, para quem aderir ao movimento tirar uma foto com a placa “Quem Fez Minhas Roupas?”. Além de ponto de informações sobre a programação completa da Fashion Revolution e sobre o movimento. Na terça, 24 de abril, das 8h às 9h, a mesma atividade ocorrerá na estação central do Metrô de Brasília.

    Na noite da segunda-feira, 23 de abril, às 19h, será realizada a abertura oficial da Semana Fashion Revolution – Brasília no Centro Universitário IESB, com a exibição do documentário River Blue, seguido de debate. O filme faz uma viagem ao redor do mundo por via fluvial e mostra toda poluição dos rios causada pelo processo de tingimento de tecidos, lavanderias de jeans e curtumes de couros. Haverá ainda sessões do documentário seguida de debate no Correio Braziliense, no IFB Taguatinga, no Senai Taguatinga e durante o encerramento do evento, no MimoBar.

    A programação da Fashion Revolution em Brasília oferecerá dois seminários, um nacional e outro local. Na terça-feira, 24 de abril, das 14h às 18h, o Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, no Anexo IV da Câmara dos Deputados. O evento vai dar voz a especialistas sobre etapas da cadeia produtiva da indústria da moda: cultivo de algodão orgânico, uso da água, condições de trabalho, novas tecnologias para a moda, moda na economia criativa e o Índice de Transparência da Moda da Fashion Revolution Brasil. Além de apresentações sobre iniciativas promissoras na moda consciente (moda e iniciativas sociais, tingimento natural, cosmética natural e moda e identidade).

    Na quarta-feira, 25 de abril, das 13h às 19h, será realizado o Seminário Mercado Local da Moda Consciente, na Sala 2 das Comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Haverá painéis sobre moda circular (brechós, armário compartilhado e aluguel de roupas), mercado autoral (histórias de marcas, tingimento natural, manualidades e nova mentalidade para a moda consciente), negócios colaborativos (lojas colaborativas, suporte a marcas e coworking) e cenário local da moda do Distrito Federal.

    A programação do Fashion Revolution em Brasília oferecerá oficinas gratuitas, exceto a Oficina de necessaire impermeabilizada com cera de abelha, cuja renda será revertida em benefício da formação em Moda e Design da costureira Noemia Ferreira Bernardes, que ministrará a oficina.

    As Rodas de Manualidades vão reunir pessoas que se dedicam a trabalhos manuais, como bordado, tricô e crochê. A ideia é que troquem ideias e ajudem a preservar e disseminar saberes ancestrais, repassando seus conhecimentos.

    Haverá também um Troca-troca de aviamentos e tecidos, organizado pela loja colaborativa Nós – Mercado Criativo do Shopping Iguatemi e um Brechó + Feira de Trocas no dia do encerramento da Semana Fashion Revolution – Brasília​.​

    O encerramento das atividades da Semana Fashion Revolution – Brasília ocorrerá no domingo, 29 de abril, a partir das 16h, no MimoBar, bar-dia localizado na área externa da Funarte, no centro de Brasília. Será realizada também a final do Miss Catadora 2018, iniciativa promovida em parceria com o projeto Reciclando o Futuro​.​

    Dica:
    ​Semana Fashion Revolution – Brasília
    De ​23 e 29 de abril

    Programação completa: https://goo.gl/sDeTnS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here