Dicas da Capital -
20 de Outubro de 2017



Festival de Cozinha Acriana
18 de Abril de 2017

gastronomia
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Divulgação

De 20 a 22 de abril, Restaurante Universal promove um festival com as delícias gastronômicas do Acre. Apaixonada pela culinária brasileira, no final do mês de abril, a chef Mara Alcamim fez uma incursão de quatro dias com cozinheiros e chefs locais da região, e voltou para Brasília com a ideia de lançar um Festival de Cozinha Acriana. Durante o jantar, o público vai poder conferir um menu degustação, composto por sete etapas, ao valor de R$149 por pessoa. As bebidas serão cobradas à parte. 

​​
Conhecida por sua cozinha criativa e apaixonada pela culinária brasileira, Mara Alcamim tem como características a curiosidade e a mescla de sabores. No entanto, durante o Festival de Comida Acriana, fará questão de preservar a originalidade dos pratos bem como suas autorias, um agradecimento ao carisma de um povo tão querido que tem prazer em receber e repassar conhecimento adiante. “Você se sente muito amada. Pessoas que você nunca viu, briga para você ir as suas casa experimentar um prato, para te levar ao aeroporto, para te ensinar uma receita de família. É um lugar muito especial”, destaca a chef.

A qualidade dos produtos também impressionou Mara Alcamim, dos peixes frescos, temperos e frutas à carne de gado. A elevada qualidade do gado acriano é atribuída à técnica de criação do “boi verde”. O animal só come alimento natural, o capim. Em 40% das pastagens há o “consórcio” com leguminosas, fornecedoras da adubação orgânica. Por isso, para o festim dessa semana, a chef trouxe muitos insumos de lá:  farinha de Cruzeiro do Sul, pirarucu, filhote, pimenta olho-de-peixe, pimenta-de-cheiro, 20 litros de tucupi e banana-comprida estão entre alguns deles. Dessa forma, Mara espera incentivar os brasilienses a conhecer um pouco mais dessa gastronomia bem como proporcionar elaborações não rotineiras.

O menu degustação abre com  Couvert do Líbano, receita da Chef Sibelle Khalil, do Restaurante La Nonna. Nessa etapa, será servido um charuto de folha de couve recheado com arroz, carne moída e especiarias árabes. Algo típico da região, já que o estado conta com grande população de libaneses.

Na sequência, Pirão de Galinha Caipira, da chef Dona Alzira, da Pensão da Mãezinha, uma barraca que fica no Novo Mercado Velho. Em seguida, vem a Baixaria, especialidade de Antônia Pereira, a Toinha, que atende no Mercado do Bosque. Mas não pense bobagem! Baixaria por lá nada mais é que carne moída, cuscuz de milho, cheiro-verde e ovo frito. A diferença é que, no menu degustação do Universal, o preparo será com ovo de codorna também frito. Esse prato é bastante requisitado nos cafés-da-manhã nos mercados populares em todo o Acre, muito consumido por quem saiu de uma boa festa e precisa recompor a energia para encarar o dia.

Há ainda o quarto prato, que será a Moquequinha de Filhote com Pirão de Farinha de Cruzeiro do Sul, do chef Luciano Santiago, que também tem uma banca no Mercado do Bosque. O peixe fresco e a farinha foram trazidos do Acre. Conhecida como a melhor do país, essa farinha de mandioca é um produto regional artesanal, tem grande valor cultural e contribui para a garantia da segurança alimentar das famílias locais, além de ser um dos principais produtos agrícolas da região.

A quinta etapa – o Pirarucu com Banana-Comprida e Creme de Castanha-do-Brasil e Limão – é assinado pela chef Mara Alcamim. O peixe – também trazido do Acre – fica bastante saboroso com a banana, que se assemelha à banana-da-terra. Para finalizar a sequência de pratos salgados, será servidoArroz de Pato com Tucupi e Confit, o carro-chefe do restaurante Point do Pato, comandado pela chef Socorro Jorge. Para os três dias de festival, a chef Mara trouxe cerca de 20 litros de tucupi. O Creme de Tapioca Com Doce de Abacaxi, da Chef Sibelle Khalil, um dos doces mais famosos da região, encerra a noite.

​Dica:​
Festival de Cozinha Acriana
​Quinta-feira (20/04) a sábado (22/04), no jantar
​Local: ​Restaurante Universal (CLS 210, Bloco C, Loja 18) 
​Investimento
: R$ 149 por pessoa (bebidas não inclusas)
​Mais informações e r
eservas: 3443-2089






Deixe seu comentário




Mais notícias • gastronomia



Festival de Burgers Panelas da Casa
18 de Outubro de 2017

Doze ​restaurantes da cidade estarão participando da segunda edição do Festival Panelas da Casa​ onde o hambúrguer é a grande estrela.

saiba mais

Brasília Abaixo de Zero
17 de Outubro de 2017

Brasília ganha seu ​primeiro Ice Bar da cidade​. Com ​15 toneladas de gelo​, a novidade está instalada no terceiro piso do Pátio Brasil Shopping.​

saiba mais

Novos sabores na Fratello
17 de Outubro de 2017

A pizzaria ​Fratello Uno lança três novos sabores especiais: Peperone Gourmet, Quatro Queijos Gourmet e Picante Agridoce.

saiba mais

Almoço executivo do Contê
11 de Outubro de 2017

Com oito sugestões de pratos, o almoço executivo, de segunda a sexta-feira, do restaurante Contê combina variedade de pratos a preços atraentes.

saiba mais

Pranzo Italiano
08 de Outubro de 2017

Um menu executivo italiano é a nova oferta do cardápio do restaurante Oliver​. Disponível ​durante o ​horário do ​almoço​,​ de segunda a sexta.​

saiba mais

Festival Ítalo Peruano
08 de Outubro de 2017

O Taypá ​vai oferecer aos clientes a experiência de degustar os sabores de duas cozinhas do mundo: a peruana e a italiana. ​O menu ​dos chefs Marco Espinoza e Renato Carioni ​será servido em seis etapas.

saiba mais

389 Burger
07 de Outubro de 2017

Especializada em hambúrguer gourmet, o 389 Burger comemora seu primeiro ano de sucesso, com unidades em Sobradinho e Planaltina.

saiba mais

Feijoada Solidária
06 de Outubro de 2017

Promovido ​pela CDL Jovem DF, chef Dudu Camargo prepara uma Feijoada Solidária para arrecadar fundos para moradores da Estrutural.

saiba mais

Stadt Bar & Music
06 de Outubro de 2017

Os amantes da cerveja ganharam um novo point na capital. Acaba de abrir as portas, no Setor de Indústrias Gráficas, o Stadt Bar & Music.

saiba mais

Festival de Primavera Dom Francisco
04 de Outubro de 2017

Pratos leves, refrescantes, saborosos e preços justos inspiraram o Festival de Primavera do Dom Francisco Restaurante, que acontece​ ​em três ​unidades da rede.

saiba mais

Menu de Primavera no Limoncello
01 de Outubro de 2017

Recentemente eleito como Chef Revelação da cidade, ​Wilian Mateus aproveita a estação mais colorida do ano e cria um menu de Primavera para o Limoncello Ristorante.

saiba mais

Don Espettoria
01 de Outubro de 2017

Inspirado nos botecos da capital mineira, ​a ​Don Espettoria inaugurou sua primeira casa em Brasília.​ O restaurante é o única da cidade ​a oferecer rodízio de espetinhos​​.​

saiba mais

Lu Barbo Convida 2017
01 de Outubro de 2017

Seis jantares harmonizados, preparados por chefs renomados, agitam as terças-feiras na CasaCor 2017. A curadoria é da jornalista especializada em gastronomia Luciana Barbo.

saiba mais

Feijoada com chorinho
29 de Setembro de 2017

Feijoada com chorinho anima o sábado no Figueira da Villa​. ​O restaurante serve o prato completo, ao som do trio Choro a Granel, que se formou no Mercado e tocou lá durante oito anos​.​

saiba mais

Festival de Risotos e Rodadas de Pizzas
29 de Setembro de 2017

​O ​Piccolo Emporium lanç​ou esta semana duas novidades: o Festival de Risotos às quintas-feiras e as Rodadas de Pizza aos domingos.

saiba mais

Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



De 10 a 12 de outubro tem Festival Ítalo Peruano no Taypá.
 Um menu em seis etapas, executado a quatro mãos, 
pelo chef Marco Espinoza e por Renato Carioni, chef do restaurante Cosi de São Paulo.




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com