Dicas da Capital -
30 de Abril de 2017


Festival de Cozinha Acriana
18 de Abril de 2017

gastronomia
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Divulgação

De 20 a 22 de abril, Restaurante Universal promove um festival com as delícias gastronômicas do Acre. Apaixonada pela culinária brasileira, no final do mês de abril, a chef Mara Alcamim fez uma incursão de quatro dias com cozinheiros e chefs locais da região, e voltou para Brasília com a ideia de lançar um Festival de Cozinha Acriana. Durante o jantar, o público vai poder conferir um menu degustação, composto por sete etapas, ao valor de R$149 por pessoa. As bebidas serão cobradas à parte. 

​​
Conhecida por sua cozinha criativa e apaixonada pela culinária brasileira, Mara Alcamim tem como características a curiosidade e a mescla de sabores. No entanto, durante o Festival de Comida Acriana, fará questão de preservar a originalidade dos pratos bem como suas autorias, um agradecimento ao carisma de um povo tão querido que tem prazer em receber e repassar conhecimento adiante. “Você se sente muito amada. Pessoas que você nunca viu, briga para você ir as suas casa experimentar um prato, para te levar ao aeroporto, para te ensinar uma receita de família. É um lugar muito especial”, destaca a chef.

A qualidade dos produtos também impressionou Mara Alcamim, dos peixes frescos, temperos e frutas à carne de gado. A elevada qualidade do gado acriano é atribuída à técnica de criação do “boi verde”. O animal só come alimento natural, o capim. Em 40% das pastagens há o “consórcio” com leguminosas, fornecedoras da adubação orgânica. Por isso, para o festim dessa semana, a chef trouxe muitos insumos de lá:  farinha de Cruzeiro do Sul, pirarucu, filhote, pimenta olho-de-peixe, pimenta-de-cheiro, 20 litros de tucupi e banana-comprida estão entre alguns deles. Dessa forma, Mara espera incentivar os brasilienses a conhecer um pouco mais dessa gastronomia bem como proporcionar elaborações não rotineiras.

O menu degustação abre com  Couvert do Líbano, receita da Chef Sibelle Khalil, do Restaurante La Nonna. Nessa etapa, será servido um charuto de folha de couve recheado com arroz, carne moída e especiarias árabes. Algo típico da região, já que o estado conta com grande população de libaneses.

Na sequência, Pirão de Galinha Caipira, da chef Dona Alzira, da Pensão da Mãezinha, uma barraca que fica no Novo Mercado Velho. Em seguida, vem a Baixaria, especialidade de Antônia Pereira, a Toinha, que atende no Mercado do Bosque. Mas não pense bobagem! Baixaria por lá nada mais é que carne moída, cuscuz de milho, cheiro-verde e ovo frito. A diferença é que, no menu degustação do Universal, o preparo será com ovo de codorna também frito. Esse prato é bastante requisitado nos cafés-da-manhã nos mercados populares em todo o Acre, muito consumido por quem saiu de uma boa festa e precisa recompor a energia para encarar o dia.

Há ainda o quarto prato, que será a Moquequinha de Filhote com Pirão de Farinha de Cruzeiro do Sul, do chef Luciano Santiago, que também tem uma banca no Mercado do Bosque. O peixe fresco e a farinha foram trazidos do Acre. Conhecida como a melhor do país, essa farinha de mandioca é um produto regional artesanal, tem grande valor cultural e contribui para a garantia da segurança alimentar das famílias locais, além de ser um dos principais produtos agrícolas da região.

A quinta etapa – o Pirarucu com Banana-Comprida e Creme de Castanha-do-Brasil e Limão – é assinado pela chef Mara Alcamim. O peixe – também trazido do Acre – fica bastante saboroso com a banana, que se assemelha à banana-da-terra. Para finalizar a sequência de pratos salgados, será servidoArroz de Pato com Tucupi e Confit, o carro-chefe do restaurante Point do Pato, comandado pela chef Socorro Jorge. Para os três dias de festival, a chef Mara trouxe cerca de 20 litros de tucupi. O Creme de Tapioca Com Doce de Abacaxi, da Chef Sibelle Khalil, um dos doces mais famosos da região, encerra a noite.

​Dica:​
Festival de Cozinha Acriana
​Quinta-feira (20/04) a sábado (22/04), no jantar
​Local: ​Restaurante Universal (CLS 210, Bloco C, Loja 18) 
​Investimento
: R$ 149 por pessoa (bebidas não inclusas)
​Mais informações e r
eservas: 3443-2089






Deixe seu comentário




Mais notícias • gastronomia



Hamburgada em dobro
27 de Abril de 2017

O rec​ém-inaugurado restaurante e açougue Brace Carnes Especiais promove a primeira edição da Hamburgada.​ Serão três opções de hambúrguer​ e na compra ​de um, o cliente leva outro.

saiba mais

Bálsamo Congelados​
25 de Abril de 2017

Pensando na correria do dia a dia e para facilitar a vida de quem busca uma alimentação equilibrada e saudável, o ​chef Pedro Coe​ cria ​uma ​linha de pratos vegetarianos com venda online​.​

saiba mais

Otro Parrilla
25 de Abril de 2017

Especializado em carnes nobres preparadas ao estilo argentino, o o Corrientes 348 ganhou novo nome. Os proprietários encerraram o contrato com a antiga franquia paulistana e lançaram uma marca própria.

saiba mais

Mazutan
25 de Abril de 2017

No último mês, a cidade ganhou mais uma operação gastronômica. O restaurante Mazutan Sushi e Ceviche apresenta um cardápio recheado de pratos seafood e sabores nipo-peruanos.

saiba mais

Fasano em casa
25 de Abril de 2017

Após o sucesso com os vinhos e Prossecco, o ​Grupo​ Fasano​ amplia o portifólio com uma gama de itens que acaba de desembarcar no Brasil.

saiba mais

Semana do Malbec​ Argentino​
23 de Abril de 2017

Em comemoração ao Dia do Malbec, durante uma semana, ​alguns dos mais seletos restaurantes da cidade oferecerão menus exclusivos, harmonizados com vinhos argentinos.

saiba mais

Menu Comemorativo Taypá
19 de Abril de 2017

O consagrado restaurante peruano Taypá celebra sete anos de sucesso e o premiado chef peruano Marco Espinoza cria novos pratos para o cardápio da casa.

saiba mais

Sabores do Mundo
17 de Abril de 2017

Programação gastronômica com workshops ministrados por chefs renomados e mestre pimenteira é a novidade da 11ª edição​ da FINNAR​.

saiba mais

Noite Árabe
12 de Abril de 2017

O restaurante BSB Grill reforça suas raízes e oferece aos seus clientes mais uma edição da Noite Árabe. Serão oferecidos pratos típicos da culinária árabe, além das apresentações de dança do ventre.

saiba mais

Páscoa Sem Caô
10 de Abril de 2017

Mr. Brownie lança campanha Páscoa Sem Caô com produtos especiais e dois novos endereços​, no Boulevard e Taguatinga Shopping​.​

saiba mais

Pratos Especiais Dom Francisco
09 de Abril de 2017

P​ara as comemorações da Sexta-feira Santa, ​Domingo de Páscoa e Aniversário de Brasília​, o c​hef Francisco Ansiliero​,​ ​d​o Dom Francisco Restaurante​, preparou um menu especial com dicas de harmonização.​

saiba mais

Pães de mel Graça Torres
07 de Abril de 2017

Há mais de uma década no mercado, a ​fábrica de pães de mel Graça Torres​ oferece uma linha de produtos exclusivos e deliciosas opções para a Páscoa.

saiba mais

Menu saudável no Madero
07 de Abril de 2017

A rede de restaurantes​ Madero Steak House​ apresenta novo ​​cardápio​ ​com opções mais leves e saudáveis​, fruto de uma parceria ​entre o chef Junior Durski ​e Pati Bianco. ​​

saiba mais

Festival do Bacalhau no Bierfass Lago
02 de Abril de 2017

O Bierfass Lago, no Pontão do Lago Sul, antecipa as comemorações da Semana Santa​ e dá início ao Festival do Bacalhau.​

saiba mais

Romeu & Julieta
30 de Março de 2017

A ​Rede​ Burger King®​ desconstrói a tradicional história de amor para o lançamento das novas sobremesas, que levam sorvete, calda de goiabada e requeijão cremoso​.

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Nando Reis com sua nova turnê Jardim-Pomar
Dia 6 de maio, sábado, às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
.

Mais informações: 
(61)
 
3364.2694

Acesse:
http://dicasdacapital.com.br/evento.php?evento=621




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com