Dicas da Capital -
27 de Maio de 2017


Cartas à mãe
08 de Maio de 2017

literatura
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Divulgação

Terceiro dos cinco filhos do conde Jean-Marc de Saint-Exupéry e da condessa Marie Boyer de Foscolombe, Antoine Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, era um filho extremamente devotado, o lado que muitos não conheciam, até sua morte.

Após o desaparecimento do autor, em uma queda de avião ao ser alvejado no deserto da Tunísia, a mãe de Saint-Exupéry resolveu publicar as cartas que ele lhe escreveu entre seus 10 e 44 anos.

Os carinhosos textos enviados pelo autor estão todos compilados na obra Cartas à Mãe, que o selo Via Leitura, da Edipro, relança com uma nova tradução. A sensibilidade e agudeza da visão de mundo de Saint-Exupéry, transparecidas em O pequeno príncipe, podem ser experimentadas de forma mais tangível nesta obra, sem os filtros da ficção.

As mensagens das cartas escritas à matriarca tinham os mais diversificados assuntos, como as guerras das quais o autor participou, as leituras que fazia e os locais que visitou como aviador. E, a partir destas correspondências, é possível conhecer alguns dos mais íntimos momentos de Saint-Exupéry, como pequenas alegrias, medos, saudades e tristezas.

Chorei quando li seu bilhetinho tão repleto de sentido, porque eu chamei por você no deserto.

Estava cheio de raiva contra a partida de todos os homens, contra aquele silêncio, e chamava minha mãezinha.

É terrível deixar para trás alguém que precisa de você como Consuelo.

Sente-se uma imensa necessidade de voltar para proteger e abrigar, e arrancam-se as unhas na luta contra essa areia que o impede de cumprir seu dever, e somos capazes de mover montanhas. Mas era de você que eu precisava para me proteger e me abrigar, e eu a chamava com um grande egoísmo de cabrito.

Foi em parte para Consuelo que voltei, mas é por você, mamãe, que se volta. Você, tão frágil, você sabia que era a esse ponto anjo da guarda, e forte, e sábia e tão cheia de bênçãos, que a invocamos, sozinhos, na noite?

A obra é considerada um verdadeiro tratado do amor de um filho. Transborda o grande afeto que o autor sentia por sua confidente e protetora.

Cartas à mãe, de Antoine Saint-Exupéry, publicado pelo selo Via Leitura, da Edipro, não é apenas um registro histórico da vida de um dos maiores expoentes da literatura francesa, mas também uma peça comovente que eterniza o amor entre um filho e sua mãe.

Sobre o autor: Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944) foi escritor, ilustrador e piloto francês. Aos 22 anos, já era piloto e subtenente da reserva da força aérea francesa. Como piloto comercial, chefiou um posto no sul de Marrocos, onde recebeu o apelido de senhor das areias. Nessa época, negociou com tribos mouras a libertação de pilotos detidos após aterrisagens forçadas. Em julho de 1944, partiu de uma base aérea na Córsega para uma missão de reconhecimento e não retornou. Os destroços de seu avião somente foram encontrados em 2004 na costa de Marselha. Seu corpo nunca foi encontrado.

​Dica:​
Cartas à mãe 
​- 
Saint-Exupéry
Editora: Via Leitura
Preço: R$ 36,90
Edição: 1ª edição, 2017
Tradução: Narceli Piucco
Tamanho: 14x21cm
Número de páginas: 160






Deixe seu comentário




Mais notícias • literatura



40 anos no ar
27 de Maio de 2017

Lançamento e sessão de autógrafos do​ novo​ livro ​do jornalista Francisco José, ​'40 anos no ar'​, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi​.

saiba mais

Santa Ajuda
15 de Maio de 2017

Micaela Góes​, a​presentadora do programa Santa Ajuda, do canal GNT, lança livro homônimo que traz dicas de organização para cada ambiente da casa.

saiba mais

Moda com Propósito
05 de Maio de 2017

O empresário André Carvallhal​, um dos grandes nomes da moda no Rio de Janeiro e no Brasil​,​​ volta às prateleiras com​ novo livro​ e afirma que é preciso ressignificar o mercado fashion​.​

saiba mais

Viva la Vida Tosca
12 de Abril de 2017

Escrita pelo jornalista André Barcinski, o lançamento da biografia sobre o cantor e apresentador João Gordo acontece na Fnac Brasília. A entrada é franca.

saiba mais

Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores
04 de Abril de 2017

Livro da historiadora Renata Almendra e da fotógrafa, arquiteta e urbanista Juliana Torres, que traz o relato visual do diálogo da arte urbana com o dia a dia da capital federal, será lançado na Galeria UrbanArts.

saiba mais

Cozinha de Estar
19 de Dezembro de 2016

Mais do que um livro de receitas, Cozinha de Estar é um guia para quem vai cozinhar e receber. Rita Lobo transforma sala e cozinha em uma coisa só, um ambiente aconchegante e espaçoso​.​

saiba mais

Mediterrâneos Invisíveis
02 de Dezembro de 2016

Em seu novo livro, Cristovam Buarque, depois de percorrer a fronteira da Turquia com a Síria, faz um relato das barreiras que separam a humanidade e propõe ações a serem tomadas em conjunto pelos líderes mundiais​.

saiba mais

O Biquíni Made in Brazil
09 de Novembro de 2016

A​ jornalista e editora de moda Lilian Pacce lança seu novo livro O Biquíni Made in Brazil no Shopping Iguatemi. A publicação conta a história do biquíni e destaca a qualidade das peças brasileiras como referência mundial​.​

saiba mais

Brasil de fio a pavio
02 de Novembro de 2016

Ganhador do Prêmio Jabuti​, ​Gilles Eduar lança seu novo livro em Brasília​. A obra interativa ​​conta as aventuras de uma capivara​ desconfiada​, um jacaré atirado e uma arara sabida​.

saiba mais

Arthur no Maravilhoso Mundo Real
17 de Outubro de 2016

O livro do escritor Paulo Almeida conta a história de Arthur e traz um alerta para o excesso do uso do computador pelas crianças​. O lançamento acontece no dia 22 de outubro, no shopping Pátio Brasil​. ​

saiba mais

O Que Tem na Geladeira?
04 de Outubro de 2016

Rita Lobo lança seu mais recente livro em Brasília. ​Fruto da parceria entre a Editora Senac São Paulo e a Editora Panelinha, a obra é dividida em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento.

saiba mais

​Guardiões da Verdade: Os Arcanjos da Guarda
16 de Agosto de 2016

Guilherme Augusto Lemos Linhares​, j​ovem escritor​ brasiliense​ lança livro sobre aventura, na Fnac​ do ParkShopping​. Mesmo antes de seu lançamento, o livro já vendeu mais de 100 exemplares.

saiba mais

Dicionário de Gastronomia
31 de Julho de 2016

O restaurante Manzuá, no ​Pontão do Lago Sul,​ recebe ​Myrna Corrêa​ para o lançamento de seu livro ​que traz 9​ ​mil termos técnicos da gastronomia​.

saiba mais

Encontro de Fãs do Harry Potter
26 de Julho de 2016

A livraria Saraiva promove um encontro descontraído entre os fãs do bruxo mais famoso de todos os tempos, Harry Potter, durante o lançamento do novo livro​.​

saiba mais

Perfumes de Paris
20 de Julho de 2016

Obra da​ escritora​ carioca Sayonara Salvioli, membro de academias de letras no Brasil e na França, revive a Belle Époque de Paris.​ O livro faz parte da Coleção Amores Proibidos​, da ​Primavera Editorial​.​

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Festival de Inverno no Pontão do Lago Sul
De 21 de junho a 05 de julho.
Peça um dos menus exclusivos no jantar e ganhe 
um prato assinado pelos artistas Toys e OmiK.
Gastronomia, Arte, Música, Patinação no gelo e Cinema sobre Rodas.

QI 10 Lago Sul - 3364.4041




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com