Dicas da Capital -
19 de Outubro de 2017



A trajetória de uma voz
29 de Agosto de 2017

literatura
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Divulgação

Advogado por formação e jornalista porque a vida o levou para os caminhos da comunicação. A trajetória do cearense que começou como locutor de rádio em Fortaleza, foi eleito prefeito da cidade com apenas 28 anos e terminou como presidente de um dos maiores grupos de comunicação do País, os Diários Associados, é contada em biografia que será lançada em Brasília, no dia 1.º de setembro.

A história da vida de Paulo Cabral de Araujo é contada pelos filhos, pelos companheiros de trabalho, por lideranças da comunicação, e em depoimentos dele próprio em entrevistas ou discursos ao longo do tempo. A obra é ainda permeada pelos fatos históricos do País que marcaram seus mais de 60 anos de vida profissional (começando nos anos de 1940 e terminando já no início dos anos 2000).  Considerado o grande herdeiro de Assis Chateaubriand, Cabral reergueu os Diários Associados na década de 1990, foi presidente da Associação Nacional dos Jornais por seis anos, vice-presidente da Associação Interamericana de Imprensa (SIP), e presidiu tanto o Correio Braziliense quanto os Diários Associados por 22 anos.

A filha Claudia Lirêda Cabral de Araujo percorreu alguns Estados onde o pai morou em busca de personagens e registros históricos.  “Foi um resgaste, um reviver, uma mexida em lembranças e sentimentos que nem eu mesma sabia que estavam lá. Uma experiência incrível e um enorme aprendizado, já que muita coisa nós, filhos, nem mesmo conhecíamos, como boa parte da história dos nossos avós e da infância do nosso pai”, explica.

Paulo Cabral foi casado durante 64 anos com Maria Coeli, que atualmente está com 90 anos e vai participar do lançamento da biografia.  O casal teve 8 filhos, 20 netos e 18 bisnetos, alguns dos quais o bisavô não conheceu. Falecido em 2009, ele não acreditava que merecesse um livro para contar a história, mas os filhos decidiram que era preciso registrar. Em tempos de discussões sobre aposentadoria e longevidade, Paulo se orgulhava de contar para todos que trabalhou dos 17 aos 81 anos. “Foram 64 anos de atividade, desde que assinaram minha carteira de trabalho”, repetia com imensa satisfação.

​Dica:
Lançamento da Biografia de Paulo Cabral de Araujo – A trajetória de uma voz (editora Biografa)
​Dia 1º de setembro, sexta-feira, ​das 19h às 22h
Local: Associação Médica de Brasília
​ (​
Setor de Clubes Esportivos Sul
​)
Os interessados em adquirir um exemplar, entrar em contato pelo e-mail contato@institutopaulocabral.com.br
Outras informações também no site https://www.institutopaulocabral.com.br/ ou na própria editora http://www.biografa.com.br






Deixe seu comentário




Mais notícias • literatura



A morte do diplomata: um mistério arquivado pela ditadura
02 de Agosto de 2017

Livro-reportagem conta a história de morte misteriosa no tempo da ditadura será lançado em Brasília​. ​Lançamento ​acontece no Carpe Diem​.​

saiba mais

Bate-papo com Graça Ramos
14 de Julho de 2017

A escritora ​Graça Ramos​ vai bater um papo com mães e pais sobre literatura infantojuvenil​, na ​Livraria Cultura, no CasaPark Shopping​.

saiba mais

40 anos no ar
27 de Maio de 2017

Lançamento e sessão de autógrafos do​ novo​ livro ​do jornalista Francisco José, ​'40 anos no ar'​, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi​.

saiba mais

Santa Ajuda
15 de Maio de 2017

Micaela Góes​, a​presentadora do programa Santa Ajuda, do canal GNT, lança livro homônimo que traz dicas de organização para cada ambiente da casa.

saiba mais

Cartas à mãe
08 de Maio de 2017

A Edipro, com o selo Via Leitura, que publica os maiores clássicos da literatura, relança obra​ Cartas à mãe, de Saint-Exupéry​, que é considerada um verdadeiro tratado de amor do filho para a mãe​.​

saiba mais

Moda com Propósito
05 de Maio de 2017

O empresário André Carvallhal​, um dos grandes nomes da moda no Rio de Janeiro e no Brasil​,​​ volta às prateleiras com​ novo livro​ e afirma que é preciso ressignificar o mercado fashion​.​

saiba mais

Viva la Vida Tosca
12 de Abril de 2017

Escrita pelo jornalista André Barcinski, o lançamento da biografia sobre o cantor e apresentador João Gordo acontece na Fnac Brasília. A entrada é franca.

saiba mais

Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores
04 de Abril de 2017

Livro da historiadora Renata Almendra e da fotógrafa, arquiteta e urbanista Juliana Torres, que traz o relato visual do diálogo da arte urbana com o dia a dia da capital federal, será lançado na Galeria UrbanArts.

saiba mais

Cozinha de Estar
19 de Dezembro de 2016

Mais do que um livro de receitas, Cozinha de Estar é um guia para quem vai cozinhar e receber. Rita Lobo transforma sala e cozinha em uma coisa só, um ambiente aconchegante e espaçoso​.​

saiba mais

Mediterrâneos Invisíveis
02 de Dezembro de 2016

Em seu novo livro, Cristovam Buarque, depois de percorrer a fronteira da Turquia com a Síria, faz um relato das barreiras que separam a humanidade e propõe ações a serem tomadas em conjunto pelos líderes mundiais​.

saiba mais

O Biquíni Made in Brazil
09 de Novembro de 2016

A​ jornalista e editora de moda Lilian Pacce lança seu novo livro O Biquíni Made in Brazil no Shopping Iguatemi. A publicação conta a história do biquíni e destaca a qualidade das peças brasileiras como referência mundial​.​

saiba mais

Brasil de fio a pavio
02 de Novembro de 2016

Ganhador do Prêmio Jabuti​, ​Gilles Eduar lança seu novo livro em Brasília​. A obra interativa ​​conta as aventuras de uma capivara​ desconfiada​, um jacaré atirado e uma arara sabida​.

saiba mais

Arthur no Maravilhoso Mundo Real
17 de Outubro de 2016

O livro do escritor Paulo Almeida conta a história de Arthur e traz um alerta para o excesso do uso do computador pelas crianças​. O lançamento acontece no dia 22 de outubro, no shopping Pátio Brasil​. ​

saiba mais

O Que Tem na Geladeira?
04 de Outubro de 2016

Rita Lobo lança seu mais recente livro em Brasília. ​Fruto da parceria entre a Editora Senac São Paulo e a Editora Panelinha, a obra é dividida em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento.

saiba mais

​Guardiões da Verdade: Os Arcanjos da Guarda
16 de Agosto de 2016

Guilherme Augusto Lemos Linhares​, j​ovem escritor​ brasiliense​ lança livro sobre aventura, na Fnac​ do ParkShopping​. Mesmo antes de seu lançamento, o livro já vendeu mais de 100 exemplares.

saiba mais

Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



De 10 a 12 de outubro tem Festival Ítalo Peruano no Taypá.
 Um menu em seis etapas, executado a quatro mãos, 
pelo chef Marco Espinoza e por Renato Carioni, chef do restaurante Cosi de São Paulo.




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com