Dicas da Capital -
19 de Outubro de 2017



Darlan 70 anos
29 de Agosto de 2017

pelos shoppings
Por: Redação e Assessorias
Fotos de: Carlos Terrana

Comemorando as sete décadas de vida e cinco décadas em Brasília do artista Darlan Rosa, o Espaço Venâncio Cultural, no Venâncio Shopping
​ recebe ​
a exposição “DARLAN 70 ANOS”. A mostra reúne duas esculturas grandes, além de esculturas-maquetes e pinturas digitais, que abraçam sua trajetória artística. A exposição fica em cartaz até 29 de setembro, com entrada livre. Na abertura, Darlan Rosa estará lançando e autografando o livro “Não é verdade nem mentira, é arte”, também dele. Um curta-metragem de mesmo nome, que conta a história de Darlan Rosa e sua obra, integra a exposição.

“Muita gente conhece minhas esferas, espalhadas por Brasília, mas poucos conhecem meus outros trabalhos, feitos na última década, desde a inauguração do parque ‘Casulo’, no CCBB”, lembra Darlan Rosa. São peças que partem da desconstrução das esferas, desmanchando-se em curvas e cubos que passeiam pelo espaço, todas em aço, material com que o artista trabalha.

Criadas por meio de programas de computador, feitas de forma virtual, as obras de Darlan são compostas por peças parafusadas umas às outras, depois de fabricadas por empresas especializadas no trabalho com o material. “As artes plásticas estão chegando ao ponto em que a criação é o auge, utilizando a tecnologia a serviço do artista. No meu trabalho, uma vez que o desenho está pronto, mando as peças para produção, dando preferência para empresas que usem corte a laser e que estejam o mais perto possível do local onde vou instalar a peça”, conta o artista.

Buscando equilíbrio entre tração e compressão – o que possibilita movimento e leveza –, Darlan Rosa explica que facilitar a produção e o transporte das obras é uma das preocupações ao criá-las. “Trabalho com o conjunto de circunstâncias: otimizo o desenho, penso no tamanho padrão das chapas para evitar perdas, baixar o custo e diminuir o desperdício. O aço é o material mais reciclado no planeta e o mais barato. Minha busca é fazer a maior peça possível com chapas mais finas, baixando o peso e o preço”, explica o artista.

Seis pinturas digitais, feitas no computador e impressas em telas pelo processo de fine art também compõem a exposição “DARLAN 70 ANOS”. No livro e no vídeo, o artista mostra trabalhos feitos por ele, e guardados pela mãe, desde que tinha 9 anos, em sua cidade natal, a mineira Coromandel, onde o pai tinha uma fábrica de ladrilhos. “Minha formação foi feita com desenhos de ladrilhos para decoração de túmulos e altares”, lembra.

Darlan Rosa chegou a Brasília com 20 anos, para estudar e trabalhar. Cursou comunicação social e trabalhou como jornalista no Ministério da Educação, escrevendo, diagramando e editando revistas. Passou por programas de TV e, no Ministério da Saúde, foi encarregado de criar a comunicação visual de medicamentos. Sua paixão pela computação gráfica surgiu juntamente com a chegada do recurso ao mercado. Quando se aposentou, decidiu unir a arte à computação, criando suas esculturas em aço. Conhecido em todo o País e no exterior, Darlan Rosa tem 35 obras espalhadas em nove países, além do Brasil. Em Brasília, 46 de suas esculturas ocupam edifícios públicos e privados, como acervo da cidade – fora das coleções particulares. Hoje, tem exposição marcada para San Salvador, em El Salvador, e está negociando levar mostra com seu trabalho à Tailândia.

A mostra está aberta para marcação de visitas de escolas e universidades. Também podem ser programadas aulas especiais tendo a exposição como locação.

​Dica:
​Exposição "Darlan 70 anos", de Darlan Rosa​
​Visitação 
até 30 de setembro
​, ​
das 10h às 19h
Local: Espaço Venâncio Cultural, no Piso Térreo do Venâncio Shopping 
​(​
SCS Quadra 8
​)​
Entrada
​ ​
gratuita
​Mais i
nformações: 3208-2000






Deixe seu comentário




Mais notícias • pelos shoppings



Talk show com Martha Medeiros
17 de Outubro de 2017

Para falar sobre o empoderamento feminino, o Conjunto Nacional apresenta o talk-show #ATITUDE50, realizado pela escritora Martha Medeiros e conduzido pela jornalista Kika Gama Lobo.

saiba mais

​L​ego® N​injago
29 de Setembro de 2017

Em comemoração ao Dia das Crianças,​ o ​ParkShopping traz as aventuras do mundo L​ego® N​injago​ para o público entre 18 meses e 12 anos​.

saiba mais

​Fernanda Abreu no Pátio Brasil​
27 de Setembro de 2017

A​ cantora​ carioca​ Fernanda Abreu ​se ​apresenta​ no Pátio Brasil pelo​ projeto Executiva no Palco. A entrada é gratuita​.​

saiba mais

Primavera no Conjunto Nacional
23 de Setembro de 2017

No auge da seca no DF​ o​ Conjunto Nacional presenteia clientes com charmosas garrafas com infusor​. ​A promoção faz parte da campanha de Primavera do Conjunto Nacional.

saiba mais

Aula-show com o chef mais premiado da capital
22 de Setembro de 2017

Marco Espinoza, o chef mais premiado da capital federal​, é a atração d​a 46ª edição do Mercadinho do Brasília Shopping​. O chef ministra aula-show gratuita sobre gastronomia andina e novoandina​.

saiba mais

PKS Fashion Days
18 de Setembro de 2017

Durante dois dias o ParkShopping​ vai comemorar a chegada das novas coleções ​Primavera/Verão, trazer bate-papos, desfiles e apresentação de looks com a presença de convidados especiais​.​

saiba mais

Casa&Flor
12 de Setembro de 2017

O CasaPark​ apresenta a primeira edição do Casa&Flor, que reunirá flores, plantas e produtos de jardinagem, vindos direto de Holambra​, São Paulo.

saiba mais

Brincando e aprendendo
27 de Agosto de 2017

O ParkShopping recebe o projeto “O Trânsito e Eu”, onde crianças, de 1 a 12 anos, aprendem sobre regras de trânsito por meio de brincadeiras.

saiba mais

Zero500Club Cars
24 de Agosto de 2017

JK Shopping e Zero500Club Cars realizam encontro beneficente​ no estacionamento do mall.​ O encontro vai reunir cerca de 700 carros modificados, de drift e de arrancada.

saiba mais

​Feira de livros Book Lovers Kids
22 de Agosto de 2017

Grande sucesso entre o público infanto-juvenil, ​​feira que traz mais de três mil títulos de livros a preços promocionais ​se instala por mais de um mês na Praça Central do Conjunto Nacional​.​

saiba mais

Paulinho Moska
22 de Agosto de 2017

O cantor ​Paulinho Moska faz show​ gratuito na ​área externa do ​Pátio​ Brasil Shopping​. Quem doar uma lata de leite em pó ganha ingresso para as cadeiras VIPs​.​

saiba mais

Novelaria do Pátio
16 de Agosto de 2017

A próxima aula de novelaria do Pátio Brasil Shopping vai falar sobre a confecção de panos de prato utilizando a técnica de carimbo mania. A participação é gratuita.

saiba mais

Brasília Pet Show​
10 de Agosto de 2017

​Com entrada gratuita, a 3ª edição do evento​ Brasília Pet Show​, ​a ​maior feira de animais de estimação do país, acontece​ na área externa do ​shopping ​Pátio Brasil​.​​

saiba mais

Erick Jacquin no Mercadinho do Brasília
10 de Agosto de 2017

O chef francês ​Erick Jacquin comanda as caçarolas da cozinha gourmet da próxima edição do Mercadinho do Brasília e promete espalhar os cheiros e sabores da sua gastronomia​ pelo mall.

saiba mais

Programação especial Dia dos Pais Venâncio Shopping
27 de Julho de 2017

O Venâncio Shopping preparou uma programação especial e educativa para comemorar o Dia dos Pais. A homenagem vai além de uma ação comercial, o objetivo é chamar a atenção para a Paternidade Responsável.

saiba mais

Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



De 10 a 12 de outubro tem Festival Ítalo Peruano no Taypá.
 Um menu em seis etapas, executado a quatro mãos, 
pelo chef Marco Espinoza e por Renato Carioni, chef do restaurante Cosi de São Paulo.




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com