Dicas da Capital -
23 de Junho de 2017


Dicas de saúde para uma viagem tranquila
26 de Setembro de 2016

Turismo
Por: Geraldo Gurgel/Mtur
Fotos de: Gustavo Messina/Mtur

Ao interromper a rotina e embarcar em uma viagem, ainda que curta, -  a trabalho ou lazer -, o visitante encontra um ambiente diferente. Se a ideia é fugir das preocupações, é preciso de manter atento a uma questão: a saúde.  Para isso, o planejamento é fundamental. O site Viaje Legal, do Ministério do Turismo, reúne dicas valiosas sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir uma viagem tranquila e segura.

Até a roupa que será usada deve ser apropriada ao meio de transporte e ao clima do destino turístico, seja ele quente, frio, úmido ou seco. Antes de embarcar para o destino, é importante se informar sobre a rede credenciada para o plano de saúde do viajante apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) garantir acesso universal e gratuito para todos os brasileiros.  Outro ponto importante é assegurar se a região de destino demanda algum tipo de cuidado especial, como vacinas. O planejamento evita também que o turista enfrente epidemias ou visite locais com risco de infecção grave.

Para os adeptos da gastronomia local, um alerta: água não tratada e bebidas preparadas com gelo de origem duvidosa estão entre os principais vetores de doenças. Peixes e frutos do mar podem causar alergias e, em situações mais extremas, até problemas neurológicos. Já alimentos vendidos nas ruas também podem ser uma ameaça à saúde do viajante.

“Por meio do Viaje Legal, o Ministério do Turismo orienta o viajante a uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir um passeio sem problemas. É um importante material que serve para apoiar o turista em vários aspectos, desde a contratação do pacote turístico, passando pelo embarque e hospedagem, até questões de saúde”, explicou Isabel Barnasque, diretora interina de Formalização e Qualificação no Turismo.

A estação escolhida para a viagem também merece atenção, uma vez que algumas doenças são típicas do inverno, enquanto outras estão mais associadas ao verão. O guia Viaje Legal orienta, ainda, que qualquer problema de saúde, como alergia a alimentos, problemas cardíacos ou alguma necessidade especial sejam comunicadas ao agente de viagem. É importante também respeitar as regras de segurança nos transportes e equipamentos turísticos. São cuidados que reduzem riscos de acidente e o perigo de contrair doenças durante o passeio.

VACINAS – A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para regiões com risco da doença. A validade da imunização é de 10 anos. Crianças, adultos e idosos devem viajar sempre em dia com os exames de rotina e o calendário de vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), entre elas, gripe, sarampo, rubéola e paralisia infantil. Fonte: pni.datasus.gov.br

Vale lembra que algumas infecções só se manifestam após o retorno para casa. Nesse caso, o turista deve indicar o roteiro da viagem para que o médico possa identificar possíveis causas, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença. Fonte: portalsaude.saude.gov.br







Deixe seu comentário




Mais notícias • Turismo



Feira de Intercâmbio
22 de Setembro de 2016

O evento reúne universidades dos EUA em Brasília​. ​Com entrada gratuita, estudantes podem assistir palestras e pedir aconselhamento com representantes de grandes instituições de educação norte-americanas​.

saiba mais

Vai viajar ou precisa enviar dinheiro para o exterior?
16 de Agosto de 2016

A Confidence Câmbio ​acaba de lançar seu​ aplicativo gratuito​ ​que facilita ​a vida​ dos clientes​ na hora de fazer operações com moedas estrangeiras​, garantindo total segurança.

saiba mais

Lei reduz para 6% imposto sobre remessas
21 de Julho de 2016

Texto publicado pelo Diário Oficial da União será válido até dezembro de 2019. Medida vale somente para empresas cadastradas no Ministério do Turismo​.​

saiba mais

Pampulha é Patrimônio Mundial
18 de Julho de 2016

Por ​u​nanimidade, ​a ​40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco​, realizada em Istambul, na Turquia,​ aprovou a inscrição do bem brasileiro na lista de proteção e preservação internacional​.​

saiba mais

Três destinos no Sul do Brasil​
10 de Julho de 2016

A Agência de Notícias do Ministério do Turismo ​esteve na região​ Sul do Brasil​ para acompanhar o trajeto da chama olímpica e aproveitou para selecionar passeios encantadores em três destinos, e o melhor: em uma viagem só.

saiba mais

Guia Turismo e Sustentabilidade
06 de Junho de 2016

A publicação, lançada pelo Ministério do Turismo, aborda a definição de conceitos como Turismo Sustentável, além de dar dicas sobre o tema a todos os envolvidos no setor e demais interessados.

saiba mais

Ampliação do Aeroporto
08 de Janeiro de 2016

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubichek anuncia a primeira Cidade Aeroportuária da América do Sul. A ampliação prevê uma nova sala de embarque internacional, shopping center e 5 hotéis.

saiba mais

​Decoração de ​Natal no Pontão
16 de Novembro de 2015

O Pontão do Lago Sul inaugur​ou sua decoração de Natal​ inspirada na clássica história do dinamarquês Hans Christian Andersen, “Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”.

saiba mais

20 anos da Sala Egípcia
13 de Outubro de 2015

Inaugurada pelo diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, o espaço que reproduz o antigo Egito, no Templo da Boa Vontade, é destinado à prece e meditação.

saiba mais

26 anos Templo da Boa Vontade
28 de Setembro de 2015

Fundado por Paiva Netto, o TBV está prestes a comemorar mais um aniversário e continua a cumprir sua missão de proporcionar paz, levando o ecumenismo irrestrito aos corações de todos os peregrinos que passam pelo monumento mais visitado de Brasília.

saiba mais

Festival de Música Instrumental e arte popular de Cavalcante
20 de Agosto de 2015

A 11ª edição do festival será realizada no município da Chapada dos Veadeiros. A entrada é franca e contará com uma diversificada programação que mescla shows, apresentações circenses, exposições, feira de artesanato e gastronomia.

saiba mais

Serviço de translados do Clarion Jade
26 de Maio de 2015

​O ​hotel oferece​ aos hóspedes​ transfer para a Zona Central de Brasília, Setor Comercial Sul e Norte, Esplanada dos Ministérios e Parkshopping. Excelente para quem não conhece a cidade e deseja chegar ao destino com segurança e conforto.

saiba mais

Pontão do Lago Sul
05 de Janeiro de 2015

Inaugurado em março de 2002, atrativos não faltam ao maior centro de lazer e entretenimento da capital federal. Gastronomia variada, programação cultural e esportiva, amplo estacionamento, além do seu clima quase praiano e do belíssimo pôr-do-sol.

saiba mais
Capital Gourmet

Fotos, cardápios, localizações, promoções e sugestões para você se divertir em Brasília.


Cadastro

Ao se cadastrar você passa a receber e-mails com as melhores dicas da cidade, além de poder concorrer aos ingressos para shows, teatro, jantares e muito mais!



Promoções

Dica do dia



Comemore o Dia dos Namorados no BSB Grill
O restaurante vai oferecer três opções de pratos, individuais e para compartilhar.
Duas opções de sobremesas e vinhos Origem Casa Valduga para harmonizar.




dicas da capital nas redes sociais



desenvolvido por: brunorios.com