U​ma Espécie de Alasca estreia na Caixa Cultural

Foto: Divulgação

Após sucesso de crítica em São Paulo e Rio de Janeiro, de 21 a 23 de setembro, a CAIXA Cultural Brasília recebe o espetáculo teatral “Uma Espécie de Alasca”. O texto de Harold Pinter, Prêmio Nobel de Literatura em 2005, conta com a direção de Gabriel Fontes Paiva, que também assina a iluminação e a adaptação do texto. “Uma Espécie de Alasca” foi inspirada na obra literária “Despertando”, de Oliver Sacks, que teve sua primeira publicação em 1973, por Gerald Duckworth e Cia.

No elenco Yara de Novaes, que interpreta Débora, em coma há 29 anos, após contrair a doença do sono (encefalite letárgica), que acorda com a mente de 16 anos de idade, Miriam Rinaldi e Jorge Emil, sua irmã Paulinha e seu cunhado, o dedicado médico Hornby, que cuidaram de Débora ao longo de todo esse tempo. “Yara, Miriam e Jorge são artistas genuínos que gostam de se aventurar em territórios ainda não explorados porque sabem que é no risco que podemos avançar mais”, comenta o diretor Gabriel Fontes Paiva.

A inspiração do inglês Harold Pinter para a peça veio da leitura do livro “Despertando”, do renomado neurologista Oliver Sacks, o qual apresenta casos de pessoas que com a vida suspensa por décadas, de repente, retornam ao mundo em função de testes com um novo tipo de medicamento, descoberto na década de 1960. Pinter compreendeu aqueles pacientes até mais do que seus próprios médicos, segundo eles próprios observaram depois de assistir a primeira montagem do texto em Londres. “Por motivos explicados apenas pela espiritualidade ou sensibilidade de um gênio, o dramaturgo não precisou conversar com Sacks, nem visitar o hospital onde os doentes ficavam para entender a fundo sua alma. Isso mostra como o teatro pode mergulhar no inconsciente, resgatando de lá, sem juízo de valor, nossa mais sincera humanidade.”, comenta o diretor, que assina também a adaptação. “O que me capturou nesse texto foi o quanto ele é profundo para tratar questões existenciais, utilizando como ponto de partida um caso real”.

Dica:
Uma Espécie de Alasca – com Yara de Novaes, Miriam Rinaldi e Jorge Emil
De 21 a 23 de setembro. Sexta e sábado, às 20h. Sábado e domingo, às 18h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de item arrecadado no mês)
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h; contato: (61) 3206 6456
Classificação Indicativa: 12 anos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here