Da Redação
Foto: Sarah Leal
De 6 a 8 de setembro, na área externa do Eixo Cultural Ibero-Americano, o Festival Bocadim retorna a Brasília com artistas nacionais aclamados pelo público. A icônica e irreverente Banda Uó (GO/SP), fará show exclusivo no evento; o cantor Thiago Pethit (SP) retornando aos palcos com performance teatral e sucessos; Raquel dos Teclados (BA) a rainha da sofrência; Lamparina (MG) sensação da juventude na fusão pop-rock-indie, Zaynara (PA) grande revelação de tecno-brega-melody, amadrinhada pela cantora Joelma e a banda argentina de kumbia-pós-punk Kumbia Queers (ARG) são algumas das atrações.
Outros nomes confirmados incluem a Banda do Músico-DJ-Produtor Musical (SP), Kassin (RJ), DJs Telma e Selma (DF) e Laine D’Oliva (DF).
Para Dayse Hansa, idealizadora, coordenadora e curadora do festival, este é um momento extremamente importante. “A 10ª edição comemorativa do evento que surgiu em 2014 como um festival que se propunha a trazer um line-up composto de muita diversidade e colocando na cena artistas LGBTQIAP+ e mulheres, é motivo de orgulho. Em um tempo em que os line-ups da cidade não demonstravam tanta diversidade, hoje, estamos certos de que o BOCADIM contribuiu significativamente para a inclusão desses artistas nas programações de festivais médios e grandes da cidade. Orgulha-nos sermos um festival com diversidade de gêneros musicais, como sempre brincamos, um bocadim de tudo para todes”, afirmou Dayse.
Seleção Local e Regional
Os artistas selecionados (as) por meio de um edital com curadoria local, composta por produtores (as) e musicistas como Brenda Lima, Eduarda Kona Zion, Eli Moura, Mar Nóbrega e Rafaella Ferrugem são: Bárbara Silva, Blake Damon, Ediá, Elon (PB), Gaivota Naves, Kluber (PR), Lunar Dream, Pratanes, Puta Romântica, Ralé Xique, Shaira e Thiago Jamelão
Novidades
O festival BOCADIM anuncia um conjunto de inovações. Entre elas, destaca-se a ativação de um plano de sustentabilidade, que, além de gerir os resíduos, foca no cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e na implementação de uma Praça de Alimentação com opções vegetarianas e veganas, visando reduzir os impactos ambientais do consumo de alimentos que tem por base o consumo de carne de animais.
Além disso, o festival promoverá ações de respeito e equidade para trabalhadores (as) do backstage e oferecerá um espaço de acolhimento para possíveis casos de assédio.
As ações formativas prévias ao festival, que já são tradicionais, como oficinas de produção cultural e coquetelaria, continuarão sendo oferecidas de forma gratuita às pessoas inscritas.
Dica:
10ª Edição do Festival BOCADIM
De 06 a 08 de setembro
Local: Eixo Ibero-americano de Cultura (antiga Funarte)
Ingressos (1º lote): no Shotgun R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Ponto de venda: https://shotgun.live/festivals/festival-bocadim
Classificação Indicativa: 16 anos
Instagram: @festivalbocadim