Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Sr. Coelho volta ao Taguatinga Shopping em evento gratuito

    28/03/2026

    Cavaleiro olímpico Stephan Barcha ministra clínica de salto na Sociedade Hípica de Brasília

    27/03/2026

    Brasília é​ a​​ primeira rota turística​ do país com ônibus movido a hidrogênio verde

    27/03/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Qual é a boa?»Mesa de jantar: funcional, decorativa ou tudo junto e misturado?

    Mesa de jantar: funcional, decorativa ou tudo junto e misturado?

    Mesa de jantar Serpentina da FGMF para Líder / Divulgação
    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Por Gilberto Evangelista
    Fotos: Divulgação

    Sem vocação alguma para ser coadjuvante, a mesa de jantar nasceu para ser uma das principais peças dentro da decoração. Mesmo quando os espaços não são generosos, ela está lá, em pequenas proporções, mas sua presença é garantida. Também pudera, é em torno dela que nos alimentamos diariamente e comemoramos diversos momentos da vida com a presença de familiares e amigos. É ela quem presencia namoros vivarem casamentos, entre tantas outras intimidades.

    Mas até aqui só falamos da sua primeira característica, que é aquela ligada às refeições. E nesta segunda matéria do especial Achados Casapark na Casacor Brasília 2023, queremos destacar outras funções que o móvel pode ter, bem como apresentar duas descobertas feitas em ambientes da mostra que estão disponíveis em suas respectivas lojas naquele centro comercial. A primeira delas está no espaço Home Pub de Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub da Rysc Arquitetura, a mesa Serpentina, assinada pela FGMF, vendida pela Líder.

    Home Pub de Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub – Rysc Arquitetura / Edgar César Divulgação

    Com pés em perfis metais retangulares, que conferem a sensação de movimento, a mesa possui tampo de madeira clara e “que gostamos muito, pois sempre traz um toque mais aconchegante e natural para qualquer ambiente”, explica Yasodhara que trouxe para a CASACOR um espaço com múltiplo uso, onde o loft tem área gourmet integrada à sala de jantar e ao home cinema. Vale destacar que “a grande tendência hoje tem sido as mesas em madeira e pedras naturais, numa mescla de formas orgânicas e ortogonais que trazem charme e movimento aos ambientes”, completa.

    Ainda em relação aos formatos, Chaibub lembra ainda que as redondas são mais usadas em espaços pequenos, enquanto as retangulares nos maiores. Porém, “a escolha de qualquer mesa deve sempre ser feita avaliando também o uso e a área disponível que cada um tem disponível”. E apesar de apostar em funcionalidade, lembra que não devemos deixar de lado sua função estética de ressaltar a personalidade e o modo de viver dos moradores da residência em questão.

    E personalidade é o que não falta à mesa Ballet II com design de Jader Almeida, comercializada pela Hill House, que se encontra na Casa Conectada Claro idealizada por Ney Lima e Walléria Teixeira. O ambiente que é totalmente automatizado e tem suas “janelas” voltadas para o gramado do Estádio Mané Garrincha é requintado e luxuoso, o que destaca ainda mais as formas dessa peça que tem tampo de mármore bipartido e bordas levemente abauladas, além de pés de madeira tingida preto fosco.

    Casa Conectada Claro de Ney Lima e Walléria Teixeira – Rysc Arquitetura / Edgar César Divulgação

    “Estamos falando de uma mesa que é uma obra de arte, assim como todas as peças criadas pelo Jader Almeida”, destaca o consultor de vendas Lello Pontes, que faz questão de frisar que mostras de arquitetura e decoração ajudam as pessoas a fazerem descobertas que se complementam na loja. Afinal “aqui você pode descobrir que ela feita em outro mármore, ela ficará até mais bonita quanto aquela que está exposta, além de outros tamanhos e medidas que vão servir melhor às necessidades de cada pessoa”, diz.

    Cadeiras

    Assim como Romeu e Julieta, a mesa pede seu complemento natural que são as cadeiras, e como prometido no post que fizemos no nosso Instagram (e que você pode ver clicando neste link), vamos falar um pouco sobre elas que, hoje em dia, estão sendo muito utilizadas em altura proporcional do encosto ao tampo das mesas, justamente para deixar a beleza dessa peça sobressair. Mas, assim como ensina Yasodhara, não existem regras fixas. “Nós gostamos muito da linguagem em harmonia entre os mobiliários, combinando estilos e materiais das peças. Mas tratando-se de decoração podemos sempre ousar em algumas escolhas com contraste se tiver relação com a identidade do cliente”.

    Mesa de jantar Ballet II de Jader Almeida – Hill House / Instagram do Designer – Divulgação

    Ousadia de escolha e mistura de diferentes formatos e design é uma aposta que a Hill House também o faz tranquilamente. Ao entrar na loja é possível ver “diferente instalações, como se estivéssemos em uma grande galeria de arte”, nas palavras de Lello diversas possibilidades onde cadeiras de diferentes acabamentos, cores e tecidos estão ao lado de outras em couro, madeira e metal em torno de uma mesma mesa. “Vai depender do gosto de cada um, mas somente sentando e experimentando para descobrir, com o nosso auxílio que a pessoa gosta para a sua vida”, avalia Lello.

    Então, se você vai escolher cadeiras para a sua mesa seguem algumas considerações finais:

    – Conforto tem que ser a primeira regra, principalmente para quem gosta de fazer as refeições à mesa;

    – Pode misturar modelos, mas para quem não se sente seguro, experimente dois modelos, um para as cabeceiras e outro para as laterais;

    – Lembre-se que vale usar impermeabilizante em cadeiras de tecido, principalmente nas de cores claras, que sujam mais facilmente;

    – Cores contrastantes àquelas da mesa vai trazer uma vibe mais moderna.

    – E por que não misturar cadeiras e bancos que são excelentes para multiplicar pessoas à mesa em espaços mais reduzidos?

    Dica:
    2º episódio da série: Achados Casapark na CASACOR Brasília 2023
    Assista: https://www.instagram.com/p/CxL_vNev8QW/

    Previous ArticleParque da Cidade recebe 28ª edição do Brasília Capital Fitness
    Next Article GDF fez inspeção no Pontão e não encontrou nenhum carrapato

    Posts relacionados

    Remembear promove encontro especial de Páscoa neste sábado

    Brasília será palco da Etapa Outono do maior circuito de corridas de rua do mundo

    Brasília lidera ranking de energia solar entre as capitais

    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Sr. Coelho volta ao Taguatinga Shopping em evento gratuito

    O Taguatinga Shopping ampliou a programação do seu tradicional evento de Páscoa. O Sr. Coelho desembarca no mall Nos dias dias 28 e 29 de março e 04 e 05 de abril, o Sr. Coelho desembarca no Centro de Compras para uma experiência lúdica que promete transformar a data em um momento de imaginação, afeto e memórias em família. O evento é gratuito, com inscrição pelo App TGS, e as vagas são limitadas.

    Cavaleiro olímpico Stephan Barcha ministra clínica de salto na Sociedade Hípica de Brasília

    27/03/2026

    Brasília é​ a​​ primeira rota turística​ do país com ônibus movido a hidrogênio verde

    27/03/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.