8º Festival do Japão Brasília

2492

Por Felipe Oliveira
Foto: Divulgação

Considerado o maior evento sobre a cultura japonesa do Distrito Federal, o Festival do Japão Brasília chega a oitava edição. Entre os dias 28 e 30 de junho, o evento, organizado pela Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (FEANBRA), tem a expectativa de receber mais de 45 mil pessoas no pavilhão do ExpoBrasília, localizado no Parque da Cidade. No palco principal, a programação está recheada de shows de cantores de música japonesa, apresentações de Taiko (tambores), Odori (dança tradicional), Matsuri Dance, Awa Odori, que é considerado a dança do carnaval japonês, Shamisen (banjo), Shishimai (dança do leão) e demonstração de Shodô com pincel e papel gigantes, demonstrações de artes marciais como o caratê estilo Kyokushin, judô, Aikidô, Kendô (arte dos samurais), Ninjutsu (técnicas de luta dos antigos ninjas).

O espaço cultural trará várias exposições e oficinas de artesanato em papel washi como o origami, kirigami e oshi-ê, bonsai (árvore miniaturizada), ikebana (arranjos), gô e shogi (jogos de tabuleiro) e, ainda, workshops informativos sobre bolsas de estudo e intercâmbios culturais e técnicos com o Japão e, este ano, o Festival contará com a presença da Hello Kitty, a gatinha mais fofa do mundo. No alegre e colorido espaço de cultura pop, acontecerá o desfile de cosplay, artist’s alley, espaço de valorização de artistas onde o público poderá apreciar o trabalho de desenhistas especializados em animes, mangás e quadrinhos. Para a onda do momento, terá a arena de e-sports, vídeo games e jogos de tabuleiro.

O Festival do Japão Brasília contará com um espaço de variedades com stands onde é possível encontrar de tudo: massoterapia, quimonos e yukatas, brinquedos, utensílios domésticos, produtos alimentícios e uma infinidade de produtos.

A festa da cultura japonesa no Distrito Federal também é o maior evento da gastronomia japonesa com 20 stands, onde o visitante poderá degustar pratos já conhecidos como o yakisoba, lámen, udon, tempurás, camarão empanado, bem como, pratos que ainda não são muito populares, tais como: tyampon, oshiruko, kushikatsu, somen, tempurá de sorvete e outros. A programação conta ainda com feira de produtos hortícolas e flores, artesanato local e a 5ª edição do concurso de beleza Miss Nikkey DF.

Dica:
8º Festival do Japão Brasília
De 28 a 30 de junho, sexta à domingo, às 18h
Local: ExpoBrasília (Parque da Cidade)
Ingresso (valores referentes à meia-entrada):
Simples – R$ 10
Pontos de venda: No local
Classificação indicativa: Livre