Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Cavaleiro olímpico Stephan Barcha ministra clínica de salto na Sociedade Hípica de Brasília

    27/03/2026

    Brasília é​ a​​ primeira rota turística​ do país com ônibus movido a hidrogênio verde

    27/03/2026

    Parques de Brasília ganham pontos de hidratação

    27/03/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Daqui e Dali»Projeto promove mais de 7 mil visitas guiadas gratuitas à Praça dos Três Poderes

    Projeto promove mais de 7 mil visitas guiadas gratuitas à Praça dos Três Poderes

    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Da Redação
    Foto: Divulgação

    O projeto Percaminho – Cidade Visitada está em seus últimos dias de atuação na Praça dos Três Poderes. Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), a iniciativa promove visitas guiadas em diferentes pontos da praça, tendo como foco a história, política, arquitetura e simbolismo do local. As caminhadas são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, às 9h e às 17h30, e aos sábados e domingos, às 10h e às 17h. Os interessados podem participar até o dia 22 de outubro. Não é necessário agendamento prévio.

    “Iniciativas como o Fundo de Apoio à Cultura são fundamentais para dar visibilidade a projetos que enriquecem não só a nossa cultura, mas a construção da nossa história. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) tem se debruçado para proporcionar mais acesso a linhas de fomento cultural e valorizar nossos fazedores de cultura”, afirmou o secretário Claudio Abrantes.

    O Percaminho é uma uma oportunidade para turistas e brasilienses explorarem os monumentos do Distrito Federal que simbolizam a história e a democracia brasileira. O projeto, além de mediar o acesso aos principais símbolos e memoriais da Praça dos Três Poderes, inclui o Jogo da Democracia, uma atividade de tabuleiro interativa e educativa para todas as idades.

    O projeto teve início em setembro de 2023 e tem o objetivo de promover o turismo cultural, com foco na preservação e valorização do patrimônio histórico de Brasília. “Criamos um jogo que une patrimônio e democracia, fugindo dos padrões tradicionais e trazendo conteúdos multimídia acessíveis por QR codes em português e inglês. A ideia é que encontremos parceiros para dar continuidade à iniciativa”, disse o coordenador-geral do Percaminho, Leonardo Hernandes.

    “A Praça dos Três Poderes em uma ampla visão política e histórica. A ideia é justamente promover essas mediações culturais livres. É aberto e gratuito para todas as idades. Desde setembro do ano passado, já atendemos cinco mil crianças de escolas públicas e duas mil pessoas de público espontâneo”, acrescentou a supervisora do programa educativo, Dani Neri.

    Para a mediadora Cecília de Souza, o projeto visa tornar os monumentos da capital federal mais conhecidos por turistas e brasilienses: “É muito importante o que fazemos aqui. Muitas pessoas chegam e não sabem o que há dentro dos museus. Então, o nosso trabalho é apresentar esses lugares e histórias para que saiam daqui sabendo um pouco mais do que quando chegaram”.

    Em casos de grupos com mais de 10 pessoas, é possível agendar visitas guiadas pelo telefone (61) 99664-8490.

    Previous ArticleAlmoço do Dia das Crianças com a presença de Personagens infantis nos restaurantes do Pontão
    Next Article O maior da América Latina e pulmão do DF, Parque da Cidade celebra 46 anos

    Posts relacionados

    Brasília é​ a​​ primeira rota turística​ do país com ônibus movido a hidrogênio verde

    Governador autoriza o início da nova fase de obras no Teatro Nacional

    Chuvas frequentes aumentam a presença de caramujo africano no DF

    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Cavaleiro olímpico Stephan Barcha ministra clínica de salto na Sociedade Hípica de Brasília

    A Sociedade Hípica de Brasília recebe, nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril, a Clínica de Salto com o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, um dos principais representantes do Brasil no cenário internacional do hipismo. Durante três dias, cavaleiros e amazonas terão a oportunidade de participar de treinos intensivos, trocar experiências e aprimorar técnicas ao lado de um atleta que compete nos maiores eventos da modalidade no mundo.

    Brasília é​ a​​ primeira rota turística​ do país com ônibus movido a hidrogênio verde

    27/03/2026

    Parques de Brasília ganham pontos de hidratação

    27/03/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.