Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Avanzzo encerra suas atividades com coleção que marca seus 36 anos

    25/03/2026

    Musical inédito e caça aos chocolates animam a Páscoa do Boulevard Shopping

    25/03/2026

    Show homenageia os 66 anos de Renato Russo

    25/03/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Daqui e Dali»Brasília é a quinta capital mais arborizada do país

    Brasília é a quinta capital mais arborizada do país

    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Por Catarina Loiola, da Agência Brasília
    Foto: Lúcio Bernardo Jr

    Em Brasília, a natureza convive com a arquitetura: os traços de Oscar Niemeyer compõem as paisagens junto a mais de 200 espécies de árvores, sendo a maioria nativa do cerrado. Tal diversidade rendeu à capital da República a quinta posição no ranking de capitais brasileiras com maior número de árvores nas ruas. A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios (Censo 2022), divulgada pelo IBGE neste mês, aponta que 84,2% dos moradores vivem em ruas com arborização, índice maior que a média nacional (66%) e inferior ao de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Curitiba (PR).

    O levantamento informa, ainda, a densidade arbórea do Quadradinho. O Distrito Federal ocupa o segundo lugar na lista, que aponta que 56,4% dos cidadãos convivem com cinco ou mais árvores próximas de casa. Mais uma vez, o número é maior que a média nacional (32,1%) e fica atrás do Mato Grosso do Sul (59%). Os patamares mais baixos são encontrados no Acre e no Amazonas, com 10,7% e 13,7% respectivamente.

    Os destaques são prova do trabalho deste Governo do Distrito Federal (GDF). De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), cerca de 6 milhões de árvores estão distribuídas em todas as regiões administrativas, categorizadas entre floridas, frutíferas e que geram sombra. No Plano Piloto, são aproximadamente 1,5 milhão de exemplares, incluindo cerca de 600 mil ipês, símbolo brasiliense que floresce nas cores roxo, amarelo, rosa e branco.

    Entre 2024 e 2025, foram plantadas 82.614 novas árvores de diversas espécies por meio do plano anual de arborização, reforçando o compromisso do GDF com a ampliação e diversificação do verde urbano. “Nosso objetivo é intensificar o plantio de mudas cada vez mais e, gradativamente, continuar subindo nesse ranking”, assegura o presidente da empresa, Fernando Leite.

    Essenciais para a qualidade do ar e para a diminuição do calor, as plantas contribuem com o bem-estar físico e mental das pessoas. É o que pensa a estudante Karoline Heloísa, 37 anos: “A natureza ajuda muito na parte respiratória e também com a saúde mental, saindo um pouco da poluição visual só de prédios. Compõem uma paisagem mais bonita”. Ela e o pai fazem caminhada no Parque da Cidade semanalmente. “Toda vez que vejo um parque sendo construído, abrindo espaço para uma caminhada e para termos esse contato com a natureza, acho maravilhoso.”

    O empresário Gilson Gaudêncio, 49, também descreve os benefícios da natureza para a comunidade. Morador de Sobradinho, ele mantém um grupo de oração no Parque Jequitibás aos domingos, além de usar o espaço para atividades físicas. “Eu uso o parque todos os dias. Corro cinco quilômetros de manhã e cinco quilômetros à tarde, e é bom demais correr na sombra, ao ar fresco. A diversidade de árvores faz a diferença. Todo verdão, assim, fica muito mais gostoso. Dá vontade de caminhar descalço, deitar com a família, fazer um piquenique, é muito bom”, avalia.

    As mudas que chegam às ruas do Distrito Federal são desenvolvidas em dois viveiros do Departamento de Parques e Jardins da Novacap. Cada planta passa por pesquisas agronômicas e experimentos para visualizar se há adaptação às condições climáticas e de solo da capital. A partir do estudo, é feita a introdução das novas espécies.

    O plantio de árvores pela população deve ser orientado por equipes técnicas da Novacap, para evitar prejuízos estruturais e até acidentes. A orientação pode ser solicitada pela Ouvidoria, no telefone 162 ou pelo site.

    Previous ArticleJardim Botânico de Brasília ganha novo playground
    Next Article Prorrogado! Edição especial Restaurant Week ganha mais uma semana

    Posts relacionados

    Governador autoriza o início da nova fase de obras no Teatro Nacional

    Chuvas frequentes aumentam a presença de caramujo africano no DF

    Brasília recebe o título de Capital Ibero-Americana do Patrimônio Cultural

    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Avanzzo encerra suas atividades com coleção que marca seus 36 anos

    Avanzzo vai encerrar suas atividades, após 36 anos de muito sucesso, com a coleção “Tempo”. São 36 modelos atemporais em edição limitada que pontuam as peças ícones nas mais de três décadas da marca brasiliense e que podem ser adquiridos, a partir de hoje(25), nas quatro lojas físicas e no on-line. A coleção é, também, o fim do caminhar em uma passarela construída por sonhos, aprendizado, profissionalismo, investimento, afeto, respeito e uma inquebrantável relação de amor com Brasília.

    Musical inédito e caça aos chocolates animam a Páscoa do Boulevard Shopping

    25/03/2026

    Show homenageia os 66 anos de Renato Russo

    25/03/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.