Da Redação
Foto: Divulgação
A cidade de Brasília recebeu em novembro de 2021 o título de Capital Ibero-americana de Culturas e, em comemoração, recebeu o projeto de mesmo nome que terá duração de 6 meses na capital. Dentre as ações previstas pela ação criada pela Associação de Esporte, Cultura e Economia Criativa, estão diversas atividades nas áreas culturais, tais como apresentações musicais, teatrais, dança, exposições de artes plásticas, sessões de cinema e feira gastronômica. E, o melhor, 100% gratuito ao público. Para este fim de semana, a segunda do projeto, a programação segue variada. De 25 a 27 de novembro, de sexta a domingo, os brasilienses poderão curtir teatro, música e gastronomia no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-Americano, além de um vídeo mapping no Museu da República.
Segundo Ana Celina de Sousa, diretora da Associação de Esporte, Cultura e Economia Criativa (AECEC), “a ideia é ofertar para toda a comunidade programações culturais alinhadas com a diversidade de identidades culturais da capital, a promoção do intercâmbio cultural entre os artistas e as entidades dos países ibero-americanos e a realização de atividades formativas que são ligadas a cultura no Distrito Federal. Com isso, se ganha ainda mais visibilidade a manifestações culturais locais, para serem reconhecidas como patrimônios imateriais, sejam eles locais, brasileiros ou da humanidade”.
As ações também serão inclusivas, com rampas de acesso, estacionamento reservado para pessoas com deficiência e idosos, banheiros adaptados para PCD e intérprete de libras, possibilitando que pessoas que tenham algum tipo de deficiência ou problemas de acessibilidade possam também participar do evento.
Programação:
Eixo Cultural Íbero-Americano:
Além de uma praça gastronômica com opções de culinárias dos países Ibero-Americanos, com restaurantes conceituados como O Tuga (culinária lusitana) e Mama Carlita (culinária mexicana), estarão à disposição do público também a Del Maipo, Dona Isabel, Chimichurri , entre outros. A praça estará aberta para o público a partir das 11h. Será celebrada ainda a cultura em grande estilo com shows e espetáculos.
Sexta-feira, 25 de novembro
Grupo Teatral Uni Du Nite 17h
Banda Monster Jan – 19h
Duo Accordi – 20h
Sábado, 26 de novembro
Grupo teatral e contação de histórias Nyedja Gennari – 17h
Banda Zero 10 – 19h
Grupo Marceditas – 20h
Domingo, 27 de novembro
Grupo Teatral Uni Du Nite – 17h
Banda Magoo – 19h
Grupo 4 tempos – 20h
Museu da República:
Video Mapping – 25 a 27 de novembro
Será projetado na cúpula do Museu da República um Vídeo mapping ou mapeamento de vídeo, que consiste em uma técnica de projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas. A ideia é projetar fotos e mini vídeos em homenagem a tradição da ibero-americana, durante a execução do projeto. A atração estará disponível nos seguintes horários: de 19h às 22h.
Conquista do Título
A conquista da cidade de Brasília como capital Ibero-Americana das Culturas 2022 aconteceu em novembro de 2021 durante a 19ª Assembleia Geral da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), na cidade de Madri, na Espanha. Também foi nessa reunião que a capital do Brasil foi confirmada como a vice-presidência temática de cultura da rede no próximo biênio.
Dica:
Evento “Capital Ibero-Americana de Cultura”
Entre os dias 25 e 27 de novembro
Local: estacionamento do Eixo Cultural Ibero-Americano e no Museu da República
Instagram: @bsbcapitalcultural