Da Redação
Foto: Divulgação
O Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, será reaberto na segunda-feira, dia 15 de junho, sem cobrança de ingresso e com acesso limitado. Como uma das medidas de contenção do avanço do novo coronavírus, o parque, administrado pelo governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, estava fechado desde o dia 18 de março. A liberação terá regras de acesso. Confira quais são elas.
As determinações da reabertura foram publicadas por meio da Portaria nº 698, nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU). Esta é a quarta unidade de conservação federal reaberta pelo ICMBio no país – duas no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. A publicação vai ao encontro ao Decreto nº 40.846 do GDF, de 30 de maio de 2020, que determinou a retomada de atividades de turismo e os atrativos naturais, entre eles 17 parques, a partir de 3 de junho.
Confira as regras para visitação do Parque Nacional de Brasília:
– Uso obrigatório de máscara de proteção, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque, sendo que a máscara deve estar cobrindo a região do nariz e boca.
– Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.
– Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras, além de outros objetos de uso coletivo, como bancos.
– Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta.
– Possibilitar e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, e organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2 metros, a partir do balcão e entre os clientes.
– Possibilitar a utilização de máquinas de débito e crédito, que devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso.
– Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre bancos. Espaços comuns devem ser interditados.
– O número de visitantes da unidade de conservação terá a sua capacidade de público reduzida, de forma que a visitação possa ocorrer respeitando-se o espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.
– Nos primeiros 30 dias, o parque receberá 300 pessoas, sendo até 150 pessoas com entrada permitida entre 8h e 12h e outras 150 pessoas com entrada permitida entre 12h e 15h. A permanência é permitida até 17h.
– O atrativo disponibilizado neste momento é a trilha Cristal Água (5km) e seu acesso até a bilheteria pela trilha asfaltada. A trilha Cristal pode ser visitada até 15h.
– Após o primeiro mês de reabertura, a Água Mineral irá aumentar o número de visitantes diários, passando o limite para 400 pessoas. A entrada será permitida entre 8h e 16h.
– Não serão permitidos a visitação pública e o uso de piscinas localizada na unidade de conservação, assim como a trilha da Capivara.