Por Fernando Jordão, da Agência Brasília
Foto: Divulgação
Termina nesta quarta-feira (7) o prazo para quem deseja participar gratuitamente da 47ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra). As inscrições, que antes iam até 28 de dezembro, foram prorrogadas, exceto para o curso de canto popular. As vagas são limitadas.
A iniciativa conta com investimento de cerca de R$ 1,7 milhão por parte da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As aulas começam na próxima segunda-feira (12) e vão até 24 de janeiro. Ao todo, serão ofertados mais de 40 cursos. Nos turnos matutino e vespertino, as aulas são presenciais. No noturno, virtuais.
“O curso é 100% gratuito, desde a sua inscrição até a participação. Praticamente não há restrição nenhuma para participar do curso, tem que ter alguma noção de música e do curso que deseja fazer, e ter o seu instrumento musical, no caso de algum curso de instrumento”, explica o diretor da Escola de Música de Brasília (EMB), Davson de Souza, acrescentando que o projeto terá a participação de 53 professores convidados, incluindo alguns internacionais.
A programação do Civebra terá ainda concertos e recitais gratuitos e abertos ao público, frutos da interação entre os estudantes e artistas convidados. O primeiro deles, de abertura, está marcado para o dia 11, às 19h30, no Teatro Levino de Alcântara, na EMB. Neste ano, serão homenageados os compositores Manuel de Falla (1876-1946) na música erudita, e Miles Davis (1926-1991) na música popular.
“Os participantes podem esperar muita atividade musical, muito aprendizado, muita troca de informação, muita interação e muitos contatos. O curso tem essa característica, ele é feito e pensado para as pessoas se atualizarem, para verem o que está acontecendo no Brasil e no mundo em termos de música, se aprofundarem, para terem mais conhecimento sobre determinados compositores e artistas, que nesse caso são os homenageados, mas não somente eles. E muita interação, muita troca, muito intercâmbio entre artistas de diversas gerações, de diversos estados, cidades, e até alguns países, e de competências plurais também — o curso atende tanto pessoas iniciantes quanto pessoas super avançadas”, aponta o diretor.
A oferta completa de cursos pode ser conferida no site do Civebra. Já as inscrições devem ser feitas por meio deste link.
