Atacadão Dia a Dia lança no e-commerce a “Semana Vegana”

Da Redação
Foto: Divulgação

Com intuito de conscientizar a população sobre o consumo de produtos de origem animal, o Dia Mundial do Veganismo é celebrado em 1º de novembro. Em 2018, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estimou que 14% dos brasileiros se consideravam vegetarianos e estavam dispostos a escolher mais produtos veganos para o dia a dia. Ciente da importância deste assunto, o e-commerce do Atacadão Dia a Dia lança nesta segunda-feira (1º), a Semana Vegana no site da empresa (diaadiaonline.com.br). A ação busca apresentar produtos veganos de diferentes categorias – desde os alimentos até cosméticos que são adeptos à causa.

O estilo de vida vegetariano e vegano tem se popularizado no Brasil. Entretanto, há diferenças entre os dois conceitos. Enquanto os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal, os veganos, além de não consumirem, também não utilizam nada que tenha relação com os animais, como roupas e medicamentos.

De modo geral, os produtos não podem conter ingredientes derivados de animais e, também, não devem realizar testes em seres vivos. Além destes pontos, os veganos prezam pela sustentabilidade alimentar, incentivando uma produção mais consciente.

Omar de Faria, nutricionista parceiro do Atacadão Dia a Dia, esclarece que, no que diz respeito à alimentação, a dieta vegana possui vantagens. Entre elas, a alta presença de compostos antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras para a saúde. De acordo com o profissional, essa é uma das metodologias mais anti-inflamatórias para o corpo. Entretanto, apesar dos benefícios, é preciso ter atenção com cuidados extras com as refeições.

“Normalmente, alimentos fontes de vegetais podem ser pobres em proteína, o que gera déficit deste nutriente na rotina alimentar. Algumas vitaminas como a B12 e minerais como ferro, molibdênio, zinco, cobre, manganês e selênio podem ter, também, a sua absorção comprometida. Por isso, é importante monitorar os níveis destes minerais garantir que não haverá possíveis deficiências”, informa.

Segundo Omar, é possível apostar receitas variadas e criativas para manter a saúde em dia. A combinação de alimentos, feita a partir de vegetais, pode oferecer alto teor proteico para fortalecer o corpo do vegano. Macarrão de feijão, hambúrguer de leguminosas e diferentes tipos de grãos são alguns exemplos capazes de enriquecer a dieta.

Mito na alimentação vegana

Um dos mitos mais comentados socialmente, no que diz respeito à alimentação vegana (e vegetariana) envolve o desenvolvimento de anemia ao deixar de lado o consumo de carne. Contudo, de acordo com o nutricionista, essa constatação não pode ser considerada um fato.

“Não podemos afirmar que a retirada da carne do cardápio pode gerar anemia. Apesar de ser uma ótima fonte de proteínas e minerais, podemos alcançar o consumo destes nutrientes com uma alimentação vegana, mas sempre com acompanhamento de um profissional para balancear a distribuição destes alimentos”, pontua.

Às pessoas que desejam aderia a esse estilo de vida, o conselho do nutricionista é modificar as refeições aos poucos. Desta forma, o organismo é capaz de se adaptar para equilibrar as necessidades energéticas.

“Qualquer pessoa pode ser vegana, mas é bom lembrar que cada indivíduo apresenta o seu metabolismo e as suas necessidades particulares. Muito vezes, um estilo de vida vegano pode não trazer as necessidades nutricionais necessárias”, destaca o profissional.

Para estimular uma alimentação mais consciente, o nutricionista recomenda três receitas veganas, saborosas e nutritivas. Confira:

Shake de chocolate e amendoim

Ingredientes:
200 ml de leite de amêndoas
3 colheres de sopa de pasta de amendoim
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 pitada de canela em pó
Stévia a gosto

Preparo:
1) Bata todos os ingredientes no liquidificador até atingirem consistência homogênea e sirva em seguida.

Nhoque vegano de grão de bico e batata doce

Ingredientes:
1 concha cheia (ou 1 xícara) de grão de bico cozido
1 colher e meia de sopa de azeite de oliva
1 pedaço pequeno de batata doce
½ xícara de farinha de arroz
¼ xícara de fécula de mandioca
Sal rosa a gosto
Pimenta do reino a gosto

Preparo:
1) Processe o grão de bico cozido até obter uma pasta homogênea;
2) Junte a pasta de grão de bico com o azeite, as farinhas, o sal e a pimenta;
3) Misture com as mãos. Faca rolinhos com a massa. Corte os rolinhos em nhoques;
4) Ferva 1 litro de água com meia colher de sopa de sal. Coloque os nhoques para cozinhar na sequência;
5) Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara de água e 1 colheres de sopa de azeite;
6) Repita o procedimento;
7) Sirva com molho de tomate.

Hambúrguer vegano de lentilha

Ingredientes:
1 concha cheia lentilha cozida
75 ml de água
½ colher de servir de farinha de aveia sem glúten
1/3 de cebola branca
1 dente de alho
½ colher de café de pimenta calabresa
½ colher de café de orégano
½ colher de sopa de folha de coentro
½ colher de sopa de cebolinha verde
½ colher de sobremesa de azeite de oliva
½ de sal refinado

Preparo:
1) Deixa a lentilha de molho em água de um dia para o outro. Depois, dispense a água;
2) Acrescente o azeite na panela com alho e cebola. Refogue a lentilha e vá acrescente sal, orégano e pimenta;
3) Adicione água aos poucos. Quando ferver, espere alguns minutos e deixe-a secar completamente. Após esfriar, bata a lentilha no liquidificador até ficar homogênea;
4) Acrescente a farinha de aveia e bata novamente;
5) Adicione coentro e a cebolinha;
6) Deixe descansar alguns minutos e comece a moldar o hambúrguer;
7) Coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido;
8) Vire conforme os hambúrgueres forem dourando até alcançar o ponto de sua preferência.

Dica:
Atacadão Dia a Dia
Instagram: @atacadaodiaadia