Bazar celebra a Europa com música e gastronomia

2126

Da Redação
Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 4 de maio, na Aliança Francesa de Brasília, acontece o Bazar Europeu. O evento, que contará com cerca de 40 estandes com comidas dos países da União Europeia, além de shows, workshops e programação infantil, marca a abertura da 15ª edição da Semana da Europa na capital federal. A entrada é gratuita e o acesso será das 11 às 18 horas.

Entre as atrações da gastronomia: paella espanhola do restaurante “Chiringuito la esquinita”; “Batata Frita da Hora” e o chocolate da Aguimar Ferreira Chocolateria e Confeitaria, representando a Bélgica; The Brian Boru Pub Irlandês com chope verde, Guinness em lata, café e whiskey, além do ensopado irlandês; Il Pandrino, Il Basilico e Limoncello Paraiso trazem o melhor da culinária italiana com três opções de massas, tiramisú e creme de limoncello;  No estande da Polônia, será possível experimentar a famosa Vodka Żubrówka, considerada uma das melhores do mundo e “bigos”, um prato com mais de 500 anos de tradição da culinária polonesa, preparado pelo Ateliê de Massas Artesanais; Nos estandes alemães do Chef Knut e Casa da Esperança não vão faltar o chucrute e o “Eisbein” (joelho de porco), assim como ótimas cervejas (da Cervejaria Aracê) e a deliciosa Apfelstrudel (torta de maçã); Aliás, quem gosta de doces não pode deixar de passar nos estandes portugueses, onde a chef Daniela Cruz vai estar preparando pastéis de Belém e outras delícias na hora; O Empório Lusitano também leva vinhos portugueses para a festa; O restaurante francês Le Jardin vai preparar sanduíches no croissant, além de vender vinhos do país; A Casa do Holandês, representante dos Países Baixos, vai apresentar receita exclusiva do “dutsh hot-dog, versão holandesa do cachorro-quente; Por fim, quem for ao estande da Suécia vai saborear kanelbullar (rosquinha de canela) e hallongrotton (biscoito amanteigado com geleia de framboesa). Vale lembrar que não faltarão opções para vegetarianos.

A sueca Kajsa Beijer abre a programação musical com show às 13 horas. No seu repertório, ela soma jazz, pop, soul, gospel e R&B à sonoridade e às nuances da Música Popular Brasileira (MPB), pela qual é apaixonada.

A cultura espanhola estará representada pelo Grupo de Dança Capricho Espanhol, que há anos difunde a arte hispânica em Brasília. A partir das 14 horas, bailaores e bailaoras vão apresentar diversos bailes espanhóis, com a direção geral de Patrícia Weingrill. E o público não vai ficar só assistindo: logo após o show, o grupo oferece um workshop de dança flamenca para os visitantes.

Em seguida, às 15 horas, sobe ao palco a alemã Georgia W. Alô, uma legítima “soul woman” que vai animar ainda mais o Bazar.

A Orquestra Jovem de Metais e Percussão do SESC-DF é a próxima atração do Bazar, às 16 horas. O maestro Altair Paulo da Silva e o conjunto composto por 25 jovens músicos vão misturar compositores brasileiros e europeus em uma apresentação especial. O show marca o início do novo projeto da EUNIC (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados dos Países da União Europeia) na capital federal.

Às 17 horas, a banda franco-brasileira Cao Laru promete surpreender o público com muita energia e originalidade. A trupe que cruza o país viajando em uma kombi desembarca na Aliança Francesa para encerrar a festa em alto astral.

Na programação infantil, os pequenos poderão ouvir histórias contadas em inglês, francês, espanhol e alemão. Em “Qual o sabor da lua?”, de Michael Grejniec, os animais da selva desejam descobrir se a lua é doce ou salgada. Este é o fio condutor do conto espanhol, que será apresentado no idioma original por Daiane Reis às 11 horas. Daiane é licenciada em Letras Espanhol e pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola.

Ao meio dia, Jacqueline Fiuza vai comandar a leitura do conto alemão. Já Luanna Tani, também contadora de histórias, apresenta Martine, uma criança que vai beber água e se depara com uma fada saindo pela torneira. A leitura do conto em francês ocorre às 15h30. Por fim, às 16h30, a criançada vai conhecer  – em inglês – a deliciosa aventura de uma centopeia que estava com muita fome e a cada dia ela comia mais e mais. É baseada na estória “A lagartinha muito comilona”, de Eric Carle.

A programação infantil inclui ainda, a partir das 13h30, oficinas de slime (geleca) e cookie decoration (biscoitos decorados). Todas as atividades ocorrem na Midiateca da Aliança Francesa.

O Bazar Europeu é só o primeiro de uma série de eventos realizados para celebrar a cultura europeia na cidade. A programação da Semana da Europa conta ainda com a Corrida União Europeia (5 de maio); o Café com Europa (8); a Mostra de Cinema Europeu (de 10 a 19); e, encerrando as atividades na capital federal, o Concerto Clássico Europeu (14). A programação completa está disponível no site: semanadaeuropa.org.

Dica:
Bazar Europeu
Dia 4 de maio, sábado, das 11h às 17h
Local: Aliança Francesa (SEPS 708/907)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre