Brasília é a 3ª cidade do país onde passageiros mais esquecem objetos no Uber

Da Redação
Foto: Divulgação

Segundo um levantamento feito pela Uber, um dos aplicativos de transporte particulares mais usados do mundo, Brasília é a 3ª cidade do país onde os passageiros mais esquecem objetos nos carros da empresa. Roupas, fones de ouvido, óculos e guarda-chuvas estão entre os itens mais esquecidos.

Em 2022, a capital federal ficou atrás apenas de São Luís (MA) e Itajaí (SC). Em 2021, Brasília ocupou o primeiro lugar no ranking.

O levantamento também detalha os dias da semana, os horários e os objetos mais esquecidos nos carros por aplicativo. Confira abaixo.

– Ranking das cidades mais esquecidas em 2022
São Luís (MA)
Itajaí (SC)
Brasília (DF)
Maceió (AL)
Florianópolis (SC)
Natal (RN)
Vitória (ES)
Salvador (BA)
Recife (PE)
Campo Grande (MS)

De acordo com o levantamento, nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras o objeto mais esquecido pelos usuários é o guarda-chuva. Já aos finais de semana, o cooler — uma espécie de caixa térmica para bebidas — acaba ficando nos carros.

O horário em que a maioria dos esquecimentos aconteceram, em 2022, foi entre as 21h e 23h.

Desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, em 2016, celulares, carteiras e mochilas estavam entre os itens mais esquecidos. Em 2022, porém, o celular ocupou a quarta posição.

– Itens mais esquecidos nos carro por aplicativo em 2022 no Brasil:
Mochilas
Roupas
Carteira ou bolsas
Celulares ou câmeras fotográficas
Fones de ouvido ou caixinhas de som
Dinheiro
Óculos
Guarda-chuvas
Joias, relógios e itens de maquiagem
Chaves

Em 2022, a Uber também registrou o esquecimento de objetos como bengala, peruca, ukulele, cacto e até varinha. Teve gente que esqueceu o par do chinelo, sapato ou tênis após uma viagem, ou apenas um pé do calçado dentro do veículo.

– Como recuperar um objeto esquecido em uma viagem de carro por aplicativo

Para encontrar um item esquecido em uma viagem com a Uber, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista pelo telefone, usando o aplicativo, diz a empresa. Se o usuário deixar o próprio telefone em uma viagem com a plataforma, pode acessar sua conta pelo computador.

Segundo a Uber, para ressarcir o motorista pelo deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários e é repassada integralmente ao profissional.

Como fazer:
Se você estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, vá em ‘Suas Viagens’ e selecione a opção que você deixou algo no carro
Toque em Itens perdidos
Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido
Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
Se o item perdido foi justamente o telefone pessoal, acesse o site da Uber e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Itens Perdidos, depois em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo.

Fonte: g1 DF