Da Redação
Foto: Divulgação
Segundo a Bright Cities, plataforma exclusiva de diagnóstico de cidades para gestão pública, a capital federal atingiu os 40 indicadores de sustentabilidade da norma ISO 37120 e conquistou o 1º lugar no “Ranking de Cidades Sustentáveis 2024”, entre as cidades do centro-oeste.
O resultado foi obtido dentre as 319 cidades do Brasil que possuem mais de 100 mil habitantes (IBGE, 2022), onde as cinco primeiras de cada região foram premiadas, totalizando 25 cidades.
Segundo a própria Bright Cities, “Uma Cidade Sustentável é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras”.
De acordo com a empresa, o ranking busca não apenas reconhecer positivamente as cidades que são referência nacional, mas também fornece uma ferramenta que possibilita entender e avaliar o progresso das cidades do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.
Sobre a Bright Cities
O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities teve sua primeira edição em 2023, se consolidando como o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades, considerando sua performance em 40 indicadores.
O Ranking busca não apenas reconhecer positivamente as cidades que são referência nacional, mas também fornece uma ferramenta que possibilita entender e avaliar o progresso das cidades do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.
A plataforma acredita que com uma base sólida de comparação entre as cidades, podem identificar aquelas que estão adotando medidas eficazes para promover o desenvolvimento em áreas, como transporte, energia, resíduos, qualidade do ar, entre outras.
Ao mesmo tempo em que reconhecem os desafios enfrentados por cada cidade, buscam aprender com as experiências de outras, de forma que as cidades junto com seus gestores e cidadãos possam se inspirar mutuamente, acelerando a transição para um modelo urbano mais sustentável e um futuro melhor para as próximas gerações.
Dica:
Bright Cities
Confira o ranking através do link: https://blog.brightcities.city/pt-br/ranking-de-cidades-sustentaveis-2024/
Instagram: @bright_cities_