Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Venâncio Shopping recebe Torneio de futmesa e treinos abertos ao público

    13/05/2026

    Vai começar mais uma edição do Festival Brasil Sabor

    13/05/2026

    Dia do Gari não terá coleta de lixo no DF. Resíduos deverão ser mantidos em casa

    13/05/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Daqui e Dali»Brasília vai voltar a operar voos para o aeroporto Santos Dumont

    Brasília vai voltar a operar voos para o aeroporto Santos Dumont

    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Por Ian Ferraz e Victor Fuzeira, da Agência Brasília
    Foto: Paulo H. Carvalho

    Atendendo a um pedido do governador Ibaneis Rocha, o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, revogou a resolução do Conselho Nacional de Aviação Civil (Anac) que limitava a operação do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a voos com chegadas e partidas a um raio de 400 km. A medida impedia a realização de voos com origem e destino no Aeroporto de Brasília, já consolidado como um importante hub logístico do país.

    A decisão foi tomada após amplo debate do Governo do Distrito Federal (GDF) com o governo federal, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Prefeitura do Rio de Janeiro. “A limitação dos voos para o Santos Dumont estava prejudicando essa importante ligação entre Brasília e o Rio de Janeiro. A revogação vem em boa hora, o ministro Silvio Costa teve sensibilidade em atender o nosso pedido e quem ganha é a população”, comemorou o governador Ibaneis Rocha.

    De acordo com o Planalto, a previsão é de que a revogação seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta semana. Com a decisão, o Santos Dumont passa a operar sem restrição de destinos, mas com um limite de 6,5 milhões de passageiros, medida que passará a vigorar a partir de janeiro.

    O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, destaca que a capital federal opera como importante ponto de conexão entre aeroportos nacionais e internacionais, especialmente por estar situada no centro do país. “O Aeroporto de Brasília é uma parada estratégica pela sua centralidade. Essa não era uma demanda exclusiva do GDF, mas de toda nossa população que volta a ter essa alternativa para voos com destino ao Rio de Janeiro”, explica.

    Os números ajudam a dar a dimensão da importância logística do Aeroporto de Brasília para o restante do país. Atualmente, a capital federal conta com o único terminal brasileiro com voos para os 26 estados e duas pistas operando simultaneamente, permitindo a conexão de milhões de passageiros aos mais diferentes destinos nacionais e internacionais.

    Dados divulgados pelo Ministério do Turismo mostram que, de janeiro a setembro deste ano, chegaram a Brasília 35.418 turistas de fora do país, sendo 12.771 da América do Norte (36,06%) e 10.449 da Europa (29,5%). Este número é 89,76% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve um total de 18.665 turistas internacionais.

    Publicidade
    Previous ArticleVinho de Brasília é eleito um dos 16 mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos
    Next Article Primeiro Bar celebra 12 anos neste sábado com doze horas de happy hour

    Posts relacionados

    Dia do Gari não terá coleta de lixo no DF. Resíduos deverão ser mantidos em casa

    Primeira Sala Lilás em um aeroporto do Brasil é inaugurada na capital federal

    Turismo em Brasília arrecada mais de R$ 90 milhões em 2025

    Publicidade
    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Venâncio Shopping recebe Torneio de futmesa e treinos abertos ao público

    A partir deste sábado (16), o Venâncio Shopping recebe uma série de torneios de futmesa nas modalidades Dadinho 9×3 e Retro. As disputas serão realizadas mensalmente, entre os meses de maio e outubro, com organização da Academia Futmesa ASCADE e apoio do empreendimento.

    Vai começar mais uma edição do Festival Brasil Sabor

    13/05/2026

    Dia do Gari não terá coleta de lixo no DF. Resíduos deverão ser mantidos em casa

    13/05/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.