Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Nesta quarta-feira (25) começa a campanha de vacinação contra gripe no DF

    24/03/2026

    CCBB Brasília apresenta Frankenstein de Mary Shelley

    24/03/2026

    Brasília volta a receber a mais tradicional competição de carros de Turismo

    24/03/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Agenda Cultural»CCBB Brasília apresenta Frankenstein de Mary Shelley

    CCBB Brasília apresenta Frankenstein de Mary Shelley

    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Da Redação
    Foto: Diego Bresani

    O CCBB Brasília apresenta a estreia nacional do espetáculo Frankenstein de Mary Shelley, no dia 26 de março. A montagem do Grupo Liquidificador celebra os 15 anos do coletivo brasiliense e traz o romance de 1818 para o nosso tempo, atravessado por Inteligência Artificial, tecnologia e debates sobre o que nos torna humanos. A temporada segue até 19 de abril.

    Baseada na obra icônica Frankenstein ou o Prometeu Moderno, da escritora inglesa Mary Shelley, a encenação se afasta das versões consagradas pelo cinema e se aproxima do espírito original da autora. Mais do que “recontar” a história, o espetáculo propõe um encontro entre Shelley e o presente e entre a própria autora e sua Criatura. Em cena, Mary Shelley apresenta ao público os temas do clássico e é confrontada por seu monstro, que revela o coração pulsante dessa obra.

    A montagem aposta em cenas não realistas, construídas a partir de uma combinação expressiva de trilha sonora, cenário e iluminação, que transforma o palco em uma espécie de laboratório ficcional. O resultado mistura aventura, palestra, comédia, drama, horror e ficção científica, uma experiência que brinca com as convenções do teatro contemporâneo para surpreender e envolver quem assiste.

    A dramaturgia, escrita por Fernando de Carvalho, parte de dois mitos complementares: o da criatura feita de fragmentos de corpos e o de uma jovem autora que, aos 18 anos, inventou um novo gênero literário. Em cena, as atrizes Ana Quintas e Larissa Souza borram as fronteiras entre criadora e criatura, fazendo com que Mary Shelley seja, ao mesmo tempo, autora, personagem e parte do mito que criou.

    Para a diretora do espetáculo, Fernanda Alpino, a montagem também reflete sobre nosso presente tecnológico. “Cada vez mais ouvimos alertas sobre os perigos de transferir para as máquinas, celulares, computadores e inteligências artificiais nossas decisões, pensamentos, vivências e relações. Em 1818, Mary Shelley já alertava para os perigos de um avanço tecnológico que não vem acompanhado de vínculo, ética e responsabilidade. Neste espetáculo trazemos esses conflitos para hoje, interrogando o que estamos nos tornando enquanto sociedade.”

    A montagem também brinca com a presença de Frankenstein na cultura pop, figura que aparece em filmes, quadrinhos, festas de Halloween e até em revistas como a Turma da Mônica. “A figura do Frankenstein está em todo lugar, mas poucas pessoas conhecem de fato Mary Shelley. Queremos apresentar essa autora tão fascinante quanto sua criatura, uma mulher visionária, que revolucionou a literatura e segue extremamente atual”, destaca Fernanda Alpino.

    Residência Artística gratuita: Monstros Generativos

    Paralelamente às apresentações, o Grupo Liquidificador oferecerá a Residência Artística Monstros Generativos, conduzida por Fernanda Alpino e Fernando de Carvalho, com participação da equipe do grupo. A atividade é gratuita e voltada para 10 artistas interessados em criação cênica contemporânea. Os encontros vão acontecer no Espaço Cultural Renato Russo 508/Sul de 30 de março a 8 de abril.

    A partir dos processos de pesquisa do espetáculo, a oficina propõe investigar temas como criação, Inteligência Artificial, identidade e ética na relação entre criador e criatura. Ao longo de seis encontros de quatro horas, os participantes desenvolverão cenas, ações e figuras “monstruosas”, culminando em uma apresentação pública dos resultados.

    Sobre o espetáculo

    Mary Shelley viaja no tempo com a missão urgente de combater uma seita, O Prometheísmo – A Tal Jogada de Marketing. A Inteligência Artificial. Para isso ela vai apresentar ao público seu projeto Frankenstein e dar vida a sua criatura mais famosa. O encontro com a Criatura revela dilemas carregados através dos tempos e das adaptações, e a criadora precisa assumir sua responsabilidade e assim refletir a sua própria natureza. Confrontada com a noção de Inteligência Artificial, a Criatura se defende. Ela, sim, tem carne, osso, memória, sente solidão e amor. Ela é artificial, inteligente e viva.

    Sobre o Grupo Liquidificador

    O Grupo Liquidificador é um coletivo teatral de Brasília fundado em 2010 e que desde então se dedica à criação de um teatro profundamente conectado às urgências do presente. Com uma trajetória de 15 anos, o grupo construiu uma linguagem própria baseada na mistura de referências e formatos, na colaboração criativa e na busca constante por novas formas de relação com o público. São nove espetáculos criados coletivamente, onde cada obra nasce de um processo de pesquisa singular, articulando, com sensibilidade e humor, questões políticas, afetivas e estéticas que se desenham a partir do contexto de cada criação. Além das criações cênicas, o grupo já realizou cinco edições do curso Teatro Elétrico (formação em iniciação teatral), com quatro espetáculos montados com as turmas; produziu trabalhos de grupos de fora do DF, promoveu oficinas e encontros formativos.

    Dica:
    Frankenstein de Mary Shelley — Grupo Liquidificador
    De 26 de março a 19 de abril. De quinta a domingo, às 19h
    Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
    Ingressos: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)
    Classificação indicativa: 14 anos
    Instagram: @ccbbbrasilia

    Residência Artística  Monstros Generativos
    Encontros:
    30/03 (Segunda-feira) das 14h às 18h
    31/03 (Terça-feira) das 14h às 18h
    01/04 (Quarta-feira) das 14h às 18h
    06/04 (Segunda-feira) das 14h às 18h
    07/04 (Terça-feira) das 14h às 18h
    08/04 (Quarta-feira) das 14h às 18h
    Local: Espaço Cultural Renato Russo 508/Sul
    Endereço: CRS 508 W3 sul bloco A loja 72

    Previous ArticleBrasília volta a receber a mais tradicional competição de carros de Turismo
    Next Article Nesta quarta-feira (25) começa a campanha de vacinação contra gripe no DF

    Posts relacionados

    Clube do Choro recebe show em homenagem a João Gilberto

    Mostra Todd Haynes entra em seus últimos dias no CCBB

    “Menino Mandela” estreia na CAIXA Cultural

    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Nesta quarta-feira (25) começa a campanha de vacinação contra gripe no DF

    A Secretaria de Saúde do Distrito Federal começa, nesta quarta-feira (25), a campanha de vacinação contra a gripe (influenza). As 80 mil primeiras doses já foram recebidas na Rede de Frio Central e estão em fase de distribuição para mais de cem salas de vacina. A lista dos locais onde haverá aplicação está disponível no site da SES-DF.

    CCBB Brasília apresenta Frankenstein de Mary Shelley

    24/03/2026

    Brasília volta a receber a mais tradicional competição de carros de Turismo

    24/03/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.