Da Redação
Foto: Divulgação
Com nova diretoria, a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal reabre oficialmente na capital. O processo foi concluído após registro em cartório do resultado da assembleia que elegeu a diretoria da entidade em 11/09, ocasião em que foi aprovado o estatuto social da organização, que tem chancela da ABS nacional. À frente da nova entidade está Sérgio Pires, como presidente, e Cláudia Oliveira, como vice-presidente. Ambos sommeliers profissionais e com vasta experiência na área de Educação em Vinhos, destilados e outras bebidas.
Para a implantação efetiva da entidade foi necessário um trabalho minucioso realizado durante meses. “Como não havia mais ABS na cidade, pois a ABS Brasília fora descredenciada pela ABS- Brasil, um grupo de ex-professores se uniu para viabilizar uma nova ABS no Distrito Federal”, explica a vice-presidente Cláudia Oliveira. Para ela, que esteve à frente das negociações junto à ABS nacional para viabilizar a implantação da nova entidade,“Brasilia é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior profissionalização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”. Na prática, a instituição veio suprir uma lacuna deixada pela antiga ABS Brasília.”Seria uma grande perda para o Distrito Federal não poder contar com a expertise da ABS para cursos e eventos de vinhos e demais bebidas”ressalta a vice-presidente Cláudia Oliveira.
O presidente eleito da nova associação, Sérgio Pires, sabe que tem uma importante missão pela frente, mas diz estar bastante empolgado com o desafio. Ele revela os planos que pretende desenvolver com o apoio dos sócios fundadores: “Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer também capacitação focada em outras bebidas e serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc. Projetos de inclusão para os portadores de deficiências (visual, auditiva ou de locomoção) em nossos cursos e mídias também estão em nossos projetos, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado”.
Confira a composição completa da entidade:
Presidente – Sérgio da Silva Venancio Pires
Vice-Presidente – Cláudia Silva Oliveira
Secretário – Jorge Salim Waquim
Diretor Tesoureiro – Rudinei dos Santos
Diretor Executivo Pedagógico– Juan Jose Verdesio Bentancurt
Diretor Executivo e Consultor de Mercados – Cyro Torres Junior
Diretora Executiva de Mídia e Relações Públicas – Etiene Gomes de Carvalho
Diretora Executiva de Eventos – Alessandra Freire de Mendonça
Diretor Executivo – José Valter Teles da Silva
Conselho Fiscal: Adriana de Oliveira Aguiar, Antonio Ricardo Kowalski e Mara Flora Lottici Krahl
A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar a cultura nacional e internacional relativa ao vinho e outras bebidas, tanto em relação ao cultivo, produção, experimentação e avaliação respectiva. Além disso, visa propagar conhecimentos da área por meio de cursos regulares destinados a profissionais e amadores. A nova ABS é uma das 13 entidades seccionais vinculadas à Associação Brasileira de Sommeliers Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro é reconhecida internacionalmente por estar vinculada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede em Paris.