Como ter uma verdadeira cozinha de cinema?

Daiana Pontes - Espaço Composição - Foto: Edgar Cesar

Por Gilberto Evangelista
Fotos: Divulgação

Pergunte para os arquitetos, seus amigos, familiares e você mesmo: qual o espaço mais gostoso da sua casa? Sim, o quarto e a sala estão ali na disputa do TOP 3, mas é a cozinha que, segundo os profissionais entrevistados para esta matéria, ganha mais atenção no momento de uma construção ou reforma. Afinal, é onde diariamente se prepara as refeições e os “banquetes” para as ocasiões especiais ou não tão especiais assim. Quem nunca juntou um grupo de amigos para cozinhar e bebericar por horas a fio?

Daiana Pontes – Espaço Composição – Foto: Edgar Cesar

E para quem ainda não visitou a CASACOR Brasília 2023, um aviso importante: prepare o coração, pois vai ser paixão atrás de paixão. É óbvio que este jornalista tem seus preferidos e, mesmo este texto não sendo opinativo, mas é repleto de dicas, fica desse modo o nome daqueles que são incontornáveis para quem quiser se inspirar e um dia ter uma cozinha de cinema:

– Casa Intter, de Vivian Maia;

-Casa Conectada Claro, da dupla Ney Lima e Walléria Teixeira; Espaço Composição, de Daiana Pontes;

– Home Pub by Rysc Arquitetura de Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub;

– Loft Breton, de Thais Caixeta;

– Casa Poesia, da Plano Studio de André Brandão, Gabi Bello e Márcia Varizzo;

– SEERMAAI, do trio da MAAI Arquitetura composto por Arnaldo Pinho, Mônica Pinto e Bel Veiga.


ThaisCaixeta-LoftBreton-EdgarCesar

Um dos motivos para a composição dessa lista está o fato de que todos esses ambientes estão apostando nas tendências do momento para as cozinhas que são o uso de cores ao invés do tradicional branco; formas orgânicas para o mobiliário; o estilo industrial clean; bem como as referências da natureza, onde madeiras e plantas se fazem presentes na sua composição. A integração de espaços, como a cozinha fazendo parte integrante de salas ou varandas, por exemplo, é outra grande trend do momento no mundo da decoração.

Plano Studio -Casa Poesia – Foto: EdgarCesar

Outro ponto em comum é que todos estão ostentando equipamentos em vidro ou inox; a maioria embutidos; e alguns deles automatizados, o que facilita muito o dia a dia para quem precisa ou gosta de cozinhar em ocasiões especiais. E a loja que forneceu a maioria grande parte dos itens (fogão, geladeira, cooktop, coifa, lava-louças e micro-ondas) é a Ampla Eletros, que fica no Casapark. Quem a conhece, sabe que essa loja é famosa por arrancar suspiros de quem passa em frente à sua vitrine, onde estão expostos produtos multimarcas como Crissair, Eletromec, Tecno e Bertazzoni.

O melhor dali é a possibilidade de se encontrar soluções para cozinhas (ou espaço gourmet) de qualquer dimensão, uma vez que eles oferecem “desde uma adega para 14 garrafas, quanto uma que cabe até 180”, como bem explica o consultor de vendas Tailan Barbosa. Em um mercado dominado por equipamentos em inox e vidro, que representam cerca de 80 e 20% respectivamente das vendas, “a cozinha fica linda com produtos tecnológicos de design arrojado, mas a chave do sucesso está no planejamento prévio junto de um arquiteto ou com nossa consultoria especializada”, conclui.

Maai Arquitetura -Seermaai- Foto: EdgarCesar

Ciente de que arquiteto “não faz projeto, mas cria espaço que contam histórias”, Arnaldo Pinho lembra que “é preciso ter a sensibilidade de captar a essência do cliente para saber do que ele gosta” para criar uma cozinha dos sonhos, mas principalmente “isso depende do estilo e do poder aquisitivo, pois quando o desejo é de uma pegada mais clean, seguimos nessa direção, escondendo o que for possível, como máquina de lavar louça, geladeira, mas fica o lembrete que o preço para esse tipo de projeto acaba ficando bem mais elevado”, alerta o profissional.

Por fim, não podemos nos esquecer da baixela, que é o coletivo para pratos, talheres, copos, tigelas, cálices, xícaras, potes, panelas, caixas para mantimentos, entre tantos outros utensílios. E em alguns dos ambientes destacados na lista acima, a Tool Box que fica no Casapark foi quem os equipou. Para saber quais, você pode conferir o Reels que postamos no perfil do site no Instagram (veja link abaixo). Mas, como informação extra, podemos destacar um serviço muito prático que a loja oferece, que é o de levar até a sua casa, tudo aquilo que você quiser comprar para poder experimentar e ver se combina com o seu décor e agrada o seu gosto. Basta conversar com a gerente Mari Bueno ou alguma das consultoras que fazem parte da equipe de lá… #DICADOGIBA!

Dica:
4º episódio da série “Achados Casapark na CASACOR Brasília 2023”
Assista: https://www.instagram.com/p/Cxv_YetvpcU/