Fenômeno teatral “Prima Facie” chega a Brasília em curta temporada

Da Redação
Foto: Jorge Bispo

“Prima Facie”, peça teatral estrelada pela atriz Débora Falabella, que está fazendo um estrondoso sucesso e recebeu a indicação a três prêmios Shell, pode ser conferida pelo público de Brasília nos dias 28 e 29 de agosto, no Teatro Unip. A ex-PGR Dra Raquel Dodge foi quem articulou a vinda da peça viesse à Brasília em dia de semana para que membros do Judiciário pudessem assistir. No dia 28, ao final da apresentação, Dodge, Débora, a diretora Yara de Novaes, a ministra Cármem Lúcia e o ex-ministro Ayres Britto sobem ao palco para debater o tema central da peça, que é a violência contra as mulheres e o sistema judicial.

O texto causou comoção internacional e ganhou montagens mundo afora ao contar a história de uma advogada que aceita defender todo tipo de crime, inclusive de abusos sexuais, sem pré-julgar. Os papéis no processo se alteram quando ela sofre uma violência e se torna testemunha e vítima. Tessa passa a rever valores e a questionar o sistema judicial.

Desde a sua estreia em Londres, em 2022, a peça seguiu uma trajetória meteórica. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.

Em cena, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.

Devido ao êxito nos palcos, a autora Suzie Miler foi convidada para debater sobre o tema na última assembleia da ONU sobre o abuso de mulheres. Atualmente, ‘Prima Facie’ conta com montagens em cartaz nos palcos de países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Turquia, entre muitos outros.

Raquel Dodge, a primeira mulher a comandar a Procuradoria Geral da República, ficou tão impactada com a peça ‘Prima Facie’, com Débora Falabella em seu primeiro monólogo, que se movimentou para levar a montagem à Brasília. De quebra, propôs repetir, a exemplo do Rio de Janeiro, onde a peça estreou, uma roda de conversa ao final do espetáculo, para o qual convidou a ministra do STF Carmem Lúcia e o ex-ministro Carlos Ayres Britto a subir ao palco ao lado dela, de Débora e da diretora Yara de Novaes nessa discussão. A temática é a violência sexual contra as mulheres e uma profunda reflexão sobre o sistema judicial.

Dica:
“Prima Facie”, com Débora Falabella
Dias 28* e 29 de agosto, quarta-feira e quinta-feira, às 20h
*Após a sessão do dia 28, haverá um debate com a Ministra Cármen Lúcia, o ex-ministro Ayres Britto e a Dra Raquel Dodge
Local: Teatro Unip
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 20 a R$ 150
Ponto de venda: https://bileto.sympla.com.br/event/97301/d/272844
Classificação: 12 anos
Instagram: @teatrounip @primafaciebrasil @deborafalabellaoficial

 

 

Publicidade