Especialistas debatem importância e desafios da amamentação

3178

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 21 de agosto, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Iguatemi Brasília ,  a Maternidade Brasília promove um debate com profissionais de saúde e influenciadores sobre a importância e os desafios da amamentação. O evento é gratuito .

Entre os participantes estão a atriz e embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Maria Paula, o casal Luiza e Hilan Diener, do canal Potencial Gestante, a pediatra e coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Brasília, Sandi Sato, e a enfermeira da Maternidade e especialista em amamentação, Larissa Sena. Durante o evento, os participantes poderão tirar dúvidas e fazer perguntas para os participantes.

O tema do evento é “Amamentação: encantos e descobertas” e vai abordar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. Vai, também, mostrar que, mesmo que as dificuldades existam, as mamães podem, com apoio e informação, amamentar.

As especialistas da Maternidade Brasília afirmam que a amamentação é um aprendizado mútuo, desenvolvido com o contato mãe e bebê e que ambos têm benefícios nesta troca. “Está cientificamente comprovado que bebês que amamentam têm menos chance de ter infecções, alergias e risco de desenvolver obesidade e hipertensão na fase adulta. Para os que precisam ficar internados, também está provado que o aleitamento materno reduz o tempo de internação. Para as mães, reduz as chances de câncer de mama e de desenvolver diabetes. É muito benéfico para os dois”, afirma a pediatra Sandi Sato.

Para a médica, este evento é uma ótima oportunidade para divulgar os benefícios da amamentação. “As dificuldades muitas vezes podem se tornar um impeditivo, principalmente devido à falta de informações durante a gestação e de apoio no pós-parto. Não podemos esquecer que os benefícios de amamentar são para a vida inteira”, lembra a médica.

A enfermeira Larissa Sena falará sobre as técnicas de amamentação, dicas de melhores práticas e cuidados com aleitamento e, também, sobre doação de leite humano. “Quase todas as mães conseguem amamentar. Poucas são as mães que, por problemas de adaptação de mamada, não conseguem, mas é importante lembrar que temos bebês internados que precisam de complementação alimentar. Se esta complementação puder ser feita com leite materno, é muito melhor para saúde e recuperação do recém-nascido”, explica a enfermeira, que trabalha no banco de leite da Maternidade Brasília. O banco é certificado pelo Ministério da Saúde, na categoria ouro, o que garante que anualmente são avaliados o treinamento da equipe, espaço físico, equipamentos obrigatórios e fluxo de processos.

A atriz Maria Paula vai falar sobre a relevância afetiva criada pelo processo de amamentação. “O diálogo sobre maternidade é fundamental para a gente criar uma sociedade mais amorosa. O vínculo estabelecido no binômio mãe e bebê é tão importante que ele é capaz da maior transformação social possível. Quando a criança é bem acolhida, ela aprende a reagir pelas vias do afeto depois que se torna uma adulta” afirma a atriz. Ela também vai falar sobre como se tornou embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O casal de blogueiros Luiza e Hilan Diener, tem três filhos e divide com os leitores do blog Potencial Gestante os desafios do dia-a-dia da criação dos pequenos. Eles vão falar da experiência deles com a amamentação dos três, falar sobre da importância do pai neste processo e dos desafios sociais encontrados para amamentar. “Eu tive mais problemas sociais do que dificuldade de amamentar. As pessoas querem que você pare de amamentar aos seis meses. Eu tive que lidar com julgamentos de familiares e principalmente de profissionais da saúde”, conta Luiza.

O evento da Maternidade Brasília é aberto a todos que desejarem receber informações e esclarecer dúvidas sobre aleitamento materno. As inscrições deverão ser feitas na página facebook.com.br/maternidadebrasilia. A participação é gratuita.

Dica:
Mesa Redonda Amamentação: encantos e descobertas
Dia 21 de agosto, às 18h30
Local: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Shopping Iguatemi

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here