Espetáculo com Alexandre Borges, João Vasco, Mariana de Moraes e Sofia Vitória reabre Teatro do CCBB

Da Redação
Foto: Divulgação

De 04 a 13 de dezembro, o Teatro do CCBB Brasília recebe o espetáculo Poema Bar, que traz o ator Alexandre Borges na direção e no palco, ao lado do pianista português João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória, que reverenciam as obras de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. O público vai poder conferir a temporada de oito apresentações com todas as medidas sanitárias criadas e validadas por órgãos de saúde nacionais e internacionais, para evitar a propagação do novo coronavírus.

O espaço garante que todas as recomendações serão seguidas com rigor por toda a equipe de profissionais envolvidos na realização da peça bem como na recepção do público, como distanciamento social, uso de álcool em gel, exigência do uso de máscara de proteção facial e higienização apropriada dos espaços e áreas de circulação. A capacidade do teatro também foi reduzida e os ingressos já estão à venda através do App Eventim.

A montagem propõe um novo olhar sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos a ampla cultura de seus países. De um lado, o humor ácido e as paixões do brasileiro Vinicius de Moraes que se unem ao romantismo português de Fernando Pessoa na composição de um espetáculo para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.

Em Poema Bar, estreado em julho de 2011 na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa (PT), tem no elenco o ator Alexandre Borges, com a leitura dramatizada dos poetas, acompanhado do pianista português João Vasco, da neta de Vinicius Mariana de Moraes e da lusitana Sofia Vitória, ambas cantoras.

Nesta temporada, haverá uma sessão especial gratuita, no dia 12 de dezembro, sábado, às 20h, com tradução em libras e a participação das artistas brasilienses Cida Moreira, no piano, Paula Zimbres, no contrabaixo elétrico, e Thanise Silva, na flauta transversal.

No repertório, poemas como “Amor em lágrimas” e “Acalanto da Rosa”, de Vinicius de Moraes com arranjos do compositor erudito brasileiro Cláudio Santoro; e “Eu não existo sem você” e “Tenho dó das estrelas”, de Fernando Pessoa, entre outras. Também compõem o roteiro versões de fados portugueses, para canto e piano, como “Gaivota” e “Meu Amor, Meu Amor”, arranjados por Jeff Cohen – pianista e professor no Conservatório Superior de Paris.

Aclamada por mais de 22 mil espectadores, a peça já circulou por Portugal, Alemanha, França, Moçambique, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A motivação para a criação do recital veio da paixão literária que Alexandre Borges e João Vasco, autores do projeto, nutrem por Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa.

Dica:
Recital “Poema Bar”
De 04 a 13 de dezembro. De quinta a domingo, às 20h; No domingo dia 13/12 serão duas sessões, 16h e 20h
Dia 12/12, sessão gratuita acessível com tradução para Libras e convidadas, seguida de bate-papo com elenco transmitida ao vivo e online
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para clientes BB (pagamento com Ourocard), estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e suas acompanhantes e casos previstos em Lei).
Ponto de venda: eventim.com.br/artist/poema-bar
Classificação indicativa: 12 anos
Instagram: @ccbbbrasilia
Mais informações:3108-7600