Experimenta Cerrado celebra o bioma com turismo de vivência e gastronomia

Da Redação
Foto: Divulgação

O Lago Oeste é uma das mais belas áreas ecológicas da capital brasileira. Unindo o útil ao agradável, a Trilha do Candango, espaço de eventos, hospedagem e turismo de vivência, realizará neste sábado (30) a partir das 9h, o “Experimenta Cerrado”, uma imersão na natureza com dinâmicas sensoriais, de conhecimentos e gastronômica – ideal para participantes de todas as faixas etárias aproveitarem a região.

O dia vai começar com o café da manhã repleto de produtos da região e sabores do cerrado. Em seguida, os participantes poderão fazer o “Banho de cerrado”, uma experiência sensorial vivida dentro do cerrado com frutos e plantas para explorar todos os sentidos – olfato, tato, visão e paladar.

A visita monitorada à Vila das Abelhas Nativas sem Ferrão também faz parte da programação. O espaço abriga 7 espécies de abelhas sem ferrão e nativas do Cerrado, como a Jatai, Mirim, Mandaguari e Moça Preta. Durante a visita, os participantes podem passear em meio às colmeias, que ficam dentro de caixas racionais pintadas à mão. Ao final, é feita uma degustação de méis.

Em seguida, é realizada uma trilha botânica de 800 metros (nível leve), identificando árvores nativas e as suas propriedades, com paradas em mirantes contemplativos com vista panorâmica para Chapada da Contagem. Para completar a experiência, é realizada uma degustação de sorvete de frutos do Cerrado para refrescar a caminhada.

Para o almoço, a chef Di Oliveira, do Restaurante Brasis Ateliê Gastronômico, irá comandar a cozinha com um menu de 3 passos (entrada, prato principal e sobremesa). A chef utiliza ingredientes brasileiros e orgânicos e servirá um cardápio com sabores do Cerrado.

De entrada, poderão escolher uma opção entre a tulipa de frango com maionese de pequi, casquinha de caranguejo, ou a bolinha de feijoada recheada com a farofa da chef. De prato principal, serão servidos o filé suíno ao molho de siriguela, pirarucu ao molho de cupuaçu, e o filé do cerrado. Para fechar, de sobremesa terá canolli’s recheados com creme de limão siciliano e doce de leite, rabanada, e Romeu & Julieta.

“O Lago Oeste é o local mais ecológico de Brasília, está entre o Parque Nacional de Brasília, ReBio, a APA de Cafuringa e é o caminho das cachoeiras. O nosso objetivo é prestar experiências memoráveis e o evento irá proporcionar um momento de qualidade em contato com a natureza e com diversas vivências para a família toda aproveitar”, explica José Júnior, proprietário da Trilha do Calango.

O Experimenta Cerrado terá vagas limitadas para 20 participantes, sendo necessária a reserva da vaga.

Dica:
Experimenta Cerrado
Dia 30 de abril, sábado, das 9h às 16h
Local: Trilha do Calango – Lago Oeste, Sobradinho
Investimento: R$ 245 por pessoa. $120 para crianças de 4 a 11 anos. Vagas limitadas – 20 pessoas
Reservas: 61 9 9803-5085 (WhatsApp)
Instagram: @trilhadocalango