Exposição Elephant Parade traz fofura e conscientização no ParkShopping

2281
Bruno Contrino

Da Redação
Foto: Divulgação

De 26 de abril a 26 de maio, a Praça Central do ParkShopping recebe a Elephant Parade, uma das exposições de arte ao ar livre mais relevantes e impactantes no mundo, que alerta para o perigo de extinção dos elefantes. Com mais de 30 elefantinhos customizados por vários artistas, a mostra celebra a conscientização ambiental por meio de esculturas em tamanho real de bebês elefantes supercoloridos e divertidos. Com entrada gratuita, a exposição transborda arte pop por todos os lados e doses extras de muita fofura.

Em paralelo à exposição, e durante o mesmo período, acontece também a Mostra Fotográfica do Santuário de Elefantes Brasil, que reúne cerca de 20 painéis e conta um pouco da história dessa organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que resgata elefantes cativos em situação de risco e oferece a eles o espaço, as condições e os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro. Fundada em 2013, a SEB vive somente de doações de pessoas físicas e jurídicas, inclusive da Elephant Parede. Localizada no estado do Mato Grosso, hoje cuida de três elefantas, a Maia, a Guida e a Rana.        

Duas atividades extras vão chamar a atenção daqueles que visitarem o evento. A primeira delas está prevista para acontecer no sábado, 4 de maio, quando sete alunos do Instituto de Arte Amilcar Mendes, com idade entre 13 e 34 anos, irão pintar ao vivo um elefantinho na Praça Central, que se juntará à exposição na edição Brasília da Elephant Parade Brasil Tour 2019. A pintura coletiva é uma práxis que o IAAM oferece no seu currículo de atividades, e nesse caso, o trabalho será executado a partir de um esboço criado pelos professores Amílcar Mendes, Cristina Sousa e Aloísio Mendes com o tema: “A vida ganha cor a partir de uma boa ação”. Todo mundo está convidado para conferir de pertinho esse happening cultural, que está marcado para acontecer entre as 14h e 20h.

A Elephant Parade Brasil Tour Brasília 2019 chega à cidade depois de já ter passado por outros shoppings da Rede Multiplan em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Agora os brasilienses vão ter a chance de saber também que a preservação dos elefantes é algo urgente, tendo em vista que hoje existem menos de 50.000 elefantes asiáticos no mundo, e que nos últimos 100 anos, o seu habitat foi reduzido em 95% e sua população diminuiu em 70%.

A Elephant Parede foi fundada pelo pai e filho Marc e Mike Spits em 2006, sensibilizados pela triste história de Mosha, a elefantinha que aos 7 meses de idade perdeu parte da pata pisando em uma mina terrestre. Atualmente, Mosha vive no Friends of the Asian Elephant Hospital, na Tailândia.  Desde que foi inaugurada, a exposição vem percorrendo o mundo, angariando fundos que são destinados para o cuidado dela e centenas de outros elefantes. Ao final do Brasil Tour, as obras que fazem parte da mostra serão leiloadas e os recursos serão revertidos para a preservação dos elefantes, causas sociais locais e também para os artistas participantes.

Dica:
Elephant Parade Brasil Tour Brasília 2019
De 26 de abril a 26 de maio
Praça Central do ParkShopping
Horário de visitação: De segunda a sábado das 10h às 22h; domingo, das 12h às 22h.
Entrada gratuita