Feira Conexão Design traz designers autorais de todo Brasil

377

Da Redação
Foto: Divulgação

Entre os dias 12 e 14 de setembro, no Galpão – Casa Em Movimento, no SIA, trinta designers autorais de todo Brasil se reúnem durante a Feira Conexão Design. Eles trarão móveis, luminárias, objetos de design, joalheria contemporânea, moda e artes visuais.

“É um encontro de cultura brasileira, com muitos sotaques e referências regionais, refletidas nas peças de design contemporâneo e com foco no consumidor final”, contextualiza a curadora, Eliane Melo, que selecionou cada um dos profissionais que participarão do evento. A proposta da Conexão Design é viajar com os profissionais e suas peças para cidades fora do eixo Rio-São Paulo e oferecer ao público um design autoral e acessível. A feira está em sua sétima edição já foi realizada em Campinas-SP, 2 em Goiânia-GO e  pela primeira vez na capital federal, onde contará com profissionais do Ceará, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Entre os nomes que marcarão presença no evento está o designer gaúcho Regis Padilha. Com total domínio da tecnologia da produção de móveis já participou da Bienal Brasileira de Design, da Miami Design Week e da Semana de Design em Milão. Além das criações para a indústria, desenvolve uma linha própria, que trará à Conexão Design Brasília.

Minas Gerais será representada pelo designer Rodrigo Queiroz e o arquiteto Marllon Morais, criadores do Estúdio Dentro, especializado em objetos de design. Ainda de Minas o designer Paulo Neves, que é autodidata no universo das artes. Da argila ao torno, a livre experimentação dita o caminho, que se consolidou com a formação em Design de Produto.  Suas peças chamam a atenção pelas formas abstratas.

O paulista João Costa é dono de um talento de tirar o fôlego. Técnico em edificações, logo encontrou o caminho das artes e do design, através das esculturas em cerâmica. O artista faz escamas de barro e amarra, uma a uma, em uma rede de aço, até formar painéis de tamanhos variados, que comporão o cenário da Conexão Design Brasília.

Brasília estará representada pelo arquiteto Ricardo Theodoro do USO Atelier. Com produção própria e artesanal de móveis e objetos de madeira, o profissional foca na funcionalidade e simplicidade de peças duráveis. Ricardo resgata o fazer manual aliado ao uso das novas tecnologias e também ao conhecimento obtido com o mestrado que fez em “Poéticas Contemporâneas”, que dão uma característica autoral as suas obras.

Roupas, jóias e acessórios também terão espaço no evento. A designer Ruby Yallouz virá do Rio de Janeiro com peças feitas a partir de técnicas orientais de 5 mil anos, que transformam latão, cobre, prata, resina e pedras em  jóias contemporâneas. Já a artista visual goiana Paula Zuchetto traz a arte para o cotidiano das pessoas, através de suas jóias. Nesta nova coleção do Atelier Alberta, a artista mistura o metal com elementos em cerâmica, moldados e esmaltados à mão.

O design interativo é um dos diferenciais da NUZ da estilista gaúcha Duda Cambeses que estará na capital federal com sua marca que foi um dos destaques do Brasil Eco Fashion Week, em 2018, pelo reaproveitamento das sobras de tecidos da própria produção. Entre os destaques estarão as peças de vestuário que podem ser usadas de maneiras distintas e em diferentes situações.

A Conexão Design também é um espaço de transmissão de conhecimento, onde rodas de conversa com especialistas são abertas ao público, que deve se inscrever previamente.

Programação Rodas de conversa:
12/09
16h – “Todo mundo é designer todo dia”
Com o arquiteto, Leão Ogawa e a designer de jóias, Eleonora Hsiung
18h – “Mapa Design Brasília – A multidisciplinaridade da atuação criativa e   seu caráter inclusivo no DF”
Com Raquel Chaves, mestre em Design e idealizadora do “Mapa Design Brasília”.

13/09
14h – “O moderno e o contemporâneo – uma conversa animada com um designer de produto e um especialista em restauro”
Com o designer, Ricardo Theodoro e o autor do livro “Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília”, Frederico Hudson
16h – “Processos de criação a partir da simbologia brasileira”
Com o designer, marceneiro e skatista, Regis Padilha

14/09
11h – “Posicionamento de marca nos mercados social e sustentável”
Com a designer de jóias, Márcia Campetti
14h – “A arte como ferramenta para a vida”
Com Bel Lemos, especialista em Arte-educação e Inter-mídias Digitais e prof. da Gerência de Educação Infantil da Prefeitura de Goiânia
16h – “Desafios e oportunidades do design autoral no Brasil”
Com o designer de jóias, Marcelo Novaes e a designer de produtos, Paula Watson

As inscrições devem ser feitas através do WhatsApp 11 94106-1304. Vagas limitadas.

Dica:
Feira Conexão Design
De 12 a 14 de setembro, das 11h às 20h
Local: No Galpão – Sia Trecho 2, lotes 905/925
Entrada gratuita