Da Redação
Foto: Divulgação
O CCBB Brasília sedia, pela primeira vez, a 6ª edição do Festival CoMA, que ocorre nos dias 04 a 08 de outubro. O evento representa um marco na cena cultural da capital, pois resulta da parceria entre instituições que compartilham de princípios e valores como sustentabilidade, inclusão, diversidade, acessibilidade e pluralidade de expressões artísticas. O CoMA e o CCBB preparam para outubro uma verdadeira celebração da riqueza da cultura e arte brasileiras, agregando nesta edição, inclusive, outras expressões artísticas além da música.
O CCBB Brasília é um dos espaços culturais mais amados e visitados de Brasília, parada certa nos roteiros turísticos da capital, e se mostrou o cenário ideal para a realização do Festival CoMA em 2023. Com esta parceria, o Festival CoMA reúne ao longo de 5 dias artistas emergentes e consagrados em apresentações ao ar livre nos jardins do CCBB, além de fomentar discussões e encontros relevantes sobre música e mercado fonográfico por meio das atividades da Conferência CoMA. O público ainda tem a possibilidade de visitar as exposições em cartaz nas galerias, assistir a espetáculos de teatro e a filmes no cinema do CCBB.
“A sinergia entre o Festival CoMA e o CCBB se baseia em valores fundamentais que se entrelaçam, com consciência em suas operações. Desde o princípio queríamos que esta edição fosse diferenciada, em todos os sentidos. Tivemos momentos históricos no Eixo Ibero Americano, no Clube do Choro e no Planetário e agora construiremos novas memórias junto com os artistas e, principalmente, com o público”, explica Diego Marx, diretor artístico do CoMA.
Democratizando ainda mais o acesso ao festival e consolidando o compromisso de promover o acesso à música e à cultura, os ingressos desta edição terão o valor fixo praticado para espetáculos realizados no CCBB Brasília: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada). Mais informações sobre a venda dos ingressos serão divulgadas em breve.
Para facilitar o acesso ao festival, o projeto ainda conta com um plano de mobilidade e de transporte gratuito, que sairá do centro da capital em direção ao CCBB Brasília.
In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
Explorando as potencialidades culturais do CCBB Brasília, o CoMA traz para o cinema do CCBB Brasília a mostra In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Serão apresentados 9 títulos que foram destaque nas suas últimas três edições, que abordam a vida de diferentes artistas e movimentos musicais que deixaram sua marca na sociedade. São eles: La danza de Los Mirlos (Álvaro Luque | Peru | 2022); The Beat Diaspora (Tico Fernandes, Roguan, Carol Lima, Joyce Prado, Bruno Zambelli | Brasil | 2022); Belchior – Apenas um Coração Selvagem (Natália Dias e Camilo Cavalcanti | Brasil | 2022); Manguebit (Jura Capela | Brasil | 2022); Lenha, Brasa e Bronca: A História de Jacildo e Seus Rapazes (Dennis Rodrigues | Brasil | 2021); Dom Salvador & Abolition (Artur Ratton e Lilka Hara | Brasil, Estados Unidos | 2020); Cecilia Amado e Pablo Oliveira Brasil | 2023); As Faces do Mao (Dellani Lima e Lucas Barbi | Brasil | 2021); e Uma banda Made in Brazil (Egler Cordeiro | Brasil | 2017).
O In-Edit nasceu em Barcelona em 2003 e hoje acontece também no Chile, Grécia, Holanda e México. No Brasil, vem sendo realizado desde 2009, em São Paulo, e já passou por diversas cidades brasileiras. Em 2023, comemorando sua 15ª edição, o In-Edit vai acontecer no cinema do CCBB Brasília como parte da programação do Festival CoMA.
Artistas confirmados
Para esta edição, o line-up já está confirmado: João Bosco com o show em celebração aos seus 50 anos de carreira; BaianaSystem; Johnny Hooker, com o “Clube da Sofrência”, uma homenagem a Marília Mendonça; além de Francisco El Hombre; Letrux; Tuyo; Boogarins com participação especial de Gaivota; Bixiga 70 + Jessica Caitano; Pé De Cerrado; Siba; Murica + Letícia Fialho; Potyguara Bardo; Vanessa Moreno; 7 Na Roda convidando Teresa Lopes; Seu Estrelo; Melly; Toto De Babalong + Casa De Abloh; Katu Mirim; Baile do Café com participação de Paula Lima; Puterrier; Ellefante + Saudade; Israel Paixão; Larissa Umaytá; Lows; e Ypu. Entre os artistas internacionais estão Julie Neff e Eastern Owl, ambos do Canadá.
O Festival conta ainda com sets e pesquisas musicais dos DJs: Malfeitona; Sallun; Criolina; Filhos De Guetta; Underbaile e Perde A Linha, que apresentarão DJ Sets ao longo da semana de festival.
Dica:
Festival CoMA
De 4 a 8 de outubro
Local: CCBB Brasília
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @ccbbbrasilia @festivalcoma