Close Menu

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Avanzzo encerra suas atividades com coleção que marca seus 36 anos

    25/03/2026

    Musical inédito e caça aos chocolates animam a Páscoa do Boulevard Shopping

    25/03/2026

    Show homenageia os 66 anos de Renato Russo

    25/03/2026
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
    Dicas da Capital
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    Dicas da Capital
    Você está em: Home»Agenda Cultural»Festival internacional de dança contemporânea

    Festival internacional de dança contemporânea

    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Foto: Divulgação

    Brasília vem se consolidando como um importante polo de vivência da dança. Prova disso é que a capital federal já sediou inúmeros festivais nacionais e internacionais com foco nessa expressão artística. Agora, abre espaço para o DF Improvisa Dança, projeto que chega a sua segunda edição e dá atenção especial à modalidade Contato Improvisação em formato de festival internacional com ações voltadas para o intercâmbio, capacitação, pesquisa e criação de espetáculo no contexto da dança contemporânea na América Latina.

    Para isso, o evento propõe a realização de residência artística e atividades artístico-pedagógicas, entre os meses de julho e agosto. A primeira tem como objetivo final a criação e apresentação de espetáculo de Contato Improvisação, a partir de uma pesquisa e investigação colaborativa com professores e bailarinos convidados. São eles Catalina Chouhy (Uruguai), Nico Cottet (Chile); Ricardo Neves (Brasil), Renzo Zavaleta (Peru), Sofia Barriga Monteverde (Equador), Paula Zacharias (Argentina) e o o Coletivo Tectônica (DF), composto por Camilo Vacallebre, Carol Barreiro, Patricia Braz, André Kainan, Rosa Schramm, Viviana Rocha. O resultado final desse encontro será duas apresentações de um espetáculo criado a partir dessa experiência, em 28 e 29 de julho, no Teatro Plínio Marcos, Funarte, 20hs – seguidas de conversas com os artistas.

    Já a segunda vai promover atividades formativas abertas à comunidade e gratuitas, por meio de oficinas com professores vindos de diferentes regiões da América do Sul. “O projeto possibilita a troca e o compartilhamento dos processos criativos que a dança contemporânea latino-americana, com ênfase no Contato Improvisação, desenvolve nas áreas de pesquisa e criação em performance”, afirmam Carol Barreiro e Viviana Rocha, produtoras e dançarinas do Coletivo Tectônica realizador do festival afirma do DF Improvisa Dança, que tem patrocínio do FAC-DF.

    Por se tratar de uma proposta bastante abrangente, Janaína Mello, gestora e executora pela Ninja Loka Produção explica que a ideia foi dividir a programação em etapas. A primeira delas consiste em palestras com demonstração técnica em Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Taguatinga. “Nelas, o público aprende sobre Contato Improvisação, seus princípios técnicos e sua influência na dança contemporânea”.

    Em seguida, de 18 de julho a 5 de agosto, acontecem as oficinas para interessados em dança contemporânea e Contato Improvisação. As inscrições já foram encerradas com um total de 104 inscritos.

    “O projeto DF Improvisa Dança surgiu dentro do contexto em que a improvisação na dança necessita de veículos de reconhecimento e difusão como área de conhecimento”, comenta Daniela Braga, idealizadora da primeira edição 2012 que trouxe a Capital Federal nomes como: Andrew Harwood (canadá), Nita Little (EUA), Ray Chung (EUA), Guto Mecedo e Soraya Jorge (Brasil).

    A segunda edição do projeto DF Improvisa Dança contempla a acessibilidade com medidas específicas aos PNE e também devido a sua abordagem particular da linguagem da dança – que através da técnica do Contato Improvisação – permite a criação artística e o desenvolvimento do movimento independente de quaisquer limitações físicas do indivíduo.

    De acordo com Viviana Rocha, produtora executiva desde a primeira edição do festival, o foco dessa prática de dança está relacionado à capacidade perceptiva, à atenção ao momento, ao espaço e ao próximo. “A ênfase é dada a expressão singular de cada um, não sendo uma técnica que exige padrões e formas pré-concebidas, celebrando a diversidade e exaltando a potência da ação de cada corpo em movimento”.

    Além disso, serão priorizados espaços que tenham planejamento estrutural para acessibilidade de cadeirantes (rampas de acesso, banheiros adaptados, cadeiras e espaços reservados). Também será disponibilizada equipe de apoio para guiá-los espacialmente durante as sessões de improvisação (jam).

    ​Dica​:
    ​- ​Residência Artística
    ​De 21 de julho a 27 de julho
    Local: Centro de Dança do DF
    Para pesquisadores convidados

    ​- ​Apresentações
    ​Dias 28, às 20h, e 29 de julho, às 18h
    Local: Teatro Plínio Marcos – Funarte
    Ingresso: 10,00 inteira e 5,00 meia – 1 h antes no local
    Classificação​ Indicativa​: 14 anos

    ​- ​Ação Formativa
    Oficinas:
    ​Dias 18 a 20 de julho e 31 dejulho a 5 de agosto
    Local: Centro de Dança do DF
    Entrada franca para participantes inscritos

    ​- ​Jams
    ​Dias ​19 e 20​ de julho, às 19h
    ​Local: ​Anexo II Museu da República
    Entrada ​gratuita, por ordem de chegada

    ​De ​30​ de julho a 05​ de agosto, às 19h
    ​Local: Centro de dança
    Entrada ​gratuita, por ordem de chegada

    Previous ArticleAtração internacional canta Fados e Seresta no Pontão
    Next Article Sopas e pratos para compartilhar no inverno do Abbraccio

    Posts relacionados

    Show homenageia os 66 anos de Renato Russo

    CCBB Brasília apresenta Frankenstein de Mary Shelley

    Clube do Choro recebe show em homenagem a João Gilberto

    ENCONTRE LOCAIS
    ONDE FICA?

    Restaurantes, experiências e acomodações em Brasília.

    VEJA TAMBÉM

    Avanzzo encerra suas atividades com coleção que marca seus 36 anos

    Avanzzo vai encerrar suas atividades, após 36 anos de muito sucesso, com a coleção “Tempo”. São 36 modelos atemporais em edição limitada que pontuam as peças ícones nas mais de três décadas da marca brasiliense e que podem ser adquiridos, a partir de hoje(25), nas quatro lojas físicas e no on-line. A coleção é, também, o fim do caminhar em uma passarela construída por sonhos, aprendizado, profissionalismo, investimento, afeto, respeito e uma inquebrantável relação de amor com Brasília.

    Musical inédito e caça aos chocolates animam a Páscoa do Boulevard Shopping

    25/03/2026

    Show homenageia os 66 anos de Renato Russo

    25/03/2026
    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Threads

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    SOBRE NÓS
    SOBRE NÓS

    O portal Dicas da Capital foi concebido para ser a principal fonte de informações sobre gastronomia, turismo, lazer e cultura de Brasília na internet - para quem vive ou visita a capital do Brasil.

    Email: dicasdacapital@gmail.com

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp TikTok
    MENU
    • Home
    • Agenda Cultural
    • Gastronomia
    • Taças e Rolhas
    • Qual é a boa?
    • Pelos Shoppings
    • Daqui e Dali
    CADASTRE-SE

    Brasília no seu e-mail

    Aceito receber mais notícias, promoções e novidades em Brasília.

    © 2026 Dicas da Capital - Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ❤️ e estratégia por: Avantte Digital.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.