Da Redação
Foto: Divulgação
Uma grande festa com shows de música popular, música clássica, além de vários eventos e atrações espalhados pela capital que vão atender a todos os gostos, estilos e idades. É o que promete o Governo do Distrito Federal com as festividades em torno do 63º aniversário de Brasília, que este ano estarão concentradas em palco montado na Praça da Torre de TV. Entre os artistas convidados, estão as duplas sertanejas Enzo & Rafael e Maiara & Maraisa, os sambistas do Fundo de Quintal, além da cantora Joelma, ex-Calypso. Atrações locais como o grupo Coisa Nossa e o cantor Nego Rainer também participam do encontro. Tudo de graça.
A expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas por dia durante a programação. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, destaca o lado resiliente da cidade, exalta suas belezas e lembra as palavras do líder da Legião Urbana, banda ícone do rock nacional nascida em Brasília.
“Nossa capital chega aos 63 se reinventando, depois de tudo o que passamos recentemente. Tantas paisagens, tanto céu, tanta arquitetura, mostrando que Brasília segue como uma cidade viva em um DF em expansão. Impossível não lembrar as palavras de um poeta intrinsecamente ligado a esta terra, Renato Russo, que um dia cantou um verso até hoje repetido em todas as regiões deste imenso país: “Meu Deus, mas que cidade linda”, lembra Bartolomeu.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, as comemorações valorizam o potencial turístico e econômico da cidade. “Brasília é a capital do nosso país e merece essa comemoração. Durante estes 63 anos, Brasília cresceu muito. As regiões administrativas ganharam força e, hoje, movimentam a economia criativa e o setor produtivo da capital. O turismo vem crescendo de forma expressiva, com destaque para o avanço nas áreas rurais. Isso mostra a vocação para o desenvolvimento e o potencial turístico do DF. O GDF está trabalhando para a valorização da capital para o mundo. Esperamos que os moradores do DF e visitantes aproveitem as comemorações do aniversário de Brasília”, afirma o titular da pasta.
Mesmo antes de ser inaugurada, Brasília foi batizada pelo ministro francês André Malraux como “a capital da esperança”. A frase foi proferida pelo intelectual durante sua visita à cidade em agosto de 1959.
Os 63 anos da capital federal vão unir cultura, arte e entretenimento. Um palco de grandes proporções vai receber artistas de renome nacional como Maiara e Maraisa, Joelma e Fundo de Quintal. O evento valoriza também artistas locais e regionais como Enzo e Rafael, Nego Rainner e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ideia é mostrar a diversidade cultural da cidade, onde a cultura nordestina, o samba e o sertanejo ganham o merecido espaço, para fortalecer a economia criativa e a cultura local.
O evento, que se estende até o domingo (23/04), terá ainda uma série de atividades infantis, como brinquedos infláveis, pinturas de rosto, cosplay e apresentações teatrais com a Cia Teatral Neia e Nando.
Nos três dias de evento, sexta, sábado e domingo, as atividades começam às 10h e vão até 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Os ingressos devem ser retirados previamente na plataforma Sympla.
Confira a programação:
21/04 – Sexta-feira
10h à 18h – Atividades infantis da cidade KIDS
10h – Mágico Tio André
11h -Teatro Neia e Nando
12h – Contação de História Nyedja Gennari
16h – Maiara e Maraisa
18h – Enzo e Rafael
19h – Melão
20h – Fim do evento
22/04 – Sábado
10h às 18h – Atividades infantis da cidade KIDS
10h – Mágico tio André
11h – Teatro Neia e Nando
14h – Contação de história Nyedja Gennari
16h – Nego Rainner
18h – Joelma
20h – Fim do evento
23/04 – Domingo
10h às 18h – Atividades infantis da cidade KIDS
10h – Mágico Tio André
11h – Teatro Neia e Nando
12h – Contação de história Nyedja Gennari
14h – Fundo de Quintal
18h – Orquestra Teatro Nacional
20h – Fim do evento
Dica:
Aniversário de Brasília 63 anos
De 21 a 23 de abril, de 10h às 20h
Local: Torre de TV de Brasília
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Instagram: @brasilia63anos