Governador reabre o Eixão do Lazer e amplia o projeto para a W3 Sul

Da Redação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 11 de junho, feriado de Corpus Christi, o Eixão do Lazer será reaberto. A decisão foi divulgada pelo Governo do Distrito Federal através do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, na tarde desta terça-feira (9/6). Realizado desde 1991 em domingos e feriados e interrompido como prevenção à pandemia do coronavírus, o projeto interrompe o fluxo de veículos e libera a mais importante via de Brasília para a prática de exercícios físicos. O texto amplia o projeto para a W3 Sul, o trânsito de veículos nas quadras 502 até 516 também será fechado.

De acordo com o texto do decreto, o uso por parte da população será autorizado das 6 às 17 horas. No trecho que corta as Asas Norte e Sul de Brasília, os esportistas estão autorizados a praticar atividades de corrida, caminhada, bicicleta e outros veículos não motorizados, ficando proibidas práticas que gerem aglomerações.

Assim como determinado para os parques, o GDF não autorizou a presença de ambulantes para a comercialização de qualquer produto no Eixão do Lazer. O uso de máscara de proteção facial também será obrigatório para todos os frequentadores, assim como o cumprimento de outras determinações de segurança indicada pelos órgãos de saúde, como o distanciamento de 1,5 metros.

A secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, explicou a necessidade dessa reabertura. “Não podemos aglomerar nos lugares de atividades física que já estão liberados, como os parques. Com mais essa opção de espaço para prática de esporte, as pessoas estarão mais seguras. Lembrando que as medidas de segurança também valem para acesso ao Eixão do Lazer”, destacou.