Janelas CASACOR Brasília: projeto apresenta ideias para um novo morar

Da Redação
Foto: Divulgação

Como será a casa pós-pandemia? A CASACOR Brasília reuniu 27 arquitetos e designers de interiores de 14 escritórios para materializarem através do projeto Janelas CASACOR, os anseios do novo morar. Através de 13 vitrines de módulos/contêineres, o público poderá contemplar gratuitamente ideias para spa, refúgio zen, sala, home fitness, espaço de leitura, streaming room, cozinha com horta e box gourmet. A exposição de mobiliário urbano acontece de 3 de outubro a 2 de novembro, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Brasília será a primeira cidade do país a receber o Janelas CASACOR. Pias para lavagens de mãos e totens de álcool em gel serão fixados na área de 2.800m² destinada à exposição. Coube ao escritório Sainz Arquitetura, de Eduardo e Lilian Sainz, o projeto da instalação que celebra os 60 anos de Brasília e pode ser conferida de duas formas: pessoalmente, contemplando as vitrines externamente – cumprindo as regras de higienização, segurança e distanciamento social à contenção da Covid-19 –, ou internamente, através de visitas virtuais guiadas pelos profissionais responsáveis por cada projeto no site oficial da CASACOR (www.casacor.com.br).

Participam do Janelas CASACOR Brasília os escritórios Albuquerque e Peres (Hélio Albuquerque e Sonia Peres), com Refúgio da Leitura; Alf Arquitetura (André Alf e Marina Lage), Cozinha com Horta; Angela Castilho Arquitetura Interiores (Alex Rodrigues e Angela Castilho), Refúgio Zen; Choque Design (Dimitri Lociks e Simone Turíbio), Vitrine Sebrae; Entrequadra Arquitetos (Bárbara Alvarenga, Deborah Torres e Rafaela Gravia), Estar em Casa; Denise Zuba Arquitetos (Denise Zuba e Juliana Zuba), Home Fitness;  George Zardo e Júlia Zardo, CaradeCasa; Larissa Dias Arquitetura por Larissa Dias, Spa; Leo Romano Arquitetura por Leo Romano, Home Office; Lez Arquitetura (Gabriella Chiarelli e Marianna Resende), Espaço Hygge BRBCARD; MAAI Arquitetos Associados (Arnaldo Pinho, Isabel Veiga Isabel Veiga e Mônica Pinto). Espaço Família por CasaPark + MAAI); Miguel Gustavo; Ney Lima e Walléria Teixeira assinam o Box Gourmet.

Com a edição 2020 de CASACOR – a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas – adiada em função do momento atual, o formato promove uma abertura física e digital para expor as reflexões do nosso tempo e também para o futuro. Num ano em que toda a população fechou as portas de suas casas por causa da pandemia do novo Coronavírus, muitas janelas se abriram para deixar o ar e sol entrarem e se tornaram um portal para ver o mundo de um jeito diferente.  O projeto Janelas CASACOR propõe um exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformando tudo isso em soluções para nossas angústias, traduzindo a casa dos novos tempos.

O projeto, uma iniciativa democrática, presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles, dá continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade da CASACOR e poderá ser visto de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente – cumprindo as regras saúde, segurança e distanciamento social – ou com visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada projeto. O formato das Janelas CASACOR vem como resposta ao momento que estamos vivendo.

“Para a CASACOR, 2020 não é um ano perdido. É um momento de virada. De grandes reflexões e de mostrar a criatividade de toda a equipe. É a primeira vez em 34 anos que o evento não acontece e aprendemos que toda crise traz a oportunidade de fazer algo novo. Surgem novas ideias, novos caminhos, um novo projeto. A proposta do Projeto Janelas surge para mostrar que é possível traduzir o espírito de CASACOR em formatos além do tradicional, mantendo a personalidade da marca ao mesmo tempo em que propomos algo inédito para o segmento”, explica Livia Pedreira, Diretora Superintendente.

Dica:
Janelas CASACOR Brasília
De 3 de outubro a 2 de novembro
Local: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (próximo ao Estacionamento 10)
Horário: durante o funcionamento do parque
Visitação virtual: https://casacor.abril.com.br/mostras/brasilia/
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Mais informações: 3248.4638/3248.6902 / www.casacor.com.br
Instagram: @casacor_brasilia