Mercado Mundi movimenta a gastronomia de Brasília

753

Foto: Divulgação

De 23 a 25 de novembro, das 12h às 22h, o Taguatinga Shopping recebe a segunda edição do Mercado Mundi, evento dedicado ao compartilhamento de conhecimentos sobre a alimentação de qualidade, sustentável e socialmente responsável. Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas aulas-show, experiências gustativas, palestras, com programação para pessoas de todas as idades e estandes e bancas de vendas de produtores locais e artesanais. Entre os renomados chefs convidados, Bel Coelho, a premiada chef do Clandestino, em São Paulo, e apresentadora do Receita de Viagem, do TLC do Discovery Chanel, encerra a extensa programação do evento. A entrada é gratuita.

Com direção de Nicola Goretti, do Grupo AG, direção-executiva de Davi Neves e co-curadoria de Jean Marconi, do Slow Food Cerrado, e do professor de gastronomia Sebastián Parasole, o Mercado Mundi tem como objetivo aproximar os consumidores dos produtores, em especial os que trabalham com agricultura familiar, compartilhar conhecimentos sobre alimentação com aulas práticas e apresentar cases de sucesso em sustentabilidade. Serão, aproximadamente, 47 estandes e bancas com cerca de 90% de pequenos produtores locais. O púbico poderá adquirir de hortifrútis a embutidos, doces, compotas, queijos, pães, massas, picolés, sorvetes, cafés, chás, cortes especiais de carnes de porco, peixes, produtos orgânicos, sem lactose e sem glúten.

As aulas-show criam um campo fértil para que o público possa conhecer técnicas e produtos utilizados nas cozinhas de chefs renomados, de Brasília e do País, em um encontro de vivências e troca de experiências. Com 160 vagas, as pessoas interessadas em participar devem se inscrever gratuitamente pelo site www.mercadomundi.com. A abertura das inscrições será informada por meio das redes sociais do evento Facebook/mercadomundibrasil e Instagram @mercado.mundi.

No primeiro dia do evento, sexta-feira, 23 de novembro, das 15h às 15h40, o Mercado Mundi apresenta a aula-show do chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue (São Paulo), realiza a aula-show “Práticas de gastronomia funcional”. A seguir, das 17h às 17h40, é a vez do chef David Lechtig, do El Paso Texas (Brasília) apresentar a aula-show “Cozinha mexicana”. Encerrando o dia, das 18h às 18h40, o chef André Castro, do restaurante Authoral (Brasília), comanda a aula-show “Cozinha local e identidade”.

No sábado, 24 de novembro, as aulas-show começam com o chef-pâtissier Daniel Briand, do Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier (Brasília). Das 15h às 15h40, Briand apresenta a aula-show “Pâtisserie francesa”. A programação continua com os chefs André Vargas e Bruno Rappel que apresentam a aula-show “Sous Vide – Cocção em baixa temperatura”, das 16h às 16h40. Na sequência, Das 17h às 17h40, o chef Simon Lau, do restaurante Aquavit (Brasília), apresenta a “Fusão entre a cozinha nórdica e o Cerrado”.

No domingo, 25, a programação começa com o chef brasiliense Marcelo Petrarca, dos restaurantes Bloco C e Lago, que das 14h às 14h40 realiza a aula-show “Cozinha contemporânea”. Das 15h às 15h40, o chef Ville Della Pena abordará a cozinha tradicional italiana e a cozinha contemporânea e ensinará a fazer a “Ciriole alla ternana”, um prato de massa fresca, da cozinha da Úmbria, região central da Itália, vegetariano que pode ser também vegano.  Encerrando a programação das aulas-show, das 17h às 17h40, os chefs Alexandre Aroucha e Leônidas Neto, do restaurante Grand Cru (Brasília), apresentam a “Cozinha brasileira contemporânea”.

Na sexta-feira, 23, das 14h às 14h40, a jornalista e editora-chefe da revista Vida Simples escritora Ana Holanda realiza a conferência “Escrita Afetiva”. No sábado, 24, a programação de palestras começa às 13h com a fala da mestre alambiqueira e sommelier de cachaça Elk Barreto. Até as 14h, ela abordará a “Experiência sustentável de sucesso da cachaça orgânica Sanhaçu”, a primeira cachaça orgânica de Pernambuco produzido no primeiro engenho do Brasil a operar com energia solar”. Das 14h às 14h40, o chef Paulo Mello, do restaurante Dona Lenha (Brasília), presidente e fundador do Instituto Ecozinha, fala sobre “A compostagem e a gestão de resíduos: Como ser lixo zero”. Das 18h às 18h40, é a vez de Ailin Aleixo, jornalista de gastronomia do site Gastrolândia, falar ao público sobre “Sustentabilidade e gastronomia”.

No domingo, 25, das 13h às 14h, a especialista em cachaça Elk Barreto retorna ao Mercado Mundi para a palestra sobre a “Experiência sustentável de sucesso da cachaça orgânica Sanhaçu”. Das 16h às 16h40, o chef, pesquisador e coordenador da cadeira de Gastronomia do IESB, Sebastián Parasole fala ao público sobre o “Projeto Iniciativa Bandoneón: Educação Itinerante”, voltado para as pessoas interessadas em conhecer sobre a importância da Gastronomia como ferramenta educacional e os resultados do projeto. Encerrando a programação, das 18h às 18h40, a chef, pesquisadora, proprietária do Restaurante Clandestino (São Paulo) e apresentadora do programa “Receita de viagem” do canal TLC, Bel Coelho fala de “A rede do alimento”.

Dica:
Mercado Mundi
Aulas-show, mercado de produtores locais e nacionais, experimentações, conferências, lançamento de livro, espaço kids, arte-instalação
De 23 a 25 de novembro, das 12h às 22h
Local: Taguatinga Shopping – Brasília
Entrada gratuita
Inscrições e programação: www.mercadomundi.com
Mais informações: 3364-5987

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here