Mosaico Flamenco no Teatro Brasilia Shopping

553

Por Felipe Oliveira
Foto: Debora Amorim

Declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas, o flamenco é música, é canto e é também dança e história. Sua pluralidade invade o palco do Teatro Brasília Shopping, nos dias 18 e 19 de maio, com o Mosaico Flamenco, um espetáculo que une os acordes da guitarra e a batida da percussão flamenca, nas mãos do guitarrista Lucas Trigueiro e da percussionista Patrízia Veloso, e o bailado de um grupo coreografado por Patrícia Weingrill.

Mosaico Flamenco traz ao público de Brasília a fusão das culturas e a diversidade de expressões que refletem a história da Andaluzia, na Espanha. Os músicos e bailarinos que se apresentam são estudiosos desta arte que carrega a essência e as raízes de uma região que recebeu influências dos ciganos, dos mouros e judeus. “É um espetáculo repleto de beleza cultural de um povo que foi perseguido, mas que sempre lutou e conservou suas esperanças, fazendo de seu sofrimento uma arte que encanta a todos”, adianta Patrícia Weingrill, produtora, bailarina e coreógrafa do espetáculo ao lado de Fábio Rodriguez.

A artista observa que o canto a dança e o toque serão os três elementos que levarão o espectador a uma viagem mágica ao Sul da Espanha. A cenografia e os figurinos são do grupo Capricho Espanhol. A bailarina acrescenta que Rodiguez é um dos destaques do Mosaico Flamenco.  “É um dos melhores bailaores do Brasil. Ele mergulhou no Flamenco quando morou na Espanha, estudando e trabalhando em grandes companhias, como Ballet Flamenco de Madrid e Cia Javier Latorre”, diz.  Pelo Europa e Ásia, o bailaor dançou em corpo de baile e também como solista. Madrid, Milão e China conheceram seu talento. Recentemente, Rodriguez foi convidado para dançar em um dos maiores e mais tradicionais festivais de flamenco do mundo, em Jerez de la Frontera, com a nova Cia Flamenconautas, de Javier Latorre, e estreou no Teatro Villamarta, principal palco dos artistas de Jerez.

Dica:
Mosaico Flamenco
Dias 18 e 19 de maio, sábado, às 21h e, domingo, às 19h
Local: Teatro do Brasília Shopping
Ingressos (valores referentes à meia-entrada):
Simples – R$ 20
Pontos de venda: No local
Classificação indicativa: Livre