Mostra de cinema Věra Chytilová no CCBB

680

Por Felipe Oliveira
Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a mostra de cinema Věra Chytilová: a grande dama do cinema Tcheco, de 26 de março a 14 de abril. A seleção apresenta 26 produções, sendo 20 longas-metragens e 6 curtas-metragens, com curadoria assinada pela montadora de cinema e TV Rosa Monteiro. Ao longo de toda a mostra, todas as mulheres pagam meia- entrada, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 A programação ainda conta com masterclass, na abertura da mostra (26) às 19h, ministrada pela diretora e pesquisadora de cinema Bárbara Cabral. E no dia 27, a partir das 19h, debate sobre o cinema europeu, também com a presença da professora Clarissa Motter e da curadora, cineasta e editora em produção de conteúdo para televisão, Rosa Monteiro. Será distribuído catálogo com com informações, fotos, textos críticos inéditos e traduções de textos célebres.

Vera Chytilová iniciou sua carreira em uma Tchecoslováquia dominada pela União Soviética, encontrando na atmosfera política uma de suas mais fortes influências em todos os aspectos da sua obra. Firmou-se como um nome conhecido em todo o mundo por Pequenas Margaridas(1966), com personagens simpáticos e ausência de uma narrativa contínua. O filme fazia críticas severas ao regime comunista, trazendo marcas que Vera utilizaria em grande parte da carreira a partir dali.

*Confira a programação e classificação dos filmes no site bb.com.br/cultura

Dica:
Mostra de cinema Věra Chytilová
De 26 de março a 14 de abril, terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Trecho 2)
ingresso (valores referentes à meia-entrada):
Simples – R$5
Pontos de venda: No local