Mostra fotográfica compara a cidade de Tóquio entre 1930 e atual

898

Por Felipe Oliveira
Foto: Natsumi Hayashi

De 9 de maio a 9 de junho, a Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasilia receberá a mostra fotográfica “Tóquio Antes/Depois”, apresentando registros fotográficos da cidade de Tóquio nas décadas de 1930 e da atualidade. São 80 painéis que viajam nos anos marcando os contrastes entre o passado e o presente da capital japonesa. A exposição, que já passou por Canadá, Estados Unidos e México, desembarca primeiro na capital federal, depois segue para as cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Manaus, Recife e São Paulo.

Inédita no Brasil, a exposição itinerante é idealizada pela Fundação Japão e Embaixada do Japão no Brasil e tem curadoria de Kotaro Iizawa, crítico e historiador de fotografia. Os painéis selecionados fazem uma retrospectiva por meio do olhar de nove fotógrafos, além de obras resgatadas de duas publicações históricas: as revistas fotográficas “Koga” (1932) e “Nippon” (1933).

Nas imagens mais antigas, o visitante poderá ver como a contraposição entre a modernização estrangeira e os costumes japoneses já era visível no período que antecede a Segunda Guerra Mundial. Mudança que fica ainda mais óbvia nas fotografias registradas desde a década de 2010, época em que a tecnologia, a urbanização e a cultura pop moldaram a Tóquio que conhecemos hoje e que receberá gente de todo o mundo, nos jogos olímpicos, em 2020.

Dica:
Exposição “Tóquio Antes/Depois”
De 9 de maio a 9 de junho, terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Ingresso: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: 3206-9448