Mostra “Sonora: John Williams” reabre a sala de cinema do CCBB com novo visual

Da Redação
Foto: Divulgação

Um dos compositores de trilhas sonoras mais famosos do cinema, John Williams ganha uma mostra inédita com a exibição de 27 longas. Sonora: John Williams entra em cartaz no Cinema do CCBB Brasília de 3 de fevereiro a 4 de março. Os ingressos são gratuitos, e devem ser retirados no próprio CCBB uma hora antes de cada sessão.

A programação traz desde obras raras, como “Como Roubar Um Milhão de Dólares”, de William Wyler (1966), a títulos mais populares, como “Tubarão”, de Steven Spielberg (1975) e “Esqueceram de Mim”, de Chris Columbus (1990), além de clássicos contemporâneos, como “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca”, de Irvin Kershner (1980), e “JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar”, de Oliver Stone (1991).

Além das sessões presenciais, a mostra SONORA: JOHN WILLIAMS também contará com outras atrações online. No dia 10 de fevereiro (quinta), às 19 horas, acontece o Curso online “Trilha para cinema e a obra de John Williams”, com Tomaz Alves Souza, compositor de trilha de filmes como “Era uma vez eu Verônica”, e “Bacurau” (este em parceria com Matheus Alves). O curso será ministrado na plataforma Zoom, com inscrição no site Eventim. Já no dia 17 de fevereiro (quinta), às 20 horas, ocorre o Debate online com Mateus Alves, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bz, com transmissão nas redes sociais do CCBB. Tanto o curso quanto o debate contam com Tradução em Libras. No dia 24 de fevereiro (quinta), às 19 horas, haverá uma sessão presencial e inclusiva de “E.T. – O Extraterreste”, exibido em cópia dublada, com Libras, Audiodescrição e Legenda Descritiva.

A mostra “Sonora: John Williams” também marca a reabertura da sala de cinema do CCBB Brasília com uma nova cara: a sala ganhou um lounge de entrada ambientado para os visitantes já entrarem no clima da mostra em cartaz. Para celebrar este lançamento o Centro Cultural Banco do Brasil distribuirá pipoca grátis aos cinéfilos, e os clientes Banco do Brasil ainda ganharão um balde de pipoca especial com pipoca gourmet.

A ação ainda contará com os personagens dos filmes da mostra, apresentando cosplays dos personagens Indiana Jones, Harry Potter e Hermione e de Darth Vader e Princesa Leia. As ativações acontecerão nos dias 03 a 06 de fevereiro e nos dias 12 e 13 de janeiro, de 15h às 19h.

Dia 08 de fevereiro John Williams completa 90 anos e o CCBB Brasília homenageará o artista. Neste dia, além de uma sessão especial de cinema, o CCBB vai trazer um dj e food trucks a partir das 17h até o início da sessão, além da participação de cosplayers caracterizados como personagens da mostra. A sessão especial será às 19h40 com exibição de “Guerra nas Estrelas: o Império contra-ataca”.

A mostra é um presente de aniversário ao mestre das trilhas sonoras e o artista vivo com o maior número de indicações ao Oscar. Ao todo, são 52. A mais recente ocorreu em 2020, por “Star Wars: A Ascensão Skywalker” – a sexta vez que concorreu por um filme da franquia. Sua primeira indicação veio em 1968, com “O Vale das Bonecas”. Desde então, ganhou cinco vezes por “Um Violinista no Telhado” (1972), “Tubarão” (1976), “Guerra nas Estrelas” (1978), “E.T. – O Extraterrestre” (1983) e “A Lista de Schindler” (1994).

Trilhas sonoras épicas em mostra inédita

“Quem já não assobiou o tema da saga ‘Guerras nas Estrelas’? Quem não sabe de cor pelo menos uma composição de Williams? Pois ele deu a sonoridade de filmes que marcaram uma geração, que possuem fãs até hoje. Tem uma incrível parceria de sucesso com o diretor Steven Spielberg, além de ter trabalhado com diferentes diretores como Alfred Hitchcock, Clint Eastwood, Oliver Stone, Robert Altman, Brian de Palma dentre outros,” explica o curador da mostra, Rafael Bezerra.

Depois de trabalhar como pianista e orquestrador de compositores como Alfred Newman ou Bernard Herrmann, John Williams dedicou-se à composição. A partir dos anos 1960, reafirmou-se como versátil criador de trilhas sonoras para filmes.

Sabe aquela música que fica na cabeça mesmo depois do filme acabar? A música que faz lembrar de uma cena mágica e inesquecível é um dos ingredientes primordiais que fazem do cinema a maior diversão. Poucos compositores podem se orgulhar de ter composições orquestrais tão impregnadas no imaginário coletivo e tão capazes de rapidamente resgatar memórias pessoais ligadas às diversas obras que criou. Ele se atreveu a pensar em notas que poderiam se misturar e se confundir com as narrativas das grandes telas e se eternizar nas recordações de cinéfilos do mundo todo, em uma linguagem universal que entra pelos ouvidos para ativar emoções.

“A música dele ultrapassa a barreira das salas de cinema. A gente lembra de várias, como as trilhas de ‘Star Wars’, ‘Jurassic Park’, ‘Superman’ e ‘Indiana Jones’. A gente escuta e logo lembra do filme, ao mesmo tempo em que relaciona estas recordações ao nosso dia a dia”. Destaca o curador.

O maestro é parceiro recorrente de Spielberg e foi responsável por algumas das mais célebres trilhas da filmografia do diretor, dentre elas estão “Os Caçadores da Arca Perdida” e “E.T. – O Extraterrestre” (1982). Williams também já trabalhou com grandes nomes de Hollywood, como Alfred Hitchcock (“Trama Macabra”, 1976), Robert Altman (“O perigoso adeus”, de 1973), Arthur Penn (“Duelos de Gigantes”, de 1976), Clint Eastwood (“Escalado para morrer”, 1975) e Brian de Palma (“A Fúria”, de 1978).

Se por um lado a seleção da mostra traz o Williams monumental de trilhas grandiosas de sagas épicas-pop, como também “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004) e “Jurassic Park” (1993), por outro, há também as composições para filmes mais intimistas e centrados em histórias de pessoas comuns, como em “As cinzas de Angela”, de Alan Parker (1999); “Stanley e Iris”, de Martin Ritt (1990); e “O turista acidental”, de Lawrence Kasdam (1988).

“É importante trazer à grande tela filmes clássicos com trilhas sonoras marcantes. Além de promover o debate sobre a importância da música no universo cinematográfico, com o propósito de discutir com o público em geral a música no âmbito das produções audiovisuais, através da produção de um catálogo com textos inéditos e organização de um debate com críticos, acadêmicos e profissionais da área da produção musical para o cinema.” Convida Rafael Bezerra.

1º Semana
Dia 03/02 – Quinta-feira
19h – O destino de uma paixão (Jane Eyre, 1970, 110min, 16 anos)

Dia 04/02 – Sexta-feira
19h – Duelo de gigantes (The Missouri Breaks, 1976, 126min, 14 anos)

Dia 05/02 – Sábado
16h – Esqueceram de mim (Home Alone, 1990, 103min, Livre) – Sessão presencial e Online
19h – Jurassic Park (1993, 126min, Livre)

Dia 06/02 – Domingo
16h – Como roubar um milhão de dólares (How to Steal a Million, 1966, 123min, 14 anos)
19h – Trama macabra (Family Plot, 1976, 120min, 14 anos)

2º Semana
Dia 08/02 – Terça-feira
SESSÃO ESPECIAL ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DE JOHN WILLIAMS
19h40 – Guerra nas Estrelas: o Império contra-ataca (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1980, 124min, Livre)

Dia 10/02 – Quinta-feira
18h – As bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick, 1987, 119min, 14 anos)
19h – CURSO online Trilha para cinema e a obra de John Williams, com Tomaz Alves Souza
Dia 11/02 – Sexta
18h40 – Um violinista no telhado (Fiddler on the Roof, 1971, 181min, 14 anos)
Dia 12/02 – Sábado
16h – Tubarão (Jaws, 1975, 124min, 14 anos)
19h – O destino do Poseidon (The Poseidon Adventure, 1972, 118min, 12 anos)

Dia 13/02 – Domingo
16h – Stanley & Iris (1990, 104min, 14 anos)
19h – Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, 2004, 142min, Livre)

3º Semana
Dia 17/02 – Quinta-feira
18h – O perigoso adeus (The Long Goodbye, 1973, 112min, 14 anos)
20h – DEBATE online com Tomaz Alves Souza, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bz

Dia 18/02 – Sexta-feira
19h – Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha, 2005, 145min, 14 anos)

Dia 19/02 – Sábado
19h – Superman: o filme (Superman, 1978, 143min, Livre) – Sessão presencial e Online

Dia 20/02 – Domingo
18h – JFK – A pergunta que não quer calar (JFK, 1991, 205min, 14 anos)

4º Semana
Dia 24/02 – Quinta-feira
19h – E.T. – O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982, 115min, Livre) – sessão inclusiva: libras, audiodescrição e legenda descritiva (filme dublado)

Dia 25/02 – Sexta-feira
19h – O turista acidental (The Accidental Tourist, 1988, 121min, 14 anos)

Dia 26/02 – Sábado
16h – Os cowboys (The Cowboys, 1972, 131min, 14 anos)
19h – Os caçadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981, 115min, Livre)

Dia 27/02 – Domingo
16h – As cinzas de Ângela (Angela’s Ashes, 1999, 145min, 14 anos)
19h – Guerra nas Estrelas: o Império contra-ataca (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1980, 124min, Livre)

Dia 01/03 – Terça-feira
16h – Sleepers – A vingança adormecida (Sleepers, 1996, 147min, 14 anos)
19h – Drácula (Dracula, 1979, 109min, 12 anos)

Dia 02/03 – Quarta-feira
19h – Escalado para morrer (The Eiger Sanction, 1975, 129min, 14 anos)

Dia 03/03 – Quinta-feira
19h – A Fúria (The Fury, 1978, 118min, 14 anos)

Dia 04/03 – Sexta-feira
19h – O massacre de Rosewood (Rosewood, 1997, 142min, 14 anos)

Dica:
Mostra “Sonora: John Williams”
De 3 de fevereiro a 4 de março
Local: Cinema do CCBB Brasília
Entrada gratuita
Ingressos: eventim.com.br

Curso online “Trilha para cinema e a obra de John Williams” com Tomaz Alves Souza
Dia10 de fevereiro (terça), às 19 horas
Curso ministrado via plataforma Zoom, com inscrições no site Eventim
Tanto o curso quanto o debate contam com tradução em Libras.

Debate online com Mateus Alves, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bezerra
Dia 17 de fevereiro (quinta), às 20 horas
Transmissão via Redes Sociais do CCBB, e Youtube do Banco do Brasil
Com Tradução em Libras

Sessão presencial e inclusiva de “E.T. – O Extraterreste”
Dia 24 de fevereiro (quinta), às 19 horas
Exibição em cópia dublada, com Libras, Audiodescrição e Legenda Descritiva

Instagram: @sonorajohnwilliams @ccbbbrasilia