Não esqueça de usar a máscara. A partir de hoje, serão aplicadas penalidades no DF

Da Redação
Foto: Divulgação

Seja a favor ou contra as medidas para conter o avanço do Covid-19 no Distrito Federal, a partir de hoje, dia 11 de maio, quem sair às ruas sem a máscara estará sujeito a multa e poderá também responder criminalmente. A​s penalidades​ para quem não seguir as regras em espaços públicos, vias públicas​, comércio​ e ​no ​transporte coletivo é de 2 mil reais, além de responder por crime de infração de medida sanitária, que tem pena de prisão de até 1 ano.

Os motoristas de ônibus, os cobradores e os operadores do metrô também estão obrigados a trabalhar com a proteção e não podem permitir que o passageiro embarque sem o item, devendo mantê-lo até o fim da viagem. Os profissionais estão, inclusive, autorizados a solicitar ajuda policial. Caso não cumpram as regras, as empresas serão multada pela Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa). Para facilitar a vida dos usuários de transporte público, nos terminais rodoviários existem postos para a retirada das máscaras.

Os motoristas de táxi e de serviços de transporte por aplicativo também estão obrigados a usar a máscara, como também exigirem o uso dos passageiros.

As lojas do comércio autorizado a funcionarem também devem impedir a entrada e a permanência de pessoas sem a proteção. A recomendação do GDF é para que todos usem modelos caseiros, seguindo orientações do Ministério da Saúde.