Da Redação
Foto: Fabrício Rodrigues
Durante entrevista coletiva realizada hoje (12), no Palácio do Buriti ,o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou que o Governo do Distrito Federal fará quatro alterações nas medidas restritivas atuais, que visam conter o avanço do novo coronavírus. O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (13), amplia o funcionamento de bares e restaurantes até às 21 horas e muda a determinação sobre competições esportivas.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, o governador Ibaneis Rocha vai autorizar a realização de competições esportivas profissionais, como jogos de futebol, após as 22h, sem público. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas será permitida até as 21 horas, assim como o funcionamento de bares e restaurantes, que, por enquanto, só podem funcionar até às 19h. O funcionamento de marinas nos clubes recreativos também será liberado, porém com ocupação limite de 50%.
A flexibilização autorizada pelo governador, de acordo com Gustavo Rocha, foi baseada na queda da taxa de transmissão, que chegou a 0,87% nesta segunda-feira, e em outros índices da pandemia nos últimos dias.
Mas é importante que a população continue seguindo os protocolos e que os estabelecimentos mantenham algumas regras que serão estabelecidas para o funcionamento dessas atividades. Os bares e restaurantes não poderão atender clientes em pé nem gerar aglomerações. Os participantes dos eventos esportivos deverão, após o fim dos jogos, se dirigir diretamente para as respectivas residências.
Rocha finalizou a entrevista lembrando que o toque de recolher continua na capital federal, a partir das 22 horas. Não haverá mudanças nesse quesito por enquanto. “O recolhimento noturno está surtindo efeitos muito positivos. Reduz internações e casos na capital”.