Por Josiane Borges, da Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues
A capital brasileira do rock tem agora um dia dedicado exclusivamente ao gênero musical de Brasília. A governadora em exercício Celina Leão sancionou projeto de lei que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal,o Dia do Rock Brasiliense, a ser comemorado anualmente em 27 de março.
A lei nº 7.386 foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) nesta segunda-feira (8), a partir do PL 526/2023, de autoria do deputado Ricardo Vale, que sugere para durante todo o mês de março a realização de atividades culturais e educativas de promoção e valorização do rock brasiliense.
Brasília é famosa por ser berço de artistas emblemáticos do cenário nacional, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Raimundos e Cássia Eller. E a cidade não para de crescer no gênero, fazendo com que mais bandas sejam conhecidas e ganhem destaque nacional.
Em 2021, a capital federal ganhou, com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF), a rota Brasília Capital do Rock. A rota é composta por 41 atrativos turísticos, que contam a história e experiência do ritmo musical que marcou a cultura da cidade. Entre os destinos assinalados estão o prédio onde morou Renato Russo – vocalista da banda Legião Urbana -, a Concha Acústica, o Rock na Ciclovia, o Porão do Rock, teatros e bares, entre outros.